Programa de Pós-Graduação Química - Rede Nacional
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27623
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Química - Rede Nacional por Autor "Costa, Adriano César Jerônimo da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Ensino híbrido em foco: estratégias para o ensino de funções orgânicas oxigenadas(2019-08-02) Costa, Adriano César Jerônimo da; Oliveira, Fernando José Volpi Eusébio de; Malcher, Grazielle Tavares; ; ; ; Santos, Luciene da Silva; ; Lima Júnior, Cláudio Gabriel;A educação do século 21 tem mudado devido ao uso de metodologias que, agregadas as tecnologias digitais, contribui para a melhoria do ensino. Mesmo com tantas mudanças, o processo de aprendizagem em Química ainda é um desafio enfrentado pelos professores e pelos alunos. O Ensino Híbrido é uma tendência metodológica no qual a instrução é apresentada de forma online e presencial, integrando as TDIC’s para se obter uma melhor participação dos alunos nas aulas, contribuindo para uma melhor compreensão do que se estuda. Neste trabalho, apresentamos uma sequência de aulas voltada para o conteúdo de funções orgânicas oxigenadas, utilizando o modelo do Ensino Híbrido, combinando estratégias de aprendizagem invertida, instrução por pares e ferramentas digitais. O estudo foi realizado em uma turma da 3 ª Série do Ensino Médio de uma escola pública estadual na cidade de Mataraca-PB. A observação participante foi utilizada como método de investigação qualitativa, para examinar e analisar o comportamento e desempenho, advindos do engajamento e das impressões dos alunos para com a estratégia apresentada, visando compreender os resultados com profundidade. A ferramenta digital Google Sala de Aula foi utilizada com o propósito de fazer com que os alunos desenvolvessem estudos prévios do conteúdo aprendido por meio de videoaulas produzidas durante este trabalho e hospedadas no YouTubeTM, além de atividades presenciais diversas, colaborando mediante aprendizado em grupos. Na etapa presencial foram utilizadas palavras cruzadas, questionários com exercícios de aplicação e construtor de moléculas, além de utilização do aplicativo Plickers para conduzir a instrução por pares e do Socrative para revisão dos conteúdos vistos em sala. Como resultado destas atividades, as discussões entre os alunos sobre a diferenciação e classificação das funções orgânicas oxigenadas e suas diversas formas de aplicação no cotidiano tornaram-se mais independentes do professor, e eles passaram a compartilhar entre si seus próprios métodos de aprendizagem do conteúdo estudado e contribuindo, coletivamente, para construir o próprio conhecimento. Os alunos puderam relatar de forma positiva o modelo do Ensino Híbrido com aprendizagem invertida e instrução por pares, por meio das aulas online e os exercícios em sala, com o auxílio das TDIC’s, mostrando que é uma estratégia que aliada ao ensino, permite aos alunos criarem espaços de interação e compreensão dos conteúdos abordados de forma mais independente e ativa, sendo motivados a enriquecer os momentos presenciais com trocas de conhecimento e experiências, rompendo as barreiras do ensino para atender as necessidades de uma geração conectada. O produto educacional gerado é destinado a professores do Ensino Médio na forma de manual de instruções que os auxilia no desenvolvimento dessa metodologia.