PPGAU - Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
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Navegando PPGAU - Mestrado em Arquitetura e Urbanismo por Autor "Alves, Luciana da Rocha"
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Dissertação Qualidade sonora em sala de aula: estudo de soluções de condicionamento acústico para manual referencial das escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-18) Sicolo, David Alexandre; Araújo, Bianca Carla Dantas de; https://orcid.org/0000-0003-4058-7785; http://lattes.cnpq.br/6438797671562128; http://lattes.cnpq.br/2127526073894457; Alves, Luciana da Rocha; Cortes, Marina Medeiros; Araújo, Virginia Maria Dantas deAs salas de aula são o espaço principal da troca do conhecimento e construção do saber. Sendo a fala o instrumento mais utilizado para estes fins, seu entendimento adequado é fundamental. A inteligibilidade da fala em salas de aula depende de fatores de condicionamento acústico do ambiente – contudo, o controle desse condicionamento depende de conhecimento e ferramentas específicas. A Secretaria de Educação do Governo do Rio Grande do Norte, em uma tentativa de garantir qualidade para as escolas sob sua administração, está desenvolvendo um manual de “Padrões Referenciais de Funcionamento da Escola”, que inclui elementos de conforto ambiental. Esse manual não contempla, todavia, instruções para condicionamento acústico dos ambientes escolares. Esta dissertação procura contribuir para esse manual através do objetivo geral de elaborar e analisar soluções arquitetônicas de conforto acústico para subsidiar projetos de salas de aula nas escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Norte. Analisando parâmetros de tempo de reverberação (T30), tempo de decaimento inicial (EDT), índice de transmissão da fala (STI) e definição (D50), para salas de aula de 3 escolas da rede estadual, foram construídos modelos de soluções diversos para cada realidade, combinando forros plano e inclinados com diferentes proporções de área de material acústico. Com valores de referência respaldados em pesquisas recentes, essas simulações foram realizadas para dar um alcance de possíveis valores de coeficiente de absorção do material a ser aplicado em cada solução. Foram analisados os resultados simulados para cada uma das configurações de forro em todas as salas de aula. Com base nisso, foi proposto um procedimento passo a passo a ser incorporado ao manual de Padrões Referenciais do Governo do Estado, que inclui as soluções de forro e os valores simulados. A pesquisa encontrou que todas as salas de aula apresentavam valores de parâmetros acústicos fora do recomendado. Também foi constatado que a maioria dos forros propostos apresentam valores amplos de diferença entre máximos e mínimos de coeficiente de absorção, possibilitando uma variedade de escolhas de material acústico. Encontrou-se uma disparidade entre os valores de referência de T30, EDT, STI e D50, sendo os valores de STI consideravelmente mais restritivos que os demais.Dissertação Todos entenderam?: compatibilização das características arquitetônicas e qualidade acústica em salas de aula nas instituições federais de ensino superior de Natal/RN(2018-01-15) Alves, Luciana da Rocha; Araújo, Bianca Carla Dantas de; ; ; Araújo, Virginia Maria Dantas de; ; Oiticica, Maria Lúcia Gondim da Rosa;Escolas são lugares de aprendizagem em que comunicação é primordial para que seja cumprida a sua função, porém a maioria das escolas brasileiras não possuem condições acústicas adequadas para tal. Quando a mensagem falada não é claramente escutada pelos alunos, a compreensão do discurso é afetada e, consequentemente, o processo de aprendizagem é prejudicado. Boas condições acústicas em salas de aula tornam o processo de aprendizagem mais fácil e menos estressante para professores e alunos. Os recursos investidos em melhoria, a fim de promover conforto acústico, ainda são vistos apenas como despesas e não como investimento em educação. A questão de pesquisa levantada é: as salas de aula de instituições de federais de ensino superior em Natal/RN possuem acústica arquitetônica adequada? O principal objetivo deste estudo é compatibilizar a qualidade acústica de salas de aulas teóricas com diferentes características arquitetônicas em instituições federais de ensino superior em Natal/RN, a fim de propor diretrizes básicas para a melhoria da qualidade acústica. Foram apresentados parâmetros acústicos considerados pertinentes para este tipo de pesquisa, como o Tempo de Reverberação (T20), o Tempo de Decaimento Inicial (EDT) e o Índice de Transmissão da Fala (STI), além de outros parâmetros importantes para a análise da inteligibilidade da fala. Os procedimentos metodológicos consistem na pesquisa bibliográfica sobre o tema, bem como na aplicação de pesquisa de campo, a fim de averiguar a real qualidade acústica das salas de aula estudadas e possibilitar proposições de possíveis soluções. Foram realizadas medições acústicas nas salas de aula do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, havendo sido constatada baixa qualidade acústica em todos os padrões de salas de aula. Os resultados encontrados nas medições acústicas foram comparados de acordo com os critérios: técnicas de medição, tempo de reverberação em salas arquitetonicamente iguais e tempo de reverberação em salas com variação de pé-direito. A partir dos resultados das medições, foram simuladas propostas de melhoramento da qualidade acústica das salas, encontrandose que 50% de área de material absorvente no forro melhora significativamente o condicionamento acústico da sala para fala, havendo melhores resultados com 100% da área de forro em material absorvente e distribuição mais homogênea dos parâmetros ao longo da sala quando adicionado material absorvente em 25% da área da parede posterior. De acordo com os resultados encontrados foram propostas diretrizes projetuais para as salas de aula analisadas, como a aplicação de forro absorvente e a proporção de forma em que há melhor distribuição dos parâmetros acústicos.