Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde por Autor "Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de"
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Dissertação Avaliação da efetividade de Serious Game como recurso educacional para profissionais de um hospital amigo da criança(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-31) Pereira, Francisca das Chagas Soares; Salvador, Petala Tuani Cândido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3208-6270; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; http://lattes.cnpq.br/2994123557484162; Carvalho, Diana Paula de Souza Rego Pinto; https://orcid.org/0000-0001-9485-5015; http://lattes.cnpq.br/2951051215652422; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; Alves, Kisna Yasmin Andrade; https://orcid.org/0000-0001-7900-0262; http://lattes.cnpq.br/4386353178053145A avaliação dos recursos educacionais possui grande importância como meio de fornecer evidências baseadas nas práticas dos profissionais e dados importantes para a avaliação da ação, a fim de subsidiar a sua continuidade ou revisão, aspecto que constitui etapa fundamental do processo de educação permanente. Os serious games como recurso pedagógico têm ganhado destaque, uma vez que proporcionam o desenvolvimento de práticas e habilidades a partir da simulação de situações críticas que envolvem algum risco ou exigem tomada de decisão, além de possuírem características que corroboram com o perfil do discente dos dias de hoje. Destaca-se, nesta dissertação, uma intervenção educativa utilizando o serious game AleitaGame com profissionais do Hospital Universitário Ana Bezerra. O trabalho objetiva avaliar a efetividade deste serious game como recurso educacional para profissionais de um Hospital Amigo da Criança. A metodologia adotada é de uma pesquisa quase experimental, do tipo grupo único, antes e depois, nãorandomizado,realizada em quatro etapas: 1) Construção de instrumento de pré e pós-teste; 2) Aplicação de instrumento de pré-teste; 3) Intervenção educativa (serious game); 4) Avaliação de satisfação e de efetividade da intervenção. O estudo respeitou os princípios éticos preconizados para as pesquisas realizadas com seres humanos pela Resolução nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. O instrumento de pré e pós-teste é composto por 10 questões de múltipla escolha, elaboradas de acordo com as diretrizes do National Board of Medical Examiners (NBME) e sistematizadas segundo os conteúdos que integram o jogo. O instrumento foi desenvolvido a partir de referencial metodológico adaptado da psicometria de Pasquali. A avaliação do instrumento de pré e pós-teste ocorreu com o envio de sete formulários eletrônicos através da ferramenta Google Forms, com a aceitação de seis juízes, a partir de duas Etapas Delphi. Os juízes foram selecionados considerando a atuação profissional na assistência ou docência relacionadas ao aleitamento materno. Realizadas as modificações sugeridas após a primeira etapa (Delphi 1), o instrumento foi submetido à nova etapa de avaliação (Delphi 2). Após a nova avaliação, todas as questões obtiveram concordância superior a 80% e CVC>0,8, sendo consideradas válidas em seu conteúdo. Quanto à avaliação dos critérios de validação de conteúdo do instrumento como um todo, após a Etapa Delphi 2 o instrumento obteve CVC total de 0,99. A intervenção educativa foi realizada com 43 profissionais de oito categorias. Além do pré e pós-teste, foi aplicado um instrumento de avaliação de satisfação com o jogo. No que diz respeito à avaliação da efetividade, os resultados foram estatisticamente significativos, com escores do pós-teste maiores que o do pré-teste (P< 0,05). A análise da avaliação de satisfação revelou que, dos 19 itens avaliados, apenas um, referente à categoria ilustração, foi avaliado como não adequado por um participante. Os demais itens tiveram uma avaliação de mais de 85% como ótimos. Com isso, tem-se que o AleitaGame é um recurso de ensino inovador na área de aleitamento materno e se apresenta como uma ferramenta educacional que acompanha a mudança paradigmática na formação em saúde. O jogo apresenta-se como uma ferramenta relevante, capaz de transmitir conhecimento através de uma mídia digital dinâmica e motivadora, que favorece o raciocínio clínico e a tomada de decisão. Ele cumpre o papel de ultrapassar o mero entretenimento, sendo capaz de proporcionar o desenvolvimento de práticas, habilidades e capacidades.Dissertação Construção de cartilha digital para apoio à educação em saúde das doadoras de leite humano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-23) Oliveira, Ana Zélia Pristo de Medeiros; Salvador, Petala Tuani Cândido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3208-6270; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; http://lattes.cnpq.br/7161558056198510; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; Alves, Kisna Yasmin Andrade; https://orcid.org/0000-0001-7900-0262; http://lattes.cnpq.br/4386353178053145; Pontes, Mônica Barros deO aleitamento materno é uma ação comum a todas as mulheres que passaram por um processo gestacional e tiveram seus filhos e é o fator principal para o crescimento e desenvolvimento na primeira infância. Muitas puérperas produzem leite além do que seus bebês precisam e, se saldáveis, esse poderá ser doado. O leite doado poderá ser utilizado em Unidade de Terapia Intensiva, unidades de internações e alimentam crianças que suas mães não conseguem amamentar por pouca ou nenhuma produção de leite. O incentivo de doação de leite deve ser realizado por todos os profissionais de saúde envolvidos no processo gestacional, desde o prénatal até o período puerperal. Diante desse contexto, faz-se importante pensar a respeito de formas que possam facilitar e contribuir para que se aumente a adesão da doação de leite humano. Nesse panorama, a educação em saúde tem se mostrado como o principal fator causador da adesão. Portanto, o presente trabalho teve por objetivo construir material educativo para apoio à educação em saúde das doadoras de leite humano. Trata-se de um estudo metodológico com foco na descrição do processo de elaboração de tecnologia educativa para aprendizado do processo de doação de leite materno para o banco de leite humano. Para a realização foi utilizado o método ADDIE, que envolve análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. Todavia, devido ao viés de tempo não foi possível implementar o instrumento elaborado. Durante a pandemia, todos os cuidados relacionados ao aleitamento e à doação de leite humano e, ainda, relacionado ao processamento do leite humano foram atualizados e todos os profissionais foram capacitados para atuar de forma assertiva com todas as mudanças e todo esse processo foi desafiador para todos. Durante esse processo, foi disponibilizado um canal via WhatsApp para que as mulheres pudessem tirar suas dúvidas a respeito de doação do leite humano e de aleitamento materno. Para a realização do presente trabalho, foi realizado um levantamento das dúvidas mais frequentes, uma análise documentação para construir com as respostas necessárias obtidas em documentos oficiais e artigos científicos. Dessa forma, o presente estudo poderá contribuir de forma positiva para a disseminação de conhecimento sobre o aleitamento materno e a doação de leite humano resultando assim, no aumento da adesão de ambos.Dissertação Construção de um guia para avaliação de residentes de enfermagem: um estudo metodológico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-12) Alves, Teresa Raquel Barbosa; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3208-6270; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; http://lattes.cnpq.br/3124704881826932; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; Carvalho, Diana Paula de Souza Rego PintoA avaliação da formação profissional é desenvolvida a partir de metodologias e objetivos diversos. Nos cenários das práticas, essas avaliações realizadas pelo preceptor a partir da demonstração do conhecimento ético, político e científico dos residentes necessitam estar bem claras e registradas para um processo contínuo e que permita o feedback entre preceptor e residente. Objetivou-se construir um guia para avaliação formativa de residentes de enfermagem que atuam na Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Universitário Onofre Lopes. Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em três etapas: 1) Grupo focal dos preceptores de enfermagem; 2) Grupo focal dos residentes de enfermagem, os quais são da área de concentração em Terapia Intensiva Adulto e Cardiologia; e 3) Construção do guia para avaliação de residentes de enfermagem. A pesquisa foi realizada na Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Universitário Onofre Lopes. Os grupos focais aconteceram de novembro a dezembro de 2022, tiveram duração de 90 minutos e foram conduzidos pelo moderador. Os dados foram analisados a partir de análise temática, com suporte do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). A partir das sínteses focais obtidas dos grupos focais de preceptores e residentes de enfermagem, utilizando suporte de literatura pertinente sobre o tema, foi construído um guia de avaliação de residentes usando o suporte da ferramenta Canva. O estudo respeitou os princípios éticos preconizados para pesquisas realizadas com seres humanos pela Resolução nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. No grupo focal dos preceptores, todos possuem especialização em preceptoria atuando nesta área entre sete e oito anos e são do sexo feminino. As respostas do grupo focal dos preceptores puderam ser categorizadas em quatro temas principais: processo de avaliação; papel do preceptor; habilidades dos residentes; e mudanças na avaliação. No grupo focal dos residentes, os participantes são 67% do sexo feminino e 33% do sexo masculino. Metade dos residentes possui a área de concentração em Terapia Intensiva Adulto e concluíram a graduação há menos de um ano e a outra metade é da área de concentração em Cardiologia e concluiu a graduação há dois anos. Suas respostas puderam ser categorizadas em cinco temas principais: processo de avaliação; papel do preceptor; campo da prática; necessidades na avaliação e mudanças na avaliação. O desenvolvimento do Guia de Avaliação surgiu a partir da necessidade de implementação de outras formas de avaliação durante o rodízio de estágio na Unidade de Terapia Intensiva Adulto. O guia de avaliação foi estruturado em quatro capítulos: o que deve guiar o processo avaliativo; qual o papel do residente na avaliação; qual o papel do preceptor na avaliação; e como avaliar utilizando métodos de avaliação complementares na residência. Apresenta-se produto que pode subsidiar melhorias no processo avaliação no contexto da residência. O guia de avaliação é indicado para ser utilizado pelos preceptores e residentes ao longo do período da residência. Espera-se, com esta pesquisa, produzir resultados positivos no processo de avaliação durante a residência, além de subsidiar novas investigações relacionadas ao tema.Dissertação Desenvolvimento de cartilha digital para apoio ao pré-natal na Atenção Primária à Saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-28) Smith, Alessandra Cynara; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3208-6270; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; http://lattes.cnpq.br/6460511297935956; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; Silva, Flávio César Bezerra da; Souza, Juliana Raquel SilvaPor considerar a importância da atenção ao pré-natal, bem como da utilização de recursos educativos no processo de ensino em saúde, a elaboração de uma cartilha digital que seja baseado na própria satisfação e percepção das gestantes atendidas nas Unidades Básicas de Saúde no âmbito da Atenção Primária à Saúde foi idealizada com o intuito de melhorar a assistência de pré-natal, atender as necessidades da população quanto ao serviço prestado nas Unidades de Saúde e possibilitar uma aprendizagem autônoma e coletiva da população como consequência do presente estudo. Objetivou-se, portanto, desenvolver uma cartilha digital de apoio ao pré-natal realizado nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família. Trata-se de uma pesquisa metodológica de desenvolvimento de uma cartilha digital para as gestantes, nos diversos estágios de gestação, com coleta de dados mistos através de questionários e entrevistas, realizadas em duas etapas: 1) Mapeamento das necessidades de aprendizagem das gestantes; 2) Desenvolvimento de cartilha digital. O estudo foi desenvolvido junto a oitenta e seis gestantes, as quais foram acompanhadas na Unidade de Saúde da Família de Felipe Camarão II, nas próprias dependências da Unidade, no transcorrer das consultas de pré-natal. Vale ressaltar que o estudo respeitou os princípios éticos preconizados para as pesquisas realizadas com seres humanos pela Resolução nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, cujo parecer da comissão de ética foi o de aprovar a realização do estudo, conforme Parecer nº 5.444.194 e aprovação em 01 de junho de 2022. Com base nas respostas das gestantes, foi possível perceber que a maioria apresentou expectativas relacionadas ao seu cuidado pré-natal (48%) e ainda que a maioria se mostra satisfeita com o atendimento ofertado (50%). Uma minoria não apresentou expectativas prévias ao atendimento (28%) de pré-natal e outra minoria se mostrou insatisfeita com o atendimento disponibilizado (23%). As respostas das gestantes foram utilizadas para construir um material educativo em formato de cartilha digital. Essa cartilha servirá de apoio para encontros presenciais com as gestantes.