Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas por Autor "Alves, Teodora de Araujo"
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Dissertação O ator na rua: uma expressividade caótica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-19) Guimarães, Mirtthya Mark Lucena; Haderchpek, Robson Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; ; http://lattes.cnpq.br/6682944367722932; Alves, Teodora de Araujo; ; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; Nunes, Alexandre Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4192026825077254Este trabalho investigou o processo de preparação corporal\vocal\energético do ator para a rua, desenvolvido no Grupo de Teatro Quem Tem Boca é Pra Gritar. Nossa principal busca foi entender os processos que o ator percorre para desenvolver uma energia para cena na rua. Que energia é esta que se estabelece e se relaciona com os transeuntes\espectadores? O que será que chama atenção do transeunte\espectador? Será a história? A indumentária ou será uma expressividade potencializada? Será uma energia presente no corpo do ator que se relaciona com o transeunte? Como o ator se relaciona com o espaço urbano? Na tentativa de responder tais questionamentos, utilizamos alguns princípios da Física Moderna, como: Teoria Quântica e Princípio da Incerteza, além da Teoria do Caos. O teatro realizado nas ruas, em sua maioria, passa por longos processos de construção cênica, contudo, quando levado ao público, é tomado por outras causalidades, pois estando na rua o ator se torna sujeito daquele espaço, não podendo negar a eventualidade dos fatos que ali podem ocorrer. Segundo a física quântica a energia se propaga em um espaço vazio, a quantidade de energia física sendo trocada no espaço da rua, resulta no mágico momento em que os corpos dos atores, em constantes trocas com os espectadores, permitem acontecer o salto quântico[1]: o espetáculo teatral de rua. [1] Utilizo este termo aqui como uma metáfora, no qual salto quântico diz respeito ao elétron que recebe uma grande quantidade de energia e salta para os níveis mais afastados do núcleo.Dissertação Danças no RN: motivações, dificuldades e configurações(2015-04-15) Souza, Jordana Lucena de; Alves, Teodora de Araujo; ; ; Laranjeira, Carolina Dias; ; Marques, Larissa Kelly de Oliveira;Neste trabalho abordamos o cenário da Dança no Rio Grande do Norte, a partir da investigação de Grupos evidentes nas mesorregiões do Leste Potiguar, Agreste Potiguar, Central Potiguar e Oeste Potiguar, e mais especificamente nos municípios Major Sales, Jardim do Seridó, Pedro Velho e Passa e Fica. Com isso objetivamos compreender, do ponto de vista fenomenológico, os sentidos e os significados que motivam os sujeitos das danças lá situadas, a serem agentes fazedores-transformadores da dança no Rio Grande do Norte. Para tanto, elegemos as seguintes questões de estudo que nortearam o desenvolvimento dessa investigação: 1. Que motivações impulsionam os sujeitos fazedores da dança a contribuírem para mantê-la viva-pulsante e/ou resistirem às dificuldades cotidianas? 2. Que dificuldades estão presentes nesse cenário da dança no RN e como são enfrentadas? 3. Como vem se configurando o cenário da dança no RN? Dessa forma foi possível, nesse contexto de sentidos e significados, desvelar motivações, dificuldades e configurações das danças nesses municípios representativos do RN; isto é, percebermos as identidades e identificações desses brincantes com a dança enquanto manifestação cultural simbólica, cidadã e política; a presença/ausência de políticas públicas voltadas a essas expressões artísticas e o impacto decorrente do envolvimento das comunidades para que esse cenário cultural se propague pelas novas gerações.