Programa de Pós-Graduação em Artes - Rede Nacional
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - Rede Nacional por Autor "Andrade, Carolina Romano de"
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Dissertação A dança na escola: uma proposta pedagógica para a disciplina de componente eletivo nonovo ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-31) Dantas, Viviane dos Santos; Vieira, Marcilio de Souza; ; ; Andrade, Carolina Romano de; ; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; ; Campos, Marineide Furtado;Esta dissertação artístico/educativo traz como título “A Dança na Escola: uma Proposta Pedagógica para a Disciplina de Componente Eletivo no Ensino Médio.”Tem como objetivo geral, descrever itinerários pedagógicos em Dança, desenvolvida em minha docência no Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira dos Santos. Para aplicação dessa pesquisa, foi necessário: (1) conhecer a atua lconjuntura do Ensino de Arte/Dança no currículo; (2) e desenvolver esse ensino através da Técnica Klauss Vianna na escola. Tendo como base a Técnica Klauss Vianna (TKV) realizada na Disciplina de Componente Eletivo “Conhecendo Si por um novo olhar”, que viabiliza o sujeito de forma integral a partir da Educação Somática. Nesse contexto buscamos ampliar a discussão diante da nova conjuntura do Ensino Médio hoje no Brasil. E para essa discussão, partimos das seguintes questões: De que forma a Dança e a Técnica Klauss Vianna poderiam estar inseridas na formação integral desse aluno no Ensino Médio? Quais contribuições possíveis do ensino de Dança na formação integral desse aluno nesse nível de ensino? Nessa escrita consideramos também a Educação Somática como conteúdo de Dança na escola, como um elemento de contribuição na formação integral desse sujeito. Para responder às questões citadas, utilizamos a metodologia qualitativa descritiva, sob o viés dos métodos bibliográfico e observação, em que abordamos alguns pontos sobre o ensino de Arte à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) e da Lei 13.415/2017. Tivemos como referencial teórico no campo do ensino da Dança na escola a autora Isabel Marques (2001) e como base metodológica o entendimento de corpo proposto por Klauss Vianna (2005), e para sistematização e aplicação da Técnica Klauss Vianna a professora Jussara Miller(2007). A pesquisa propõe um diálogo sobre minha experiência enquanto docente no Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira dos Santos, localizado no município de São Gonçalo do Amarante no Estado do Rio Grande do Norte (RN),com interfaces na Técnica Klauss Vianna (TKV). Para realização dessa pesquisa, as aulas de Dança foram distribuídas na Disciplina de Componente Eletivo, a qual está inserida no Eixo de Formação Técnica e Profissional do Currículo na Escola em Tempo Integral, que tem como base o Modelo da Escola da Escolha, criado no ano de 2000, na cidade do Recife - PE, no Ginásio Pernambucano por um ex-aluno da mesma, que se sentiu sensibilizado pelo abandono aquela instituiçãoDissertação O jogo pode se transformar em dança: uma intervenção pedagógica inclusiva na escola pública(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-30) Melo, Andreia Silva de; Vieira, Marcilio de Souza; ; ; Andrade, Carolina Romano de; ; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; ; Campos, Marineide Furtado;O trabalho traz uma reflexão sobre a inclusão de alunos com surdez na escola e as possibilidades de ensino nas aulas de dança para o Ensino Fundamental I. Trata-se de um relato de experiência na Escola Municipal de 1º e 2º graus Vicente de França Monte, localizada no Município de São Gonçalo do Amarante/RN. Dentre as viabilidades para se trabalhar com a educação artística, elegeu-se partir de investigações corporais, por meio do jogo, como ponto referencial para a intervenção pedagógica. O nosso escrito tem por objetivos refletir sobre as contribuições do jogo para o ensino da dança com crianças surdas e ouvintes; indicar uma possibilidade de trabalhar a dança por meio do jogo; considerando as experiências históricas corporais trazidas pelos estudantes. Definimos que a metodologia utilizada envolve a pesquisa descritiva qualitativa sob um viés do estudo de caso instrumental. A escolha do tema proposto favorece ao conhecimento, à valorização e ressignificação corporal por parte dos discentes, bem como, contribui para o entendimento das relações inclusivas e simbólicas que se inscrevem historicamente pelo corpo. Percebe-se que trabalhar com o conteúdo, de forma inclusiva, permite ampliar as visões intrínsecas dos educandos sobre o modo de perceber o mundo, como também, possibilita a descoberta de outros modos de contextualizar a dança a partir das experiências vividas pelos alunos no decorrer da pesquisa.