PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20279
Navegar
Navegando PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais por Autor "01012593444"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Desenvolvimento de um modelo para gestão de benefícios: uma proposta integrada a um escritório de projetos (PMO)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-30) Justino, Emanuela de Oliveira; Gurgel, André Morais; Feitor, Carlos David Cequeira; 01012593444; http://lattes.cnpq.br/4301362043167312; http://lattes.cnpq.br/7215356171529987; http://lattes.cnpq.br/0922957894521087; Medeiros, Bruno Campelo; http://lattes.cnpq.br/7920500636736136; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013Este trabalho busca promover a aplicação e posterior validação de um modelo de gerenciamento de benefícios baseado no modelo de Badewi (2016), proposto para o contexto de um escritório de gerenciamento de projetos - PMO. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa-ação, na qual através da coleta de dados, via entrevista semiestruturada, foi possível conhecer oreferido escritório de projetos em relação às práticas de gestão debenefícios realizadasanteriormente, antes da intervenção, assim como os limites identificados em sua atuação, para,em seguida, intervir na realidade encontrada. Em seguida, o modelo proposto foi aplicado no contexto de um projeto organizacional facilitado pelo PMO, seguindo-se à análise dos dados elevantamento de resultados da aplicação, os quais concentram-se especialmente na constatação das dificuldades da unidade na aplicação das novas práticas propostas dentro do espectro do gerenciamento de benefícios. Dessa forma, foi possível sugerir que os benefícios do projeto sejam geridos em uma perspectiva de portfólio, assim como propor a utilização e aperfeiçoamento de elementos de governança vinculados à estrutura em questão. O desfecho doestudo se dá mediante contribuição à literatura vigente através da apresentação do framework degerenciamento de projetos, assim como da matriz de acompanhamento dos benefícios, e em função da originalidade da temática a qual envolve a confirmação de um modelo mediante realidade de um escritório de projetos brasileiro no contexto do serviço público.Dissertação Gestão de materiais de consumo do Hospital Maternidade do Divino Amor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-01) Fonseca, Michelle Carneiro; Caricio, Marcelo Rique; Feitor, Carlos David Cequeira; 01012593444; http://lattes.cnpq.br/4301362043167312; http://lattes.cnpq.br/5891852027768512; http://lattes.cnpq.br/8812528943347486; D'Anjour, Miler Franco; Guimarães, Patricia Borba VilarO hospital é uma organização complexa, onde é preciso uma vasta divisão de trabalho com alta especialização e requer uma administração eficiente. A melhoria e eficiência da gestão logística de materiais do setor hospitalar ainda apresenta um longo caminho a percorrer. O Centro de Materiais e Esterilização (CME) possui uma história que vem acompanhando os procedimentos cirúrgicos, com a meta de zelar por melhores condições de cirurgia e procedimentos invasivos nos cuidados pós-cirúrgicos. Esse trabalho teve como objetivos implantar e validar protocolos de controle de materiais em um CME de um Hospital. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem quantitativa e qualitativa para construção e validação de conteúdo e aparência de seis instrumentos de trabalho. Essa pesquisa classifica-se como: pesquisa descritiva, pesquisa ação e pesquisa bibliográfica. A população do estudo foi constituída por cem por cento dos profissionais enfermeiros atuantes no setor, constituindo um grupo formado por 04 (quatro) profissionais. Para essa pesquisa foram elaborados questionários para validação dos protocolos e para construção desses foi utilizado o modelo de avaliação da dificuldade e da conveniência de materiais educativos, traduzido para língua portuguesa e após adaptações, denominado Suitability Assessment of Materials (SAM), o qual analisou aspectos relacionados a objetivos, organização, estilo da escrita, aparência e motivação do material educativo. Para essa pesquisa foi utilizado esse nível de concordância. A maior parte das sugestões dos juízes foram acatadas, exceto dispor os itens em ordem alfabética. Para validação do conteúdo do protocolo foi elaborada uma escala do tipo. Lirked com cinco pontos, onde em cada resposta é atribuída uma pontuação. Os gradientes das respostas serão: 0 = discordo totalmente, 1 = discordo, 2= Não concordo, nem discordo; 3 = concordo, 4 = concordo totalmente”. Ao analisar a validade de conteúdo, os resultados obtidos por meio do cálculo do IVC mostraram-se válidos visto que o valor do nível de concordância total entre eles foi de 0,94, o que corrobora com a taxa de concordância considerada, nesta pesquisa, que foi acima IVC maior ou igual a 0,80. A construção dos instrumentos de controle de gestão, concebeu o desenvolvimento de ferramentas com potencial de inovação para apoiar a tomada de decisão dos profissionais de enfermagem do setor e desse modo melhor gerenciar os estoques, assim como os registros nos protocolos efetuam segurança para as equipes.