PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais
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Navegando PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais por Autor "Accioly, Sheila Mendes"
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Dissertação Gestão de crises de imagem da UFRN: diagnóstico e estratégias(2016-08-23) Silva, Williane Elayne Ricardo da; Cruz, Adriano Charles da Silva; ; ; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; Silva, Maria Aparecida Ramos da; ; Souza, José Carlos Aronchi de; ; Accioly, Sheila Mendes;O trabalho tem o objetivo de propor estratégias para a gestão comunicacional de crises de imagem enfrentadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no intuito de evitar ou amenizar o impacto negativo na reputação da organização. O estudo empírico foi desenvolvido de forma exploratória, averiguando os tipos de crise mais comuns, os setores mais afetados e a forma como a imprensa repercute informações negativas a respeito da universidade, por meio da coleta de matérias jornalísticas. Além disso, procuramos conhecer o cenário nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) sobre a temática, com base em um questionário enviado aos setores de comunicação. Dessa forma, com aporte bibliográfico e uma adaptação à realidade da UFRN, elaboramos um diagnóstico e um manual de gestão de crises de imagem, com medidas de prevenção, gestão e avaliação pós-crise.Dissertação A imagem institucional da UFRN no facebook: uma proposta de intervenção e monitoramento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-19) Cruz, Francisca das Chagas; Cruz, Adriano Charles da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; ; http://lattes.cnpq.br/1793724060530696; Accioly, Sheila Mendes; ; http://lattes.cnpq.br/3473424842383481; Torres, Tatiana de Lucena; ; http://lattes.cnpq.br/2310895002206004Este trabalho tem por objetivo analisar a construção da imagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na rede social Facebook. Sabemos que os avanços tecnológicos dos últimos anos promoveram mudanças também no âmbito social, cultural e econômico. De natureza qualitativa descritiva, recortamos como objeto de estudo o Facebook, considerado o site de rede social mais popular no Brasil e de grande repercussão no mundo. Realizamos uma revisão bibliográfica e uma análise de conteúdo em três grupos: a fanpage oficial da UFRN e os grupos UFRN e UFRNDepressão. Recortamos os meses de setembro, outubro e novembro de 2014, em razão da sucessão eleitoral da gestão. Partimos do pressuposto que as discussões e postagens estariam mais evidenciadas naquele momento político. Utilizamos também os recursos metodológicos da aplicação de questionários, com gestores de comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs) do Nordeste, e entrevistas informais (semi-estruturadas), onde line, com gestores de empresas de comunicação de Natal-RN, especializadas no monitoramento de redes sociais. A fundamentação teóricometodológica se alicerça nos autores da cibercultura, Lemos e Lèvy (2010), Castell (1999) e Santaella (2003), além de Corrêa (2009), Bueno (2009) e Kunsch (2007), que consideram as comunidades virtuais um público estratégico e relevante para a comunicação organizacional. A pesquisa nos permitiu concluir que os discursos nos sites de rede social estudados têm contribuído para uma imagem positiva da UFRN e possibilitou-nos, também, propor um acompanhamento sistemático da construção da imagem institucional.