PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais
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Navegando PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais por Autor "Alves Filho, Antonio"
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Dissertação Contexto de trabalho e saúde psíquica: caminhos e descaminhos da atuação dos professores-gestores em uma universidade pública federal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-21) Melo, Angélica Andrade Ferreira de; Abreu, Cynara Carvalho de; Rego, Denise Pereira do; ; ; ; Guimarães, Patrícia Borba Vilar; ; Alves Filho, Antonio; ; Torres, Tatiana de Lucena;O mundo do trabalho vem passando por grandes transformações e recebe forte influência momento histórico vivenciado. O contexto de trabalho, e a forma como as pessoas se relacionam com ele, poderá colaborar para a promoção ou deterioração da saúde psíquica. Considerando a gestão das universidades públicas é permeada por enormes desafios, o presente estudo teve por objetivo apreender como os professores-gestores percebem seu contexto de trabalho e a influência dele na saúde psíquica. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, que utilizou o procedimento de estudo de caso. Delimitou-se como participantes os Chefes de Departamento. A coleta de dados foi feita através de dois grupos focais online síncronos, com seis participantes, totalizando 12 gestores. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. Primeiramente, buscou-se compreender a experiência de ser um gestor universitário. Para tanto, foi preciso conhecer o percurso de chegada à gestão, entender que perpassa por uma atuação que envolve papéis diversos (ensino, pesquisa, extensão e gestão). Além disso, essa vivência foi retratada através de uma avaliação positiva e negativa de estar nessa função. Em seguida, foram identificados os aspectos propulsores e restritivos do contexto de trabalho a partir da percepção dos participantes. Os aspectos mais citados como facilitadores da atuação são as ofertas de capacitações, o auxílio dos sistemas informatizados, bem como a colaboração recebida pelos secretários. Os elementos restritivos mais citados são: as dificuldades de comunicação com as unidades; entraves provocados pelos sistemas informatizados; a pouca preparação e conhecimento sobre a gestão; o ambiente conflituoso e a dificuldade de conciliar interesses; o processo de compras e utilização de recursos financeiros; e cobrança excessiva por produtividade e sobrecarga. Ao investigar os aspectos percebidos como potenciais geradores de sofrimento, desgaste e mal-estar, foram citados: Conflitos interpessoais; Cobrança por produtividade e a sobrecarga; Atuar simultaneamente na pesquisa, ensino, extensão e gestão; Dificuldades de organização do tempo; Excesso de cobranças e prazos curtos; Falta de apoio jurídico; Violência e desrespeito; Falta de recursos; e Excesso de Burocracia. Por fim, os participantes apresentaram algumas sugestões de melhorias para a sua atuação, destacando-se a necessidade de capacitação e desenvolvimento dos chefes de departamento e o suporte jurídico para responder os processos que envolvem a gestão. O estudo apresentou um diagnóstico sobre a percepção dos chefes de departamento, bem como forneceu um modelo de investigação por meio de grupos focais online. As sugestões apresentadas poderão colaborar para aprimoramento das ações relacionadas à gestão universitária.Dissertação A sucessão das chefias de departamentos acadêmicos nos processos de desenvolvimento institucional em uma Universidade Federal(2019-06-13) Santana, Camila Teixeira Ribeiro; Abreu, Cynara Carvalho de; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; ; ; Alves Filho, Antonio; ; Elibio Júnior, Antonio Manoel;Diante de um cenário de desafios e constantes mudanças em que as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) estão inseridas, bem como as necessidades inerentes ao aprimoramento das práticas de gestão, vinculadas aos processos que envolvem o desenvolvimento institucional, surge à necessidade de estudar a sucessão das chefias departamentais e suas interferências no Processo de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desse modo, o objetivo deste estudo é analisar de que maneira a sucessão das Chefias de Departamentos Acadêmicos interfere nos Processos de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa descritiva, utilizando o método misto, de natureza quantitativa e qualitativa, e, como subtipo, a mesma desenvolve-se na forma de estudo de caso, examinando o fenômeno dentro de uma específica organização. A pesquisa aplicada apresenta-se como uma análise quantitativa, uma vez que os resultados são tomados como se constituíssem um retrato real de toda a população alvo da pesquisa e qualitativa do fenômeno pesquisado, visto que foi realizada a técnica de Análise de Conteúdo. O levantamento dos dados foi realizado por meio de questionário online aplicado ao universo de 76 (setenta e seis) Chefes Titulares de Departamentos Acadêmicos, vinculados aos Centros Acadêmicos da UFRN, bem como Análise de Conteúdo, tendo em vista o número expressivo de retorno à questão aberta constante no questionário. Como o resultado da coleta de dados, observou-se a importância da UFRN em trabalhar a sucessão das chefias de departamentos acadêmicos de uma forma mais homogênea, de modo a estabelecer procedimentos específicos para esse processo. Além disso, notou-se a importância da descrição das competências esperadas para os Chefes de Departamentos, em consonância com as atividades de atribuições das chefias, bem como foi realizado o levantamento das principais demandas encontradas pelos Chefes, quando da admissão no cargo. Ademais foi criado um Manual com Procedimentos Administrativos para as Chefias de Departamentos Acadêmicos da UFRN associado aos Processos de Desenvolvimento Institucional, com o objetivo de apresentar os procedimentos principais a serem adotados por um chefe de departamento nos processos de desenvolvimento institucional. Por fim, apresentou-se também, algumas sugestões à UFRN, no que diz respeito a melhoria no processo de sucessão das Chefias de Departamentos na instituição como um todo. Os dados secundários foram coletados nos documentos cedidos pela instituição pesquisada.