PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas
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Navegando PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas por Autor "Andrade, Neiry Karla Carneiro de"
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Dissertação Auto dos Orixás: da espetacularidade do processo criativo à cena da construção de corporeidades das Yabás(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-23) Andrade, Neiry Karla Carneiro de; Vieira, Marcilio de Souza; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; http://lattes.cnpq.br/3380554403495764; Costa, Daniel Santos; Oliveira, Victor Hugo Neves deO presente trabalho busca desenvolver um estudo descritivo-reflexivo acerca do espetáculo Auto dos Orixás que é um espetáculo de teatro e dança afro-brasileiro que conta histórias dos Orixás, divindades africanas cultuadas em algumas das religiões de matrizes africanas. No ano de 2023, foi apresentada a 13ª edição no ponto de Cem Réis localizado no centro histórico da cidade de João Pessoa – Paraíba, trazendo como tema “O sagrado nas relações humanas”. A obra é proposta não apenas como espetáculo, mas também como um ato afirmativo de combate ao racismo estrutural e ao racismo afro religioso, trazendo aspectos políticos, sociais e de afirmação identitária negra. Como escopo metodológico, tomamos como referência a etnocenologia, partindo de um estudo de caráter qualitativo da descrição e reflexão da espetacularidade presente desde o processo criativo até a apresentação do espetáculo, com enfoque na criação para as corporeidades das Yabás (divindades femininas do culto aos Orixás). Tendo como objetivos destacar a importância dessas formas e narrativas corporais, sua linguagem gestual e simbólica na estrutura dramatúrgica da obra, buscando compreender a importância da obra artística como uma amálgama de elementos espetaculares e subjetivos e identificar como tais elementos se configuram como um ato de resistência cultural e identitária negra. Os escritos contribuem para apontar caminhos de decolonização em processos de construções poéticas da cena, tendo em vista que, os resultados alcançados a partir das análises evidenciaram que, o espetáculo transcende a performance artística ao buscar ressignificar ao público narrativas históricas e afirmar a identidade afro-brasileira, ao converter espaços urbanos em lugares de resistência o espetáculo propicia a visibilidade e o empoderamento das tradições negras, ao mesmo tempo em que desafia preconceitos e fortalece a ancestralidade por meio da dança dos Orixás, da performance e do corpo em movimento que têm o poder de fortalecer identidades e criar em suas intérpretes uma sensação de pertencimento a um movimento coletivo de construção de sentido, que articula a cultura afro-brasileira com a história de luta e resistência do povo negro.