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Navegando por Autor "AZEVEDO, Lidianny Fernandes de"

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    TCC
    Morando perto do shopping: uma análise sobre atratividade espacial
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) AZEVEDO, Lidianny Fernandes de; Queiroz, Luiz Alessandro Pinheiro da Câmara de; Queiroz, Luiz Alessandro Pinheiro Da Câmara de; Moreira, Micheline Damião Dias; Torres, Leidian Aragão
    Após um longo período, no qual o Estado assumiu o papel de produtor através da implantação de conjuntos habitacionais, pode-se afirmar que a maioria das habitações passou a ser construída pela iniciativa privada, nas principais cidades brasileiras. Nesse contexto, a localização espacial assume um papel determinante. A busca por acessibilidade e mobilidade urbana coloca a proximidade geográfica com os principais equipamentos urbanos, como uma das principais externalidades de vizinhança almejada pelo consumidor de habitação e oferecida pelos promotores. De outra parte, os shoppings centers se destacam como elementos de grande importância econômica e espacial, concentrando parte significativa do comércio e serviços das áreas urbanas. Supõe-se, a princípio, que há uma convergência entre as duas atividades e que após a instalação de shoppings centers, os mesmos passam a exercer atratividade sobre os empreendimentos residenciais. O cerne deste estudo é realizar uma análise espacial, utilizando os recursos do Sistema de Informação Geográfica (SIG), da distribuição dos empreendimentos verticais multifamiliares, construídos sob o sistema de incorporação imobiliária, no entorno dos principais shoppings centers da cidade durante os anos de 1990 a 2017. Caberá relacionar a localização dos shoppings com a produção imobiliária de Natal, buscando a caracterização deste fenômeno, no entorno dos shoppings através de variáveis como quantidade de empreendimentos, quantidade de unidades habitacionais e quantidade de área; procurou-se reconhecer um raio de atratividade, isto é, a possível área que foi influenciada pela construção dos shoppings; quantificar a produção antes e após a instalação dos shoppings; e, como consequência identificar as áreas carentes de shoppings. Os resultados indicam que a atratividade pode ocorrer em ambos os casos, resultando quase sempre em um excesso de concentração em determinadas zonas da cidade. E que o excesso de concentração implica na ocorrência de carência em outras áreas que tendem a sofrer desvalorização.
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