Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Aguiar, Elizabete Nascimento"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    O letramento literário e o Programa MAIS PAIC: um estudo da formação do leitor numa escola pública de Capistrano, CE
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-30) Aguiar, Elizabete Nascimento; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; http://lattes.cnpq.br/1240776467735498; Aragão, Cleudene de Oliveira; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9467435917159475
    O presente estudo objetiva investigar como o MAIS PAIC, Programa de Aprendizagem na Idade Certa, contribui para o letramento literário nos anos finais do ensino fundamental em uma escola pública municipal de Capistrano - Ce, refletindo sobre a formação do leitor literário. O estudo visa analisar o eixo Literatura e formação do leitor do MAIS PAIC à luz dos documentos oficiais que tratam do ensino de literatura na educação básica, como a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais, e identificar os desafios enfrentados pelos alunos de uma escola pública municipal, leitores literários em formação, ao realizarem a leitura literária. A partir disso, busca propor uma nova estrutura para o ciclo de leitura MAIS PAIC, promovendo um trabalho com a leitura literária que foque na formação do leitor literário e no letramento literário após o ensino remoto. Para a compreensão da temática escolhida, é preciso considerar o ensino de literatura como um direito humano (CANDIDO, 2017), a leitura literária durante e após o ensino remoto como uma leitura em um espaço de crise (PETIT, 2020) e o ensino de literatura a partir de sequências didáticas fundamentais para o letramento literário (COSSON, 2020). A pesquisa faz também uso de oficinas inspiradas na sequência básica de Cosson (2020) para o Ciclo de leitura MAIS PAIC, em uma turma de 9º ano de uma escola municipal de Capistrano. Os achados reportados no estudo evidenciam que, após os desafios vivenciados no ensino remoto, a literatura precisa estar na sala de aula de modo a promover o letramento literário e a formação de leitores literários a partir de sequências didáticas que permitam aos alunos participarem ativamente das leituras, exercendo o protagonismo estudantil e, ainda, que eles dialoguem uns com os outros e enxerguem a literatura como um direito humano a ser oferecido pela escola.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM