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Navegando por Autor "Alves, Mônica Rosário"

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    Dissertação
    Janelas panorâmicas: intervenção arquitetônica na casa do estudante do Rio Grande do Norte
    (2018-05-18) Alves, Mônica Rosário; Nascimento, José Clewton do; ; ; Antunes, Filipa Alexandra Gomes da Silva Oliveira; ; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; ; Araújo, Natália Miranda Vieira de;
    Esta pesquisa apresenta ao Mestrado Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente do PPAPMA-UFRN, reflexões a respeito da prática projetual de intervenções no patrimônio edificado em Natal/RN. O estudo propõe uma compatibilização da preservação e conservação do edifício às demandas de usos e de tecnologias atuais, com o tema "Preservação e Conservação do Patrimônio Edificado". O objetivo primário é projetar uma intervenção arquitetônica em um edifício de valor histórico-patrimonial à luz das teorias sobre patrimônio, apoiada na premissa da viabilidade de um projeto integrado ao entorno urbano. Para subsidiar o anteprojeto, foi realizada uma revisão bibliográfica específica sobre o tema; foram estudados precedentes referenciais com temáticas similares ao proposto nesta pesquisa; fez-se necessário uma a caracterização do prédio da Casa do Estudante do Rio Grande do Norte (CERN) e de seu entorno imediato; houve os estudos na linha investigativa dos Percursos Urbanos para a apreensão da paisagem; e, por fim, a elaboração da programação arquitetônica, desde a definição do problema e das metas, à concepção de um conceito e de um partido arquitetônico. A proposta teve como premissas: o entendimento das teorias contemporâneas do restauro e da conservação, para sua aplicação na tomada de posturas intervencionistas frente o patrimônio edificado; a proposição da diversidade de usos, para promover a viabilidade econômica da Casa do Estudante do Rio Grande do Norte (CERN) e a vitalidade em seu entorno; e a reconexão entre o Rio Potengi, a CERN e o centro histórico do bairro da Cidade Alta, contribuindo para o reconhecimento da valorização patrimonial da CERN. Espera-se que este trabalho contribua para a capacitação profissional, principalmente, nas tomadas de decisões em projetos de intervenção em áreas e edifícios de valor histórico-patrimoniais. E amplie a discussão sobre o tema na academia, aliando, assim a teoria à prática.
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