Navegando por Autor "Alves, Marcelo Victor dos Santos"
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Dissertação Análise do desempenho e erros dos estudantes nos vestibulares da UFRN (2009-2013), sobre a habilidade de explicar a estrutura e propriedades físicas das substâncias e dos materiais(2016-06-08) Alves, Marcelo Victor dos Santos; Nunez, Isauro Beltran; ; ; Ramalho, Betania Leite; ; Meneses, Fabia Maria Gomes de;O estudo sobre a habilidade de explicar a estrutura e propriedades físicas das substâncias e dos materiais apresenta importante significado na compreensão do ensino de Química. Porém a forma como esse conteúdo é trabalhado em sala de aula, principalmente no ensino tradicional, não prioriza uma estruturação sistematizada dos conteúdos que sustentam esse conhecimento, ocorrendo de maneira fragmentada. Diante desse contexto, essa dissertação tem como objetivo estudar o desempenho e os erros dos estudantes sobre o tema supracitado, nas provas de Química do Vestibular da UFRN entre os anos de 2009 a 2013. Para isso, foi feito um levantamento dos principais erros e suas correlações com dificuldades de aprendizagem e concepções alternativas dos estudantes, segundo os principais autores no Ensino de Ciência, assim como um estudo da habilidade de explicar como habilidade cognitivo-linguistica. O percurso metodológico envolveu uma abordagem quantitativa do tipo descritiva de cada questão das provas de vestibular, assim como dos relatórios da Comperve. A análise dos resultados demonstrou as categorias estabelecidas, em forma de tabelas, das quais, identificou que os conhecimentos sobre a natureza do átomo esteve presentes na maioria dos erros cometidos pelos candidatos. Este conteúdo conceitual também foi observado na questão com menor desempenho por parte dos candidatos (17,1% de índice de acerto). A análise também trouxe contribuições inovadoras como a análise da natureza de cada questão, relacionada a sua resolução integral ou parcial de acordo com a Base Orientadora da Ação de referência. Com isso, a pesquisa desenvolveu uma unidade didática como produto educacional, que pode servir de auxílio para o Professor de Química na formação da habilidade de explicar a estrutura e propriedades físicas das substâncias e dos materiais. Essa unidade didática fundamentou-se na Teoria da assimilação por etapas de P. Ya. Galperin, referenciada por Núñez (2009) e na abordagem sistêmica do tipo funcional estrutural, segundo Reshetova (1988) e Núñez (1992).Tese Desenvolvimento de metodologias analíticas baseadas em espectrometria de massas e análise multivariada no diagnóstico da fibromialgia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-25) Alves, Marcelo Victor dos Santos; Lima, Kassio Michell Gomes de; https://orcid.org/0000-0002-3827-3800; http://lattes.cnpq.br/6928918856031880; http://lattes.cnpq.br/5778641956389383; Santos, Luciene da Silva; Freitas, Rodrigo Pegado de Abreu; http://lattes.cnpq.br/3462462933163509; Marques, Amélia Pasqual; Vaz, Boniek GontijoEsta tese apresenta o desenvolvimento de novas metodologias analíticas que combinam as leituras instrumentais da espectrometria de massas com classificação multivariada, na busca da diferenciação de amostras de plasma sanguíneo para detecção da fibromialgia. Dentro da execução dos trabalhos, os estudos realizados nesta tese exploraram a Espectrometria de Massas com Ionização por Paper Spray (PSI-MS) para obtenção de espectros a partir do plasma sanguíneo de pacientes com e sem a fibromialgia, e o processamento desses dados espectrais por modelos de análises multivariadas. As técnicas de classificação multivariada utilizadas representam a Análise de Componente Principal (PCA), Algoritmo de Projeções Sucessivas (SPA), Algoritmo Genético (GA), Análise de Discriminantes Linear (LDA) e quadrática (QDA) e Máquina de Vetor de Suporte (SVM) propondo modelos do tipo PCA-LDA, SPA-LDA, GA-LDA, PCA-QDA, SPA-QDA, GA-QDA, PCA-SVM, SPA-SVM e GA-SVM. Para um primeiro estudo, utilizando um total de vinte amostras, os resultados de sensibilidade e especificidade apresentaram 100% de separação entre as classes, envolvendo a técnica supervisionada SPA-LDA, além de boas classificações com outros modelos. Para um segundo estudo, as classificações obtiveram 100% de sensibilidade para o modelo PCA-LDA, com sessenta e quatro amostras, utilizando como parâmetro pacientes com sintomas relacionados a catastrofização da dor (CAT). Além deste último resultado, o segundo estudo também apresentou classificações de diferentes conjuntos de dados com amostras de pacientes com e sem a fibromialgia, relacionadas a outros sintomas comuns na doença. Outro resultado importante, presente em ambos os estudos, é a associação de variáveis selecionadas pelos modelos de classificação a classe de metabólito lisofosfatidilcolina (LysoPC), mencionada em estudos sobre biomarcadores da fibromialgia. Com isso, os resultados demonstrados sugerem a elaboração de ferramentas úteis na triagem da fibromialgia, com as vantagens de fornecer resultados rápidos, de simples operação e utilização de pequenas alíquotas de amostra de plasma sanguíneo, propiciando também um bom aporte teórico sobre a abordagem do diagnóstico da fibromialgia, demostrando a boa execução da metodologia analítica na detecção da doença.