Navegando por Autor "Andrade, Natalia Gonçalves Novais de"
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TCC Autoeficácia e performance em público: um estudo com estudantes de violão da EMUFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-26) Andrade, Natalia Gonçalves Novais de; Oliveira, Mário André Wanderley; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945; Cereser, Cristina Mie Ito; http://lattes.cnpq.br/9928847424614754; Gomes, Sabrina Souza; http://lattes.cnpq.br/6977757256453474A pesquisa fundamenta-se na Teoria Social Cognitiva para investigar as crenças de autoeficácia de estudantes de violão na Escola de Música da UFRN para apresentação em público. O objetivo foi analisar o perfil do grupo a partir de variáveis (idade, gênero, renda familiar, cor/raça, experiência, tempo de estudo diário e condições físicas/psicológicas) e levantar o escore geral de autoeficácia e das quatro categorias de fontes de autoeficácia (experiência de domínio, experiência vicária, persuasões pessoais, estados somáticos e emocionais). Em seguida foram realizados cruzamentos de dados com objetivo de encontrar correlações entre as variáveis e os escores de crença de autoeficácia. Foram encontrados dois perfis típicos de estudantes a partir do cruzamento de dados. O levantamento foi realizado utilizando um questionário como instrumento de coleta. Introduzimos uma escala de autoeficácia, utilizando como base a Escala de Autoeficácia Musical para Instrumentistas e Cantores de Música Erudita, a partir da pesquisa de Carvalho (2020) adaptado para os fins desta pesquisa. Participaram do questionário 18 estudantes regularmente matriculados no semestre de 2025.1, dos cursos técnicos em violão, bacharelado em violão e licenciatura em música. Os resultados mostraram que 1) Há um alto escore na categoria experiência vicária para todos os estudantes respondentes; 2) Há ausência de modelos sociais do gênero feminino dentro do grupo de participantes e baixo escore na categoria experiência vicária; 3) Há ausência de modelos sociais de pessoas pretas dentro do grupo de participantes e baixo escore na categoria experiência vicária; 4) Há um maior escore de experiência de domínio em estudantes mais jovens; 5) Os estudantes que informaram maior tempo de estudo diário possuem maior escore de autoeficácia; 6) Foram encontrados dois perfis típicos de estudantes entre os respondentes; 7) A categoria estados somáticos e emocionais marca os escores mais baixos em todas as tabelas analisadas.