Navegando por Autor "Araújo, Maria de Fátima Ferreira de"
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Tese História das mulheres idosas do Grupo Aurora da Vida Campina Grande-PB (1940-1950)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-04-26) Araújo, Maria de Fátima Ferreira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763996P8; ; Nunes, Maria Lúcia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/3488638146623774; Cavalcante, Ilane Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778176A6; Fraga, Maria da Conceição; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761546P6; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4A pesquisa intitulada História das mulheres idosas do Grupo Aurora da Vida Campina Grande-PB (1940 -1950), surgiu a partir da indagação sobre o interesse das mulheres em voltar à escola após 60 anos, numa etapa da vida considerada por muitos como uma fase de reclusão e finitude. A questão norteadora desse trabalho: Qual é a história da educação das mulheres idosas do Grupo Aurora da Vida, durante o período correspondente à infância? Do grupo de 25 mulheres que estavam estudando no Projeto Digna, foram selecionadas 13, com idade entre 65 a 80 anos, aqui cognominadas de: Perpétua, Florinda, Benta, Ambrósia, Celestina, Cordélia, Circe, Filomena, Desdêmona, Dorotéia, Ofélia, Martírius e Nausica. Recorremos para o embasamento teórico-metodológico, autores que valorizam e apresentam a história dos excluídos, como uma história em construção, dentre eles destacamos Chartier, Halbwachs, Elias, Perrot, Bosi, Bezerra, Morais e Machado. Como fonte de pesquisa, fizemos uso das narrativas em entrevistas com roteiro semi-estruturado e perguntas abertas, em que as mulheres pudessem falar das suas histórias de vida. Coletamos dados pessoais no arquivo da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), da prefeitura de Campina Grande - PB. Consultamos legislação pertinente à temática na Constituição Brasileira, no Estatuto e na Política Nacional do Idoso. O estudo revelou como categorias de análise os temas: pobreza, trabalho, lembranças, brincadeiras e castigos escolares. Constatamos que, na configuração da época vivida por estas mulheres, a educação formal não se constituía como prioridade. Significa dizer que o lugar social da mulher já estava pré-determinado em função do casamento, da pró-criação, do cuidar da família e para o mundo interno do lar. Portanto pesquisar este objeto de estudo é contribuir com o registro da história dos excluídos, com a quebra do silêncio e, em particular, o silêncio das mulheres ignoradas e alijadas da produção historiográficaDissertação Política pública para o idoso : um estudo da cidadania no Grupo Cabelos de Neve do Programa Conviver em Campina Grande-PB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-08-16) Marques, Robson Oliveira; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; ; http://lattes.cnpq.br/0663274843584703; Cruz, Dalcy da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7873985618977852; Araújo, Maria de Fátima Ferreira de;Este estudo, sobre cidadania de idosos assistidos pelo Programa Conviver da Prefeitura Municipal de Campina Grande-Pb, tem como objetivo avaliar, na percepção dos usuários, como as ações do Programa Conviver contribuem para o exercício de sua cidadania. A cidadania entendida como a existência de direitos políticos, civis e sociais de acordo com as proposições teóricas de Marshall (2002). A pesquisa foi do tipo descritiva e um estudo de caso, com base nos procedimentos técnicos utilizados. O universo da pesquisa foi constituído pelos beneficiários do Programa Conviver cadastrados no Grupo de Convivência Cabelos de Neve, e a amostra constituída apenas pelos participantes ativos, há mais de dez anos do referido Grupo, correspondendo a um total de 10 idosos. No processo de coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada, apoiando-se em questionamentos básicos, em função da baixa escolaridade dos entrevistados, adaptado da teoria de Marshall (2002) sobre a construção da cidadania a partir do indivíduo. Os dados coletados foram tratados qualitativamente, utilizando o procedimento metodológico proposto por Bardin (2006) em uma das técnicas de análise de conteúdo denominada análise categorial. A análise foi dividida em quatro partes, seguindo as questões de pesquisa. Quanto aos Direitos Políticos, observouse que o Programa não tem estimulado os seus assistidos quanto ao exercício de votar e ser votado. Nos Direitos Civis foi observado que o Programa tem estimulado ações que favorecem, aos assistidos, acesso aos seus direitos de justiça e acesso às atividades ocupacionais laborais. Com relação aos Direitos Sociais, observou-se que o Programa Conviver tem contribuído, em parte, para que seus usuários possam levar uma vida de um ser civilizado de acordo com os padrões que prevalecem na sociedade, tendo falhado na área da educação. Quanto ao tipo de cidadania, verificou-se que o Programa tem estimulado a cidadania assistida