Navegando por Autor "Barbosa, Alícia Tatiane do Vale"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A história dos jardins de infância nos impressos locais em Natal (1930 -1953)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-18) Barbosa, Alícia Tatiane do Vale; Stamatto, Maria Inês Sucupira; Stamatto, Maria Inês Sucupira; Tavares, Marianna Carla Costa; Pranto, Aliny Dayany Pereira de MedeirosO trabalho apresenta como tema a propagação dos jardins de infância em Natal entre 1930 e 1950. O objetivo desse estudo é compreender a representação e disseminação da ideia de jardins de infância nos jornais “A Ordem” e o “Diário de Natal” e nas revistas Pedagogium em Natal entre as décadas de 1930 a 1950. Pretendeu-se investigar como espaços educacionais foram retratados e divulgados pelos meios de comunicação da época, levando em consideração os aspectos sociais, culturais e educacionais envolvidos. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa baseada em análise documental, utilizando como fonte os impressos locais de Natal, os jornais e revistas já citados do período de 1930 a 1950. Foram selecionadas publicações que fizeram referência direta ou indireta aos jardins de infância, levando em consideração anúncios, reportagens, artigos e outros registros que abordassem esse assunto. A abordagem dos materiais coletadas ocorreu por meio de uma análise histórica das fontes para investigar as representações dos jardins de infância nos impressos, através de leituras e discussões fundamentadas a partir de desses autores Mendes (2011 e 2015), Barros (2021), Azevedo, Pessoa e Neta (2019), Funklin e Aguiar (2018), Nascimento (2006), Ribeiro (2003) entre outros. Sendo assim, espera-se que esta pesquisa contribua para uma melhor compreensão da história dos jardins de infância em Natal, destacando como esses espaços educacionais eram percebidos e divulgados pela sociedade e pelos meios de comunicação da época. O resultado dessas pesquisas poderá ser útil para futuros estudos sobre a história da educação infantil em Natal e para compreensão da importância dos impressos locais na disseminação de ideias e práticas educacionais.