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Navegando por Autor "Barbosa, Emanuelle Katiane de Souza"

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    TCC
    Inclusão do aluno com deficiência visual na sala de aula regular: a dimensão legal face à realidade relatada
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Barbosa, Emanuelle Katiane de Souza; Guedes, Gilmar Barbosa; Marcos Torres Carneiro; Guedes, Gilmar Barbosa; Barbosa, Janaina Lopes; Carneiro, Marcos Torres
    A inclusão do aluno com deficiência visual nas salas de aula regulares, prevista na Constituição Federal de 1988(CF/88) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN-Nº9394/96), é um processo que apresenta disparidades entre a legislação e a realidade vivenciada. O objetivo deste trabalho é analisar a inclusão dos deficientes visuais no ensino regular e compreender como seu papel é fundamental para que o direito à igualdade, à convivência democrática, ao aprendizado sejam mantidos e respeitados, assim como também mostrar às instituições (pública e privada) que inclusão não é apenas matricular o deficiente, mas atendê-lo em suas necessidades. Outro ponto de muita importância é a família, que deve ter integrada em suas raízes a noção de que é o elo entre a escola (professor e outros alunos) e o deficiente visual. A análise desenvolvida neste trabalho mostrou que há quem procure diminuir a distância entre o que a legislação quer como inclusão – participação, compreensão, orientação, acolhimento, desenvolvimento e formação continuada – e a realidade, a qual apresenta profissionais da educação que ainda excluem o deficiente visual e mantêm um pensamento retrógrado de que a criança deve moldar-se à escola. Somente a inovação metodológica e a mudança de pensamento, somadas à qualificação dos profissionais da educação podem gerar a inclusão do deficiente visual no âmbito socio educacional.
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