Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Barros, Ana Luiza Sousa de Oliveira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Redesign do ambiente virtual de aprendizagem turma virtual do SIGAA: funcionalidade plano de curso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-19) Barros, Ana Luiza Sousa de Oliveira; Santos, Dino Lincoln Figueiroa; https://orcid.org/0000-0002-8269-3458; http://lattes.cnpq.br/4414156386454948; http://lattes.cnpq.br/8995961812644194; Rosa, José Guilherme da Silva Santa; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; Sousa, André Grilo de; https://orcid.org/0000-0003-2242-7737; http://lattes.cnpq.br/7206929952965612; Gomes, Apuena Vieira; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804
    Este trabalho descreve o processo de um projeto de interface para AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), especificamente para a área de Plano de curso, da Turma Virtual do SIGAA. O Plano de curso é uma funcionalidade que permite ao docente planejar e organizar as aulas e atividades que serão ministradas durante o período letivo. O estudo foi realizado dentro do âmbito da STI (Superintendência de Tecnologia da Informação) — unidade que gerencia a TI da UFRN e desenvolve os sistemas para a universidade e instituições parceiras —, tendo como base metodológica um framework para design colaborativo proposto por Grilo (2019), que consiste em um quadro visual que auxilia designers, desenvolvedores e até mesmo os usuários a conceber um projeto de interface; fundamentado nas camadas semióticas e seus ciclos de exploração, resolução e validação. Através destes, as informações de diagnósticos, requisitos, alternativas e feedbacks são geradas. O resultado obtido deste trabalho foi o projeto de interface com melhorias no Plano de curso e suas respectivas áreas — Metodologia de ensino, Cronograma de aulas, Avaliações, Referências bibliográficas e Importação de planos anteriores — , através das experiências relatadas pelos docentes na pesquisa realizada.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM