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    TCC
    O letramento digital nas teses e dissertações brasileiras: um mapeamento sistemático da literatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-16) Batista, Gisele da Silva; Paiva, Maria Cristina Leandro de; 0000-0002-5811-804X; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704; 0000-0002-4220-0372; http://lattes.cnpq.br/4875433374610461; Reis, Mônica Karina Santos; http://lattes.cnpq.br/2905658839080702; Aquino, Lucelio Dantas de; http://lattes.cnpq.br/9585462037655988
    O estudo aqui proposto apresenta um artigo, como trabalho de final de curso, que teve como motivações, primeiro o momento atual vivenciado pela pandemia do novo coronavírus, que se tornou mais um fator impulsionador para as práticas letradas, segundo a identificação da inexistência de pesquisas, desenvolvidas pelos estudantes de pedagogia do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sobre o Letramento Digital (LD). A problemática fez emergir a seguinte questão: do que tratam as pesquisas, nas teses e dissertações brasileiras, sobre o letramento digital? A partir dessa questão, objetivou-se mapear as pesquisas acerca do letramento digital nas teses e dissertações brasileiras. Para apoiar as discussões, utilizou-se como base teórica autores como: Soares (2002), Coscarelli e Ribeiro (2005), Ribeiro (2009, 2020) e Buzato (2006). O mapeamento sistemático da literatura seguiu o protocolo estabelecido por Kitchenham e Charters (2007) e teve como fonte de informação a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Como resultado obteve-se 338 documentos, no entanto, mediante os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 243 estudos. Os resultados mostraram que as publicações de estudos sobre o LD tiveram início em 2004, com uma concentração de investigações desenvolvidas nos ambientes de ensino-aprendizagem. Os dados obtidos resultaram em 54 universidades distribuídas nas 5 regiões brasileiras. A região sudeste concentra o maior número de pesquisas, com destaque para o estado de São Paulo, e para a universidade brasileira que mais pesquisa na área, a Universidade Federal de Minas Gerais. Também pôde-se identificar que a área com mais trabalhos acerca do tema em questão é a de Linguística, Letras e Artes, evidenciando também o reduzido número de pesquisas na área da Educação e Tecnologias. Além disso, os resultados também indicam que há pesquisas em todas as etapas de ensino, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na formação continuada. A concentração das pesquisas ocorre no ensino superior, mostrando inclusive que os pesquisadores estão atentos com a formação inicial e continuada e com o desenvolvimento do letramento digital dos estudantes. Conclui-se que este mapeamento possibilitou delinear a amplitude do campo de pesquisa acerca do letramento digital no Brasil, apresentando os aspectos e as principais recorrências sobre o que se pesquisa sobre o LD nas teses e dissertações brasileiras.
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    Dissertação
    O uso das tecnologias: apontamentos das necessidades formativas dos professores da pré-escola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-27) Batista, Gisele da Silva; Paiva, Maria Cristina Leandro de; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704; http://lattes.cnpq.br/4875433374610461; Amorim, Giovana Carla Cardoso; Cordeiro, Sandro da Silva
    As Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação têm se mostrado cada vez mais presentes na contemporaneidade, de modo que seu uso tem se instaurado, cotidianamente, em todos os setores, inclusive o educacional. O acesso, cada vez mais cedo, das ferramentas digitais traz a necessidade de se considerar as tecnologias como potenciais às práticas pedagógicas, desde o início da escolaridade. Desse modo, para o desenvolvimento de uma prática pedagógica socialmente referenciada, ratifica-se a primazia da formação ao longo da vida profissional atrelada às necessidades docentes, de maneira a considerar, para o desenvolvimento das formações, as reais necessidades formativas dos professores, as quais podem ser identificadas por lacunas, problemas, interesses e motivações. Diante do exposto, esta pesquisa tem como objetivo geral: investigar as necessidades formativas dos professores da pré-escola da rede municipal de ensino do Natal/RN, acerca do uso das tecnologias em sua prática pedagógica. Os principais autores convocados para discussão nesta pesquisa foram: Bujes (2001), Kramer (1995, 2003, 2005), Ditonet (2003), Cerisara (1999), Oliveira-Formosinho (2005), Paiva (2009), Garcia (1995, 2009), Nóvoa (2019), Freire (1993, 2003) Rodrigues e Esteves (1993), Rodrigues (2006), Kenski (2007), Valente (2000, 2018), Almeida e Valente (2011), Mishra e Koehler (2006) e Amante (2007, 2013). Esta investigação está respaldada pela abordagem mista - quantitativa e qualitativa. Para a construção dos dados foi utilizado um questionário eletrônico estruturado pelo Google Forms, com 39 questões abertas, de múltipla escolha e também com escala Likert de sete pontos. A análise dos dados foi realizada por meio dos princípios da categorização e inferência da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados evidenciaram entusiasmo dos docentes em conhecer possibilidades de uso das tecnologias nas práticas pedagógicas e apontaram as seguintes necessidades formativas: Recursos e Ferramentas, Desenvolvimento de Habilidades Digitais, Metodologias Ativas e Tecnologias na Prática Pedagógica e Inclusão digital e Acessibilidade. Também ficaram evidentes os desafios para a integração das tecnologias à prática, como a falta de formações específicas e a escassez de recursos tecnológicos. No tocante ao conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo, os docentes não apresentam confiança, corroborando com as necessidades de formação dos professores da pré-escola acerca do uso das tecnologias em sua prática pedagógica. A partir das considerações exibidas neste estudo, ressaltamos a imprescindibilidade da investigação das necessidades de formação docente para garantir que as formações ofertadas correspondam às reais demandas pedagógicas. Como produto final foi elaborado um relatório técnico a ser disponibilizado para a Secretaria Municipal de Educação, visando fornecer um panorama das necessidades de formação dos professores da pré-escola, no tocante ao uso das tecnologias em suas práticas pedagógicas. Mediante este material, espera-se que a SME utilize os resultados para a promoção de ações formativas que atendam às reais necessidades dos professores, contribuindo, assim, para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para o desenvolvimento integral das crianças da Educação Infantil.
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