Navegando por Autor "Boussiengui, Pedro Henrique Wilfride de Lima"
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TCC Proposta de arquitetura e desenvolvimento de API do sistema Bot Educacional utilizando os princípios de Domain-Driven Design e Arquitetura Limpa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-11) Boussiengui, Pedro Henrique Wilfride de Lima; Santana Júnior, Orivaldo Vieira de; http://lattes.cnpq.br/5050555219716698; http://lattes.cnpq.br/9188135362888819; Falcão, Eduardo de Lucena; http://lattes.cnpq.br/8335184809043358; Rodrigues, Marconi Camara; http://lattes.cnpq.br/8978636405364287Recentemente, tornou-se frequente a utilização de robôs de conversação, conhecidos como bots, para interações baseadas em texto, executando comandos específicos. Nesse contexto, surge o Bot Educacional, um sistema inovador projetado para atuar como uma plataforma de bots, proporcionando suporte tanto para alunos quanto para professores nas disciplinas iniciais de Lógica de Programação. A arquitetura proposta visa modularizar os componentes do sistema, buscando um desacoplamento eficiente que favoreça a flexibi- lidade e escalabilidade. Durante o desenvolvimento do Bot Educacional, foram adotadas práticas sólidas de engenharia de software, incorporando os princípios do Domain-Driven Design e da Arquitetura Limpa. Esse enfoque resultou em um domínio expressivo e bem definido, refletindo claramente as regras de negócio e os casos de uso do sistema. A introdução de Design Patterns, por meio de padrões como Repository, contribuiu signi- ficativamente para uma estrutura de código mais adaptável e extensível, estimulando a reutilização de componentes e simplificando a manutenção contínua do sistema. Adicio- nalmente, a aplicação da abordagem TDD garantiu a robustez e confiabilidade do código, estabelecendo uma base sólida para a evolução futura do Bot Educacional. Este projeto serve como um exemplo notável da aplicação bem-sucedida de práticas de engenharia modernas, resultando em uma API coesa e adaptável. A visão de futuro do Bot Educaci- onal é tornar-se uma ferramenta amplamente utilizada por diversos professores e turmas, solidificando seu papel como uma solução eficaz principalmente nos cursos iniciais da graduação.TCC Segurança no PagRN: Implementação do processo de autenticação e autorização usando OAuth 2.0 e programação orientada a aspectos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-14) Boussiengui, Pedro Henrique Wilfride de Lima; Fontes, Ramon dos Reis; http://lattes.cnpq.br/0295503822342359; http://lattes.cnpq.br/9188135362888819; Lima, Jean Mário Moreira de; http://lattes.cnpq.br/7467476735834560; Santos, Givanildo de Jesus; http://lattes.cnpq.br/4196618613530438Em vários sistemas de software, a implementação de segurança referente a parte de autenticação e autorização pode ser um processo complexo, muitas das vezes devido aos requisitos de segurança demandada pela criticidade do sistema, como é o caso do PagRN. Nesse trabalho foi realizada a implementação do processo de autorização e de autenticação do sistema PagRN. Os objetivos da implementação foi criar um sistema de segurança robusto e modular que atendam os requisitos de segurança e lide com a complexidade das regras que estão atreladas a ela. Referente a parte de autenticação, foi usado o fluxo de protocolo do OAuth 2.0 como modelo de autorização e o software aberto Keycloak como servidor de autorização API do PagRN. Já para a parte de autorização foi utilizado as técnicas de programação orientada a aspectos com o intuito de criar módulos reutilizáveis e parametrizáveis que realizam uma tarefa específica e atuam interceptando os endpoints do sistema. A validações acerca da autenticação e autorização foram realizadas por meio de testes automatizados passando por todas as etapas, desde o login no sistema até o controle de acesso aos recursos. Devido a isso pode se concluir que os resultados estão dentro do esperado.