Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Braga, Taís dos Santos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Produto Educacional
    Robert Hooke, o microscópio e a célula: a história da ciência no PNLD 2021
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-14) Braga, Taís dos Santos; Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo
    A presente dissertação de mestrado tem como foco a formação docente e discussões sobre o episódio histórico envolvendo o pesquisador inglês Robert Hooke (1635-1703), a microscopia e a "descoberta” da célula. Propõe-se um produto educacional voltado para a formação de professores atuantes nas disciplinas de Ciências e de Biologia na Educação Básica, e licenciandos de cursos que propiciam habilitação para o ensino nessas disciplinas. Trata-se de um conjunto de recursos autoinstrucionais, de autoria própria, composto por: 1) Uma videobiografia de Robert Hooke – trajetória pessoal, formação acadêmica, atuação na Royal Society, aspectos de suas principais pesquisas e realizações, bem como suas relações com pesquisadores da época; 2) Uma videoaula que discute a partir do texto Micrographia (1665), de Robert Hooke, as observações da cortiça realizadas por ele ao microscópio, suas motivações ao realizar essas investigações, relacionadas ao estudo das propriedades físicas desse material. Explica-se porque a historiografia coetânea não concorda que a descoberta da célula seja atribuída a Hooke, ao contrário do que se costuma notar em livros didáticos e na divulgação científica; 3) Uma sequência de videoaulas, nas quais são discutidas uma a uma as coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático 2021, considerando a temática célula, microscopia e Robert Hooke. As videoaulas demonstram que, na maior parte das coleções, com raras exceções, há uma significativa ausência de uma História da Ciência adequada, sob o ponto de vista historiográfico e da legislação educacional vigente. O Produto Educacional foi aplicado na formação docente, em curso de extensão em formato remoto assícrono. Ao longo da aplicação, foram utilizados instrumentos de pesquisa com o intuito de avaliar se, e em que medida, a utilização desse Produto Educacional junto ao público-alvo visado, pode colaborar para uma visão historicamente contextualizada acerca de Hooke e dos seus trabalhos, bem como para uma percepção crítica do conteúdo relacionado a essa temática em livros didáticos atuais
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Robert Hooke, o microscópio e a célula: a história da ciência no PNLD 2021
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-14) Braga, Taís dos Santos; Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo; https://orcid.org/0000-0001-6526-454X; http://lattes.cnpq.br/2070193023615764; http://lattes.cnpq.br/9610681085120285; Jensen, Gerda Maisa; Groto, Silvia Regina
    A presente dissertação de mestrado tem como foco a formação docente e discussões sobre o episódio histórico envolvendo o pesquisador inglês Robert Hooke (1635-1703), a microscopia e a "descoberta” da célula. Propõe-se um produto educacional voltado para a formação de professores atuantes nas disciplinas de Ciências e de Biologia na Educação Básica, e licenciandos de cursos que propiciam habilitação para o ensino nessas disciplinas. Trata-se de um conjunto de recursos autoinstrucionais, de autoria própria, composto por: 1) Uma videobiografia de Robert Hooke – trajetória pessoal, formação acadêmica, atuação na Royal Society, aspectos de suas principais pesquisas e realizações, bem como suas relações com pesquisadores da época; 2) Uma videoaula que discute a partir do texto Micrographia (1665), de Robert Hooke, as observações da cortiça realizadas por ele ao microscópio, suas motivações ao realizar essas investigações, relacionadas ao estudo das propriedades físicas desse material. Explica-se porque a historiografia coetânea não concorda que a descoberta da célula seja atribuída a Hooke, ao contrário do que se costuma notar em livros didáticos e na divulgação científica; 3) Uma sequência de videoaulas, nas quais são discutidas uma a uma as coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático 2021, considerando a temática célula, microscopia e Robert Hooke. As videoaulas demonstram que, na maior parte das coleções, com raras exceções, há uma significativa ausência de uma História da Ciência adequada, sob o ponto de vista historiográfico e da legislação educacional vigente. O Produto Educacional foi aplicado na formação docente, em curso de extensão em formato remoto assícrono. Ao longo da aplicação, foram utilizados instrumentos de pesquisa com o intuito de avaliar se, e em que medida, a utilização desse Produto Educacional junto ao público-alvo visado, pode colaborar para uma visão historicamente contextualizada acerca de Hooke e dos seus trabalhos, bem como para uma percepção crítica do conteúdo relacionado a essa temática em livros didáticos atuais.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM