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Navegando por Autor "Brito, Max Leandro de Araújo"

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    TCC
    Ações de comercialização através das redes sociais na pandemia da Covid19: um estudo em empresas no ramo de vestuário de Extremoz/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Araújo, Breno Raphael Nascimento de; Araújo, Maria Valéria de; Araújo, Maria Valéria de; Alves, Rebeka Coelho de Almeida; Brito, Max Leandro de Araújo
    Em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), muitas empresas tiveram que fechar as portas e suspender seu funcionamento para cumprir os decretos municipais e estaduais, com a finalidade de evitar com que o vírus se propague com maior facilidade, aumentando assim a ocupação dos leitos hospitalares. Logo, muitas empresas viram nas redes sociais uma forma de dar continuidade às suas atividades, e diminuir os prejuízos causados por essa crise mundial. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo analisar as adequações e adaptações das ações de comercialização nas redes sociais de micro-empresas no segmento de vestuário nas redes sociais durante a pandemia. Para isso, realizou-se um estudo de caso múltiplo, aplicando um roteiro de entrevista semi estruturado, com uma abordagem qualitativa de análise, com empresários de três micro empresas no ramo de vestuário, localizadas na região comercial da cidade de Extremoz, no Rio Grande do Norte. Após a realização da entrevista, e com a análise dos dados, constatou-se que esse processo da adaptação ocorreu de maneira emergencial, de modo que as empresas não tiveram a oportunidade de traçar estratégias e criar um planejamento prévio. Por fim, essas lojas consideraram importante a adesão das redes sociais como ferramenta de vendas e de conexão com seus clientes e pretendem continuar utilizando-as e se adaptando às mudanças do mercado.
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    TCC
    Ações de marketing digital em empresas de maquiagem do bairro do Alecrim/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-21) Lima, Silas Silva de; Araújo, Maria Valéria Pereira de; https://orcid.org/ 0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; Araújo, Maria Valéria Pereira de; https://orcid.org/ 0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; Brito, Max Leandro de Araújo; Alves, Rebeka Coelho de Almeida
    A pesquisa realizada neste artigo é do tipo exploratória, feita por meio de perguntas abertas, através da aplicação de entrevistas com três organizações, com o objetivo de compreender as ações adotadas por empresas de maquiagem do bairro Alecrim/RN, com ênfase no marketing digital. Para a compreensão dos resultados coletados, foi realizada a análise do conteúdo, através da transcrição das respostas e agrupamento dos pontos, por meio do auxílio de tabelas. Desse modo foi possível compreender o tempo de atuação das empresas no marketing digital, os impactos nas vendas, as mídias utilizadas, as ações de marketing e as métricas adotadas. Por fim, foi possível concluir que as organizações compreendem a importância do marketing digital, adotam estratégias e ferramentas de divulgação, entretanto focam sua atuação no mercado presencial, deixando lacunas de ações que podem ser realizadas futuramente e possibilitar crescimentos nos resultados obtidos pelo marketing digital.
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    TCC
    Ações de marketing digital no Instagram durante a pandemia da Covid-19: um estudo na Hamburgueria LS Burg em Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-23) Silva, Alaide Correia Alves da; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Araújo, Maria Valeria Pereira de; Guardia, Mabel Simone de Araujo Bezerra; Brito, Max Leandro de Araújo
    O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as ações de marketing digital implementadas no Instagram por uma hamburgueria de Natal/RN durante a pandemia da Covid-19. Para tanto, em termos metodológicos a pesquisa caracteriza-se quanto à abordagem qualitativa, quanto aos objetivos como exploratória; como objeto de estudo do trabalho, temos o estudo da empresa Ls Burger, empreendimento alimentício que utiliza o Instagram como ferramenta principal de marketing digital. Para atingir o objetivo principal deste trabalho, foram elencados também três objetivos específicos que auxiliaram a autora a diagnosticar neste processo quais foram ações de marketing digital utilizadas pela empresa. Esta análise foi realizada por meio da entrevista feita com empresário dono do estabelecimento e através da análise da página do Instagram da empresa. Por fim, concluiu-se que a ferramenta Instagram trouxe alguns benefícios para empresa neste momento difícil, através das ações de marketing digital realizadas, pode-se observar retorno em vendas e novos seguidores através dos feedbacks dos clientes sobre a ação de marketing com os influencers; como também, a comunicação com os clientes através das ações de marketing digital. Em contrapartida, o trabalho apresentou também as particularidades como falta pessoa responsável pela criação de conteúdo da empresa, para que esta, esteja sempre atento a situação do mundo, as novas tendências, formas de melhorar as ações de marketing para atingir o máximo de clientes possível, bem como, estar preocupada com o planejamento, execução das ações de marketing para a fidelização dos clientes de forma contínua e com a conversão em vendas. Os dados da pesquisa contribuem para o entendimento que é necessário ter uma plataforma adequada e eficaz para realizar o processo de marketing digital com primazia, e que o Instagram, no que lhe cabe, consegue suprir tais necessidades como plataforma, mas que é necessário ter boas ações de marketing que gerem engajamento para a página e consiga, dessa forma, converter tal engajamento em vendas para a empresa.
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    TCC
    Adequação para a comercialização de produtos nas redes sociais em tempos de pandemia: um estudo em empresas de vestuário de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-26) Dias, Jardel Soares; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; Brito, Max Leandro de Araújo
    Em virtude da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), muitas empresas tiveram que fechar as portas e suspender seu funcionamento para cumprir os decretos municipais, com a finalidade de evitar com que o vírus se propague com maior facilidade. Assim muitas empresas viram nas redes sociais uma forma de dar continuidade às suas atividades, e diminuir os prejuízos causados pela pandemia. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de adequação/adaptação de micro-empresas no segmento de vestuário nas redes sociais durante a fase mais restrita da pandemia da Covid-19. Para isso, realizou-se um estudo de caso exploratório, utilizando um roteiro semi estruturado, por meio de uma abordagem qualitativa, com duas micro empresas no ramo de vestuário, localizadas na Zona Norte de Natal/RN. Após a realização da entrevista, e com a análise dos dados, constatou-se que esse processo da adaptação ocorreu de maneira emergencial, de modo que as empresas não tiveram a oportunidade de se planejar, fazendo com que as estratégias utilizadas fossem as mais simples possíveis. Por fim, essas lojas consideraram importante a adesão das redes sociais como ferramenta de vendas e pretendem continuar utilizando-as e se adaptando às mudanças do mercado.
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    Dissertação
    Análise da influência de fatores sociodemográficos na alfabetização financeira: estudo em um órgão público
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-18) Seguins, Paula Severo; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/4771819195785239; Araújo, Maria Valeria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; Barreto, Lais Karla da Silva
    A presente pesquisa teve como objetivo relacionar os fatores sociodemográficos à alfabetização financeira dos militares da Base Aérea de Natal. Para tanto, aplicou-se questionário, respondido de maneira voluntária e anônima. O instrumento foi dividido em dois blocos, sendo o primeiro, constituído de perguntas relacionadas a perfis sociodemográficos dos respondentes e o segundo, fragmentado em três partes, teve como objetivo avaliar a alfabetização financeira por meio de três fatores: conhecimento financeiro, comportamento financeiro e atitude financeira. Os dados, coletados por uma pesquisa survey, foram investigados quantitativamente em uma análise estatística multivariada, com regressão múltipla e testes de hipótese. Como resultados, o estudo revelou que o público analisado possui mais conhecimento em juros compostos seguido de compreensão de inflação e entendimento sobre diversificação de risco; a instituição apresenta um programa de educação financeira bem estruturado; existe consciência da importância em controlar as despesas mensais e em estabelecer metas financeiras para o futuro. O estudo conclui que existe uma relação significativa entre escolaridade e renda, ao contrário dos demais constructos. Essa contradição a demais investigações pode ser atribuída às particularidades da instituição.
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    TCC
    Análise da influência do clima e cultura no desempenho das organizações públicas: o caso do Tribunal de Contas do Estado do RN
    (Administração, 2012) Pessoa, Lidiane Patrícia de Oliveira; Brito, Max Leandro de Araújo
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    Dissertação
    Análise de sentimentos dos conteúdos gerados pelos usuários no Twitter a partir das comunicações dos políticos em relação a vacina da Covid-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-05-12) Gomes, Alex Matias; Araújo, Maria Valeria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; http://lattes.cnpq.br/8133190479238479; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; Pessanha, Gabriel Rodrigo Gomes
    A pandemia do novo coronavírus alterou a vida de milhões de pessoas e foi um importante marco para o crescimento das mídias sociais e do Conteúdo Gerado pelos Usuários nessas mídias. Dentre os diversos temas relacionados a pandemia que foram destaque nas redes sociais, a vacina contra a Covid-19 foi um dos temas mais abordados. No Brasil, os discursos e posicionamentos políticos sobre as vacinas geraram reações nas redes, o que poderia influenciar comportamentos da população sobre a vacinação, desta forma este estudo foi realizado com o objetivo de analisar as comunicações de políticos brasileiros e os conteúdos gerados pelos usuários sobre a vacina contra a Covid-19 no Twitter. Com base em 3907 tweets de políticos e 146.536 tweets em resposta a essas comunicações, coletados através da aplicação Snscrape, realizaram-se duas análises, uma de conteúdo e uma de sentimentos. A Análise de Conteúdo, divida por grupos de políticos, mostrou que os conceitos mais frequentes faziam menção a logística das vacinas, obrigatoriedade da vacinação e críticas ao presidente, já a Análise de Sentimentos, realizada através de método não supervisionado com uso do léxico Oplexicon em português, mostrou que a maioria dos conteúdos teve sentimento negativo com 35,5%, revelando discordância com as opiniões das comunicações políticas, já os sentimentos positivos e neutros foram respectivamente 34% e 30,5%, o que demonstrou acirramento dos sentimentos. Em uma análise segmentada foi observado que um grupo de políticos que defendeu tópicos considerados antivacina teve proporcionalmente mais conteúdos com sentimento negativo. Na conclusão é ressaltada a singularidade deste estudo, a contribuição à pesquisa de um fluxograma de escolha de método de Análise de Sentimentos e a indicação de trabalhos futuros.
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    TCC
    Análise de sentimentos dos usuários do Instagram nas ações de patrocínio da marca Avon no Big Brother Brasil 2021
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-23) Ávila, Júlia Mariá Santiago; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Pessanha, Gabriel Rodrigo Gomes; Brito, Max Leandro de Araújo
    O marketing de patrocínio pode beneficiar uma empresa no sentido de fortalecimento de marca e venda de produtos. A literatura é abrangente quanto aos tipos de eventos comumente patrocinados, porém se faz escassa quanto ao patrocínio de reality shows com os moldes do Big Brother Brasil (BBB). Com recordes de audiência na edição anterior, se tornar patrocinador e vincular sua imagem à 21ª edição do programa não saiu barato. Apesar da visibilidade, estar associado ao BBB pode significar se deparar com assuntos, falas ou opiniões polêmicas emitidas pelos praticantes, podendo entrar em conflitos com os valores da marca patrocinadora. Nesse sentido, o presente trabalho se propôs a analisar os sentimentos emitidos pelos seguidores da patrocinadora Avon nos comentários do Instagram da empresa durante o primeiro mês de reality. Os resultados apresentam uma polaridade negativa que demonstra uma desaprovação tanto em relação do patrocínio da Avon, como das situações ocorridas no programa em geral por parte dos seguidores da marca. Podendo ser explicada pelo poder de viralização nas redes sociais que o programa carrega e também pelo comportamento de manada que ocorre por parte dos internautas que se unem a outras pessoas com interesses e opiniões similares para produzir comentários críticos e massificados para assim se fazerem ouvidos pelas empresas ou pessoas públicas na internet.
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    Dissertação
    Análise do impacto do grau de impulsividade do consumidor na decisão de compra sob pressão de tempo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-14) Silva, Pamela Cristina Simões; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; https://orcid.org/0000-0003-3708-2583; http://lattes.cnpq.br/5454529566507041; Semprebon, Elder; Silva, Marcela Martins; https://orcid.org/0000-0003-4963-4576; http://lattes.cnpq.br/6689772467490870
    O ser humano tem vivido em função do relógio. Quanto maior acesso temos a informações e a outras pessoas via internet, mais nossa vida parece estar acelerada e temos a sensação de que nos falta tempo nas vinte e quatro horas que o relógio nos impõe. Quando o tempo disponível para a execução de uma determinada tarefa é percebido como menor do que o tempo que se acredita necessário para tal, observa-se a ocorrência de uma pressão de tempo que, para o consumidor virtual, apresenta-se sob a forma de ofertas por tempo limitado e promoções relâmpago, podendo causar a chamada compra impulsiva. A presente pesquisa teve como objetivo analisar o impacto do grau de impulsividade dos consumidores em suas decisões de compra quando existe pressão de tempo. O estudo foi desenvolvido em três etapas, a saber: (i) teste de impulsividade, através da Escala BIS-11; (ii) simulação de compra online sob condições de presença e ausência de pressão de tempo e; (iii) questionário pós experimento, onde as percepções conscientes dos participantes foram comparadas às suas respostas no experimento. A pesquisa foi realizada com 32 participantes acima de 18 anos, com, no mínimo, ensino superior incompleto. A metodologia consistiu em uma pesquisa quantitativa de caráter exploratório. A análise dos dados foi realizada por estatística descritiva, regressão linear múltipla, modelo de probabilidade linear e análise de moderação. Como resultado, identificouse um efeito de moderação do grau de impulsividade de não planejamento do consumidor na relação entre pressão de tempo e a decisão de compra, por meio do enfraquecimento da relação negativa entre estas variáveis. Observou-se, ainda, que o efeito da pressão de tempo é significante apenas para consumidores com escores de impulsividade de não planejamento menores ou iguais a 23 pontos e que seu efeito é percebido conscientemente pelos consumidores, mesmo quando deixa de ser significante.
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    TCC
    Análise do processo de gestão de estoques: o caso da Arte Telecom
    (Administração, 2012) Bueno, Lucas Guillen; Brito, Max Leandro de Araújo
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    TCC
    Aplicação do Business Model Canvas na estruturação de um aplicativo para divulgação de ofertas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-12) Medeiros, José Matheus Maynard Bittencourt de Amorim; Araújo, Maria Valeria Pereira De; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; https://lattes.cnpq.br/7241196752261845; Alves, Rebeka Coelho de Almeida; https://orcid.org/0000-0002-4287-6719; http://lattes.cnpq.br/4216550648465183; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172
    O mercado tem se tornado cada vez mais competitivo para empresas que desejam adentrar nele, e estar preparado para seus desafios de forma técnica e estruturada tem se tornado um elemento cada vez mais necessário para organizações nascentes. O estudo tem como objetivo estruturar um aplicativo para divulgação de ofertas adotando o Business Model Canvas, para o alcance dessa meta foi estabelecido os seguintes objetivos específicos, apresentar o modelo de negócios da Promo Place; descrever as etapas do Promo Place por intermédio do Business Model Canvas e analisar a funcionalidade do aplicativo. Como método de pesquisa, foi utilizado a pesquisa. Foi realizada uma pesquisa ação, onde o observador está envolvido em todas as ações que envolvem o fenômeno estudado, o foco será na obtenção de informações que podem contribuir para o desenvolvimento do Modelo de Negócios Canvas da empresa. Os resultados deste trabalho apontam que a utilização do Business Model Canvas pode ser uma estratégia eficiente para empresas que desejam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. A criação de um aplicativo para divulgação de ofertas pode ser uma das formas de aplicar essa estratégia de marketing e, assim, aumentar as vendas e conquistar novos clientes, diante do cenário digital, pós pandemia que vivemos a literatura coloca como cada vez mais necessário aplicativos como os estudados.
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    Dissertação
    Aprendizado de conceitos de administração em disciplinas de graduação através de casos para ensino
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-24) Lima, Jorge Ítalo Macêdo Prudêncio de; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/5594114802781506; Araújo, Maria Valeria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa; 03737471444
    O objetivo do presente trabalho é investigar a apropriação de conceitos introdutórios de Administração a partir das implicações do método do caso. Como objetivos específicos estão: identificar a utilização dos conhecimentos teóricos nas respostas do alunado; compreender a articulação entre teoria e prática; e analisar o processo reflexivo na utilização do método do caso. A pesquisa parte da ontologia da interação sujeito-objeto, a partir da obra piagetiana, dado que seus arquivos colocam o Ser Social como a perspectiva mais adequada para compreender o estudo do discurso lógico do ente. Diante o exposto, a pesquisa está alicerçada no paradigma interpretativista, na qual o autor interpreta aquilo que é falado pelos entrevistados ou produtores do conteúdo a ser explorado. Tal método, composto por procedimentos sistemáticos, A pesquisa é qualitativa e analisou repostas de Casos para Ensino aplicados em 14 turmas diferentes, entre 2011 e 2020, compreendendo 219 respostas. Nesse cenário, para compreender as construções teóricas desenvolvidas pelos alunos em sala a partir dos casos para ensino propostos, o método utilizado será a Análise de Conteúdo. Como resultados o estudo identificou que existe a utilização de conhecimentos teóricos nas respostas do alunado; em muitas respostas existe a articulação entre teoria e prática; embora o processo reflexivo nas respostas do alunado aos caso nem sempre é evidenciada. Por fim, o estudo conclui que a apropriação de conceitos introdutórios de Administração a partir da utilização do método do caso é em grande maioria inadequada, por dar preferência a conhecimentos prévios em detrimento aos aspectos teóricos estudados pode alcançar o entendimento do conteúdo emitido, bem como fazer inferências sobre as respostas coletadas. Os resultados do estudo podem demonstrar diferentes níveis e características de apropriação dos conceitos de administração por meio da utilização de casos para ensino.
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    Dissertação
    Aspectos históricos e situacionais no orçamento da rede federal de educação profissional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-25) Santos, Laudinéia Pontes dos; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/7113595402443743; Araújo, Maria Valeria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa
    O estudo teve como objetivo analisar a influência de aspectos históricos e situacionais no orçamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no período de expansão da Rede Federal de Educação Profissional brasileira. A análise foi dividida na caracterização do orçamento público brasileiro, na verificação das questões legais da ampliação da Rede Federal de Educação Profissional e na identificação de possíveis fatores contingenciais orçamentários. O percurso metodológico foi estabelecido quanto aos fins, como pesquisa exploratória e descritiva, em uma abordagem quali-quantitativa. Como resultados, o estudo revela a existência de fatores contingenciais orçamentários do ambiente. Por fim, o estudo conclui que os três aspectos são representativos ao Orçamento Federal do Instituto Federal do Rio Grande do Norte na sua fase de expansão.
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    TCC
    Avaliação de projetos de extensão universitária: o caso da Agência de Oportunidades UFRN: ano de execução 2020
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020) Nascimento, Tomaz Técio da Silva; Costa, Silvia Pires Bastos; Costa, Silvia Pires Bastos; Brito, Max Leandro de Araújo; Pereira, Marcelo Henrique Neves
    O estudo teve por objetivo avaliar a implementação do projeto de extensão Agência de Oportunidades, aprovado pelo edital 7/2019 PROEX/UFRN, no período de março a novembro de 2020. Em termos metodológicos, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental. Os dados foram tratados com base em Bardin (2016), sendo definidas duas categorias de análise: eventos realizados pela agência e diretrizes da Política Nacional de Extensão (FORPROEX, 2012). No âmbito quantitativo, a pesquisa levou em consideração a quantidade de ações realizadas no período de março a novembro de 2020, assim como o número de voluntários engajados na organização e participantes beneficiados em cada ação, para assim encontrar, dentro dos parâmetros pesquisados, pontos fortes e limitações do projeto em questão. Em termos qualitativos, a análise documental abrange registros de depoimentos de sujeitos tais como alunos da UFRN voluntários no projeto e inscritos nas referidas ações, mentores externos, professores, participantes de escolas de ensino médio e comunidade externa em geral. Por fim, o estudo conclui que o projeto em análise, por meio dos eventos realizados, atendeu em níveis esperados a quatro dentre as cinco dimensões investigadas, cabendo sugerir maiores esforços de pesquisa integrada à extensão.
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    Tese
    Barreiras logísticas à ampliação do mercado consumidor: estudo com empresas do mercado cacaueiro em Altamira/PA
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-30) Bezerra, Daniel Almeida; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/0079835502834767; Araújo, Maria Valéria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; Oliveira, Antônio Batista da Silva; Gonçalves, Anderson Tiago Peixoto; Matias, Esdras Matheus Silva
    Esta pesquisa tem como objetivo principal desenvolver um modelo multicritério de apoio a decisão que possibilite a proposição de soluções para a mitigação das principais barreiras logísticas que dificultam a ampliação do mercado consumidor de empresas de cacau em Altamira/PA. Para alcançar esse objetivo, propõe-se a utilização de modelo multicritério de apoio a decisão, através dados e restrições de duas empresas, pertencentes ao mercado cacaueiro de Altamira/PA, como base de estudo. Também se incluem a elaboração de um detalhado cenário das empresas, identificando não apenas as causas logísticas de barreira em comum, mas também aquelas específicas a cada uma delas, além de identificar a relevância de cada critério utilizado na construção, permitindo uma compreensão mais aprofundada das variáveis logísticas que impactam a cadeia de clientes no mercado cacaueiro usado como exemplo. Além disso, a pesquisa trouxe soluções a partir da aplicação do modelo multicritério de apoio a decisão e, igualmente importante, discussão de eventuais limitações, fornecendo uma visão completa e realista das possíveis melhorias na cadeia de clientes do mercado cacaueiro em Altamira/PA. Por meio dessa discussão, esta tese contribuiu com o desenvolvimento da cadeia de clientes através da aplicação do modelo como um fator-chave para a proposição de solução às barreiras logísticas.
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    TCC
    O boca a boca eletrônico negativo no instagram com foco na decisão de compra do consumidor online: um estudo com consumidores de artigos esportivos em Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-11) Lourenço, Raquel de Araújo; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Brito, Maria Isabel de Medeiros; Brito, Max Leandro de Araújo
    A comunicação boca a boca tem sido estudada como instrumento de marketing há muitos anos. Com o crescimento da Internet esta ferramenta passou a ter caráter global, sendo denominada de boca a boca eletrônico. O presente trabalho busca compreender a percepção de consumidores acerca do boca a boca eletrônico negativo praticado no Instagram e como ele pode afetar a decisão de compra. Para isto, foi realizado um estudo com 22 consumidores online de artigos esportivos em Natal/RN, por meio de uma entrevista com abordagem qualitativa, a fim de aprofundar na opinião dos participantes. Após realização das entrevistas e análise de conteúdo, foi constatado que os consumidores possuem o hábito de utilizar o Instagram como fonte de informação antes da compra de produtos. Os principais comentários negativos levados em consideração pelos consumidores dizem respeito à baixa qualidade dos produtos, falhas nos serviços de pós-venda e problemas com logística. Por fim, os critérios de credibilidade para atribuir confiança aos comentários negativos apontados como usados pelos consumidores foram a veracidade do perfil emissor da mensagem, o aparente conhecimento sobre a causa e o tempo real de utilização do produto. Ainda, a maior parte dos consumidores revelou que já deixou de realizar uma compra após se deparar com o boca a boca eletrônico negativo no Instagram.
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    Dissertação
    Brand Plan Template: uma ferramenta de gestão de marcas para startups
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-13) Silva, Lucas Fernandes Mooneyhan; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/3753132264908597; Barreto, Lais Karla da Silva; Carvalho, Zulmara Virginia de; http://lattes.cnpq.br/3598201636024281
    O objetivo deste trabalho é desenvolver uma ferramenta visual de gestão de marca para startups. Foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, na qual em um primeiro momento, utilizou-se a técnica de pesquisa bibliográfica, para um aprofundamento na literatura acadêmico-científica, relacionada a marcas, gestão de marcas, branding e ecossistemas de inovação, possibilitando a construção da ferramenta proposta, nomeada de Brand Plan Template (BPT). Para validação, a amostra definida foram sete gestores de Startups incubadas na Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC), a partir da técnica de amostragem “por conveniência”. Após aprovação pelo Comitê de Ética, foi aplicada a seguinte sequência de atividades: (i) apresentação sobre o tema gestão de marcas e as dimensões teóricas abordadas na construção do modelo, (ii) realização de oficina com apresentação da ferramenta e entrega do modelo impresso para manipulação, (iii) aplicação de questionário online (Google Forms) para avaliação do modelo. Para a análise das informações coletadas, foram utilizados quadros de categorização e realizaram-se melhorias na ferramenta a partir disso. Ficou constatada a validade científica e aplicada da ferramenta, verificando a relevância e utilidade do modelo para startups, proporcionando à ciência e ao ecossistema de inovação, novos conhecimentos em gestão de marcas, e ainda uma ferramenta que facilita a criação de estratégia de marca para startups, tornando-as mais competitivas e atraentes frente aos clientes, usuários, parceiros, novos talentos e investidores.
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    TCC
    Canais e conteúdos do marketing digital e sua influência na decisão de compra: pesquisa exploratória com visitantes de Galinhos-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-07) Aquino, Warralla Escarlet Ribeiro de; Araújo, Maria Valeria Pereira de; Araújo, Maria Valeria Pereira de; Silva Filho, Alexandre Magno da; Brito, Max Leandro de Araújo
    O presente trabalho tem como objetivo principal analisar canais e conteúdo do marketing digital e sua influência na decisão de compra de Galinhos RN como destino turístico, para obter o resultado foi realizado traves de metodologia exploratória, utilizou-se uma entrevista com 43 indivíduos potenciais turistas da cidade de Galinhos-RN, realizou-se de forma online com perguntas sobre o perfil do turista e logo após com questões abertas sobre a percepção do mesmo relacionando o uso das redes sociais para decisão de compra da cidade Galinhos-RN como destino turístico. No trabalho foi enfatizado os canais e conteúdo e marketing digital, como colocado a amostra segue-se sendo 43 sujeitos em um universo composto por todas pessoas que podem escolher Galinhos como destino, os dados sofreram tratamento estatístico e foram expostos através de gráficos e posteriormente análise descritiva do conteúdo. Por fim, os resultados demonstram que os principais canais utilizados são as redes sociais, com destaque para o Instagram e Google, nesses locais são buscados informações sobre valores, transportes, infraestrutura, eventos da cidade, acessibilidade, meios de hospedagem e afins que condicionam Galinhos a um destino com bom custo benefício.
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    Dissertação
    Casos para ensino em Administração: um estudo do processo de avaliação de aprendizagem na percepção de docentes e discentes da UFRN e UFPB
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-01-29) Brito, Maria Isabel de Medeiros; Araújo , Maria Valeria Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; ; http://lattes.cnpq.br/6316535213402018; Brito, Max Leandro de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; Pessanha, Gabriel Rodrigo Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/8249746486373025
    À medida em que os casos para ensino são explorados e experimentados em sala de aula, faz-se necessário examinar todos os aspectos que compõem o ensino e a aprendizagem neste ambiente, como, por exemplo, a avaliação da aprendizagem. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa é compreender o processo de avaliação adotado na aplicação do método do caso para ensino em disciplinas de cursos de administração em duas IES brasileiras. A metodologia deste estudo tem caráter exploratório com abordagem qualitativa, respaldada pela postura interpretativista, a partir de um estudo multicaso em duas instituições federais de ensino superior. Os instrumentos de coleta de dados consistiram na realização de entrevistas semiestruturadas com 10 professores e 53 alunos que já passaram por disciplinas que tiveram a aplicação do método do caso para ensino. A técnica utilizada para a análise dos dados foi análise de conteúdo, apoiada também pelo software Iramuteq®. Os resultados evidenciaram que professores e alunos concordam que se utilizando o método do caso para ensino, a avaliação da aprendizagem é realizada por meio do método formativo, sobretudo a partir da participação dos alunos nos grupos, constituindose na primeira etapa no processo de avaliação na opinião dos dois grupos. A maioria dos professores relata que não possui instrumentos de avaliação predefinidos e a observação dos alunos é a forma mais utilizada entre eles. Além disso, identificou-se a preocupação dos docentes com a aprendizagem a partir do acompanhamento realizado por meio de feedback, seja no meio ou no fim do processo, apesar dos alunos não perceberem esse acompanhamento. Quanto às ações realizadas, professores e alunos coincidem suas respostas quando afirmam que há alguma ação realizada após o resultado da avaliação, a maioria dos professores relatando a importância de os alunos conhecerem a teoria antes de trabalharem o caso para ensino, por sua vez, os alunos relatam a falta de comunicação dos professores para explicar o caso em sala de aula, o que dificulta o envolvimento do estudante com a metodologia. Apresenta-se como dificuldade o afastamento com os sujeitos da pesquisa devido à COVID-19 e a impossibilidade de ampliação do estudo para outros estados da federação. Conclui-se este trabalho compreendendo, apesar de serem utilizados métodos de avaliação somativa, quando se aplicam casos para ensino, a avaliação formativa é uma ferramenta útil no desenvolvimento de novas competências.
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    TCC
    Clima organizacional e satisfação no trabalho: um estudo de caso no Supermercado Rede Mais Venâncio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-14) Nascimento, Heloisa Lino do; Brito, Max Leandro de Araújo; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Pignataro, Thelma
    O presente estudo tem como objetivo analisar o clima organizacional e a satisfação com o trabalho no Supermercado Rede Mais Venâncio, como forma de detectar oportunidades que possam realizar melhorias e desta forma proporcionar um ambiente de trabalho que os colaboradores almejam e conseqüentemente se sintam motivados a obter os resultados que venham a beneficiar a empresa. Com o estudo é possível constatar o nível de satisfação dos colaboradores, em vários setores da empresa e com realidades diferentes, segundo a percepção de cada um que é corpo da empresa. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa que consiste em um estudo de levantamento com os colaboradores da Rede Mais Venâncio. A coleta de dados se deu por meio de entrevista in loco que em algumas perguntas levantavam questões sobre motivação, interesses, satisfação na empresa e entre outros aspectos. Os resultados apresentaram um grau de satisfação consideravelmente bom, onde muitas das expectativas dos funcionários são atendidas. Deixando algumas coisas a desejar, como por exemplo anseios que os colaboradores possuem, entre elas, melhor remuneração, programa de metas, incentivos para o funcionário estudar e entre outros benefícios. Para atender estas demandas e reivindicações é importante que possa ser colocado em pratica algumas ferramentas que a gestão de pessoas disponibiliza, uma pesquisa de clima, um plano de ação visando realizar mudanças que influencie na motivação e satisfação dos mesmos. Como resposta a motivação, os funcionários trabalham sempre em busca a resultados positivos para a empresa.
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