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Dissertação Análise da usabilidade e da arquitetura da informação do Repositório Institucional da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-04) Koshiyama, Débora Costa Araújo Di Giacomo; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; ; http://lattes.cnpq.br/7753762932186347; ; http://lattes.cnpq.br/4288632736636334; Furtado, Cassia Cordeiro; ; http://lattes.cnpq.br/0332630687796918; Burgos, Taciana de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/0810842293933295informação de repositórios institucionais, optou-se pelo estudo de caso do Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Assim, questionou-se durante a pesquisa se a arquitetura da informação e o design da interface do Repositório Institucional da UFRN proporcionam a usabilidade para alunos de graduação, pós-graduação e bibliotecários da universidade, atendendo desse modo, ao interesse institucional de promover transparência e acesso livre às informações produzidas pelas pesquisas desenvolvidas. Estabeleceu-se, como hipótese da pesquisa, que a arquitetura da informação da interface do Repositório Institucional da UFRN, na versão 1.8.1, desfavorece a usabilidade na execução das tarefas pelos grupos de usuários do sistema. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação das técnicas de Avaliação Cooperativa, com dez alunos de pós-graduação, e Testes de Usabilidade do sistema do RI/UFRN, com um grupo representativo de usuários do sistema: dez bibliotecários e dez alunos de graduação. Os participantes realizaram tarefas representativas – “Busca” e “Submissão” de um artigo científico. Além das técnicas de avaliação, os participantes do Teste de Usabilidade responderam ao questionário sóciodemográfico e ao questionário de satisfação, adaptado de Questionnaire for User Interaction Satisfaction – QUIS (SHNEIDERMAN, 1998). A partir dos resultados obtidos por meio da Avaliação Cooperativa com alunos de pós-graduação e dos Testes de Usabilidade com alunos de graduação e bibliotecários, foram encontrados problemas de usabilidade e arquitetura da informação presentes no sistema do Repositório Institucional, tais como: rotulagem; tamanho da fonte; nomenclatura dos botões e falta de feedback do sistema. Após a identificação dos problemas apontados pelos usuários, foram atribuídos graus de severidade e elaborada uma lista de recomendações ergonômicas. Acredita-se que o redesign da interface do Repositório Institucional da UFRN, relativo às tarefas apresentadas na pesquisa, que considere que os aspectos de usabilidade e de arquitetura da informação, supracitados, contribuirão para melhoria no acesso e visibilidade das informações.Dissertação Análise de aspectos ergonômicos do colete tático - um estudo de caso na ROCAM-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-06-05) Costa, Karla Cristina Tavares; ; http://lattes.cnpq.br/0502404503486676; ; http://lattes.cnpq.br/2096519591290703; Saldanha, Maria Christine Werba; ; http://lattes.cnpq.br/9125249342119563; Burgos, Taciana de Lima;A presente dissertação tem como objetivo analisar os aspectos ergonômicos e funcionais do colete tático dos motopatrulheiros da polícia militar do RN e apresentar uma contribuição visando melhorar suas características técnicas conciliando agradabilidade e função tática, melhorando as condições laborais do motopatrulheiro. Partimos da seguinte hipótese: Considerando que os policiais customizam seus coletes táticos e observando como criam seus layouts e fazem uso dos dispositivos presentes nestas customizações, levanta-se a hipótese de que a partir das observações se possa chegar a uma compreensão do uso destes equipamentos, tanto nos quesitos positivos, quanto negativos. Para se comprovar a hipótese proposta pela dissertação, procedera-se a uma análise dos resultados obtidos pelas entrevistas no local de trabalho, questionários, filmagens em vídeo e fotos. Os resultados confirmaram a hipótese. Conseguiu-se compreender o uso do colete tático a partir da opinião dos usuários com relação a questões por eles mesmos apontadas. Pode-se, ainda, perceber que o usuário realiza intervenções baseadas na própria inventiva ou aprendida com a experiência de outro policialDissertação Audiovisual para dispositivos móveis: análise sociossemiótica da obra interativa Shield 5(2018-03-26) Mendes, Allisson Ronaldo da Silva; Burgos, Taciana de Lima; ; ; Figueiredo, Carolina Dantas de; ; Gomes, Marcelo Bolshaw; ; Pavan, Maria Angela;Os fluxos informacionais atuais são condicionados às novas condições espaço-temporais muito em função dos avanços sociais e das tecnologias digitais. Conceitos como mobilidade, ubiquidade e conectividade se fazem presentes em dispositivos e plataformas de mídia, permitindo novas formas de produzir, distribuir e consumir conteúdo. O presente trabalho tem o intuito de analisar a obra Shield 5 de acordo com os preceitos teórico-metodológicos da sociossemiótica de Landowski. Tendo em vista que se trata de um produto que incorpora o audiovisual aos dispositivos móveis através da plataforma de rede social Instagram, a interatividade se apresenta como uma configuração básica e atuante no processo. Nesse sentido, serão identificados e relacionados os elementos interativos da obra com os regimes de interação e sentido descritos por Landowski no seu sistema semiótico, pautado em quatro grandes comportamentos recorrentes: a programação, o acidente, a manipulação e o ajustamento.Dissertação Avaliação da usabilidade e da arquitetura da informação do site do Instituto do Cérebro da UFRN: um estudo de caso com base nas opiniões dos usuários da instituição(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-24) Silva, Gabriel Marcos da; Rosa, José Guilherme da Silva Santa; ; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; ; Silva, Gabriel Marcos da; Pinho, André Luis Santos de; ; http://lattes.cnpq.br/7753762932186347; Bezerra, Josenildo Soares; ; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062; Burgos, Taciana de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/0810842293933295O presente trabalho teve como objetivo elaborar uma lista de recomendações para o site do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com ênfase na identificação de falhas na usabilidade e na arquitetura da informação, por meio da aplicação de técnicas do design com usuários da instituição. A partir da aplicação das técnicas Cardsorting, aplicada com um grupo de seis pessoas (professor, técnicos administrativos e aluno da pós-graduação); entrevistas com o diretor do Instituto do Cérebro e com secretárias da graduação e pós-graduação; Avaliação Cooperativa, aplicada de duas formas: em grupo, com um grupo formado por seis pessoas que são integrantes do corpo técnico do Instituto do Cérebro e individualmente, com oito usuários (alunos da pós-graduação e técnicos administrativos do Instituto do Cérebro da UFRN) que desempenharam tarefas que são frequentemente realizadas por usuários pertencentes ao público-alvo no site do Instituto do Cérebro. Após cada sessão da Avaliação Cooperativa Individual foi aplicado um questionário de satisfação do usuário sobre sua percepção a respeito da usabilidade e da utilidade do site do ICe. Concluiu-se, portanto que, por meio da análise dos resultados e da triangulação dos dados obtidos em cada uma das técnicas aplicadas com usuários na presente pesquisa, foram verificados, dentre outros, problemas relacionados à utilização inadequada de elementos de interface, navegação, rotulagem de alguns termos do menu, e ainda, a ausência de campo de busca e integração com as redes sociais – além da ausência, posicionamento e formatação inadequada de informações que seriam de alta relevância para os usuários. Por fim, é apresentada uma lista de recomendações que poderá ser utilizada em futuro redesign da interface com vistas à melhoria da arquitetura da informação e usabilidade do site do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande Norte.Tese Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-07-23) Burgos, Taciana de Lima; Silva Neto, João Gomes da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708857E2; ; http://lattes.cnpq.br/081084229393329; Barros, Kasue Saito Monteiro de; ; http://lattes.cnpq.br/6586979705254421; Marquesi, Sueli Cristina; ; http://lattes.cnpq.br/6803520489692073; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Weck, João Tadeu; ; http://lattes.cnpq.br/0214220780499127Este estudo tem como objetivo analisar a comunicação gráfica de leiautes de hipermídia de interfaces voltadas à Educação a Distância via Internet. Tal proposta se justifica pela ampliação da oferta de cursos nessa modalidade e da consequente aplicação de elementos de hipermídia para ensino-aprendizagem. O método de análise envolveu a pesquisa netnográfica, dirigida aos cursistas do Ciclo Intermediário do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação, e a avaliação heurística das interfaces do Ambiente Virtual de Aprendizagem E-Proinfo e dos módulos desse Ciclo. Nessa avaliação observamos a aplicação dos atributos de usabilidade e o grau de interatividade de cada interface. Os resultados revelaram uma ineficiente aplicação dos atributos de usabilidade, o que implicou uma consequente redução dos graus de interatividade. Como proposição apresentamos o Design Virtual de Aprendizagem, um modelo leiaute de hipermídia, concebido para gerar usabilidade para os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e ampliar a aquisição de letramentos para cursistas e tutores. Essa proposta de desenho de hipermídia não objetiva a demarcação de modelos pré-concebidos, mas a proposta de leiaute na qual cada elemento de hipermídia é aplicado com vista a gerar uma navegabilidade intuitiva, mais ágil e eficiente, nesses ambientesDissertação Da colaboração à notícia: o discurso jornalístico e a sua relação de poder entre o App ComuniQ e o Portal NE10(2017-03-17) França, Tereza Suyane Alves de; Burgos, Taciana de Lima; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; ; http://lattes.cnpq.br/0810842293933295; ; http://lattes.cnpq.br/5121481858657054; Araújo, Allyson Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; Bronsztein, Karla Regina Macena Pereira Patriota;O presente trabalho tem como objetivo investigar o discurso jornalístico com a incorporação da informação colaborativa na construção dos seus enunciados. Estudamos, com base na analise de discurso à luz do pensamento de Michel Foucault, a influência de relações de poder na construção do discurso midiático em redes sociais digitais de colaboração e nas conexões que a mídia estabelece com a sociedade. Para tanto, analisamos o discurso de matérias factuais publicadas pelo Portal de notícias NE10, que foram construídas a partir de informações colaborativas, oriundas do aplicativo ComuniQ, ambos veículos de comunicação pertencentes ao Sistema Jornal do Commercio na cidade de Recife/PE. Utilizamos a analise do discurso como ferramenta teórico-metodológica para compreensão da argumentação da linguagem, além do método investigativo e interpretativo das informações disponíveis no aplicativo e as notícias no portal. Verificamos, primeiramente, que o fenômeno da participação do público tornou-se, em muitos casos, uma forma de sobrevivência e ampliação da audiência para alguns veículos de comunicação. Por outro lado, percebemos que o papel do jornalismo neste contexto, também encontra pressões para que seja remodelado e possa se adequar a potencialização da participação do público na captação de informações e produção de noticias, auxiliados pela expansão das tecnologias móveis digitais. No recorte específico, percebemos que a audiência conectada encontrou um vasto ambiente propício à interação, onde podem distribuir conteúdo e opinião, no entanto, não encontram semelhante liberdade e fala no Portal NE10 com o uso de seus conteúdos compartilhados.TCC O discurso dos memes da campanha Agro: a indústria-riqueza do Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-06) Mendonça, Marcia Souza; Costa, Luciana Miranda; Nobre, Luiz Fernando Dal Pian; Burgos, Taciana de LimaO presente trabalho analisa memes (SHIFMAN, 2003; NETA, 2017) criados a partir da campanha Agro: a indústria-riqueza do Brasil, veiculada pela Rede Globo desde 2016. Para isso, utilizou-se como metodologia a Análise Crítica do Discurso – ACD de Norman Fairclough (2001), com auxílio do jogo de imagens de Pêcheux (2010). Através da análise de onze memes representativos do conjunto coletado, concluímos que o conteúdo da campanha é utilizado tanto para a criação de memes que se opõem ao agronegócio, como de memes que reforçam uma imagem positiva do setor. Nos primeiros, observou-se principalmente o uso da ironia para a construção de memes que visam expor aspectos do agronegócio deixados de fora pela campanha. No segundo grupo, notamos o predomínio da remixagem do slogan para sua inserção em contextos que muito se distanciam do agronegócio, contribuindo assim para o fortalecimento da percepção do agronegócio enquanto um setor que “é tudo”, conforme afirmado pela campanha.Dissertação Divulgação científica para empoderamento institucional: o discurso da revista Darcy e a midiatização da academia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-22) Rossetti, Emili Adami; Maia, Kenia Beatriz Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/8600703674458800; ; http://lattes.cnpq.br/4519441165421926; Burgos, Taciana de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/0810842293933295; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; Gomes, Isaltina Maria de Azevedo Mello; ; http://lattes.cnpq.br/3715206085360657A ciência tem se mantido em posição hegemônica entre as diversas formas de conhecimento que possibilitam perceber nosso entorno. Após um movimento de introversão do campo científico, que oportunizou o empoderamento da academia, é crescente a discussão, na atualidade, sobre a necessidade de se divulgar o conhecimento da área para a sociedade. Nosso estudo se propõe a observar o discurso de divulgação científica institucional, levando em consideração as condições históricas que possibilitaram a emergência da ciência como legítima observação da natureza e do homem, bem como a outorga de credibilidade à mídia. Para tanto, temos como objeto de estudo os textos de editoriais da revista Darcy, de divulgação científica e cultural da Universidade de Brasília. Voltamo-nos para a observação do discurso de compartilhamento de saber pela mídia, abordando, para tal, os conceitos de campo, de Bourdieu, e de “profanação”, de Agamben, em consonância com noções da área de comunicação organizacional. Além deles, os conceitos de dispositivo, discurso e saber-poder empregados têm como base os estudos da escola francesa que os associam à necessidade de se pensar o poder como relação entre o discursivo e o nãodiscursivo, tendo Michel Foucault como importante expoente deste pensamento. A pesquisa, apoiada da Análise do Discurso de escola francesa, leva-nos a perceber um processo de mútua validação dos discursos científico e jornalístico, que se associam ao fortalecimento da própria instituição e do próprio campo científico, em textos que têm como pano de fundo o fortalecimento da imagem e da reputação institucionais.TCC Geomarketing e sua aplicação em estratégias de e-commerce: um estudo de caso em campanhas publicitárias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Albuquerque, Rayssa Norrara Soares de; Burgos, Taciana de Lima; Chacel, Marcela Costa da Cunha; Limeira, João AugustoA evolução das tecnologias e, por consequência, do marketing trouxe diversas possibilidades estratégicas e ferramentas para serem exploradas e otimizadas dentro do ambiente digital. Esse avanço tecnológico fomentou a aplicação de técnicas da informação voltadas a transações de bens e serviços, o chamado e-commerce. No que diz respeito a isso, a geolocalização se tornou uma ferramenta amplamente difundida, transformando e potencializando as ações de marketing digital para este mercado em expansão crescente. A análise da geolocalização dos usuários possibilita segmentar os públicos-alvo e entregar anúncios cada vez mais assertivos e personalizados, gerando conversões em vendas online. Essa estratégia revela uma das atuais tendências do marketing, fundamentada na inteligência sobre localização, o geomarketing. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é identificar e compreender a aplicação do geomarketing nas estratégias de marketing digital para e-commerce, em campanhas publicitárias no Brasil. Para este propósito, o método de investigação empregado é o estudo de caso.Dissertação O hipertexto eletrônico de meio ambiente : estratégias de leitura e navegação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-11-27) Burgos, Taciana de Lima; Silva, Olga Maria Tavares; ; http://lattes.cnpq.br/3654856659579727; ; Coelho, Maria das Graças Pinto; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704292T6; Pimenta, Sônia de Almeida; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784628U6A incorporação da informática na escola levou alunos a utilizar a internet e os sítios virtuais como suportes de conteúdos de ensino/aprendizagem. Prática esta que desafiou os alunos a ler por meio de hipertextos eletrônicos. Assim, buscamos conhecer quais estratégias de leitura e navegação os alunos do 2° e 3° anos do ensino médio, utilizam quando lêem os hipertextos eletrônicos do sítio virtualwww.ambientebrasil.com.br. A investigação foi realizada na Escola Estadual Jerônimo Rosado em Mossoró-RN. Nosso cerne teórico foi fundamentado nas Tecnologias Digitais, no tocante às características estruturais do hipertexto eletrônico e sua navegação, na Lingüística Aplicada, sobre o ato de ler e na Cognição, sobre a interação do leitor com o texto e o uso de estratégias de leitura na virtualidade. Como metodologia utilizamos o estudo de caso, que permitiu a união dos dados coletados, com questionários qualitativos, observação direta e filmagem. A pesquisa evidenciou que a coerência semântica e arquitetura dos hiperlinks; a quantidade de hipertextos eletrônicos por página; o hábito de leitura em sítios virtuais e a adição de elementos multimídia ao hipertexto e hiperlinks regem o emprego de estratégias de leitura específicas, como representam obstáculo à leitura quando aplicados inadequadamenteTCC A lógica da plataformização, dataficação e performatividade algorítmica e sua relação com os elementos do Marketing 5.0: uma análise da campanha Swipe Night: Killer Weekend do Tinder(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-30) Souza, João Carlos Cavalheiro de; Carvalho, Breno da Silva; Burgos, Taciana de Lima; Ferreira, Lissa Valeria FernandesEste estudo discute como a ação publicitária Swipe Night: Killer Weekend, do Tinder executada em 2021, se apropria da lógica de plataformização, dataficação e performatividade algorítmica (PDPA) e correlaciona com os elementos e conceitos do marketing 5.0 que foram aplicados na campanha. Para tanto, o presente artigo adota a netnografia guiada a partir do uso de dados arquivais como metodologia. Desdobram-se debates sobre os elementos do marketing 5.0 na produção de novos formatos de publicidade e traz à tona questões éticas quanto à utilização de informações sensíveis dos usuários cadastrados em um aplicativo no planejamento e execução de uma ação publicitária digital.TCC Marcas fictícias em jogos eletrônicos: influência em imersão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-06) Fraga, Ana Carolina da Silva; Burgos, Taciana de Lima; https://orcid.org/0000-0003-4687-9535; http://lattes.cnpq.br/0810842293933295; Parron, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/7761735373543450; Silva, Maria Aparecida Ramos da; https://orcid.org/0000-0003-4779-9553; http://lattes.cnpq.br/5650479904640058O objetivo deste estudo é examinar as definições de marcas fictícias e seu uso como mecanismo de imersão em narrativas de jogos eletrônicos. Revisitando as noções convencionais de marca e estendendo sua aplicação perante os conceitos definidos por Muzellec, Lynn e Lambkin (2012) no domínio de marcas fictícias, é proposta uma compreensão desta, bem como também aliá-la ao conceito de imersão a partir das pesquisas de Gasi (2022), considerando os papéis destes tópicos no âmbito dos games. O problema de pesquisa que norteia este estudo é: de que maneira as marcas fictícias, criadas especificamente para jogos eletrônicos, contribuem para a imersão e experiência nos ambientes virtuais? Ao desvincular-se das reproduções de marcas situadas do mundo real e, em vez disso, reproduzi-las de maneira autônoma, destaca-se que marcas especificamente desenvolvidas para integrar uma narrativa simulada ampliam a experiência de aprofundamento em espaços virtuais, nos casos especificamente estudados, de jogos eletrônicos. Esta pesquisa é qualitativa, baseada na revisão de literatura, sendo também exploratória e descritiva. Os objetivos específicos são examinar as definições de marcas fictícias, investigar a relação entre marcas fictícias e imersão em jogos eletrônicos, e explorar casos de jogos que utilizam marcas fictícias. Resultando, portanto, na percepção de como a utilização estratégica de marcas fictícias pode aprimorar a imersão, proporcionando melhor envolvimento e participação nos games.TCC Posicionamento e identidade: uma análise do rebranding de marcas durante a pandemia de covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-03) Aires, André G. de Oliveira; Burgos, Taciana de Lima; Burgos, Taciana de Lima; Santos, Rodrigo Parron; Arruda, Vanessa Stephanie de AzevedoA pandemia de COVID-19 impactou o mundo em todos os níveis possíveis e imagináveis. As marcas precisaram se reinventar para seguir no mercado e acompanhar seus consumidores. O presente trabalho analisa as ações de rebranding de marcas no período da pandemia de COVID-19. A partir de pesquisa exploratória, com revisão bibliográfica, foi realizado levantamento das empresas que efetuaram estas ações, com alterações que demarcaram um posicionamento de combate ao coronavírus. Utilizando a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), as peças das ações foram analisadas e categorizadas. Os conceitos de marca, branding e rebranding foram explorados a partir de autores como Kotler (2000), Aaker (1998), Tomiya (2010), Neumeier (2008), entre outros. A pesquisa demonstrou que empresas como Mercado Livre, Mcdonald’s, Coca-Cola, Dove, entre outras, efetuaram mudanças como parte de um posicionamento estratégico de humanização das marcas para para criar vínculos emocionais, identificação e aproximação de seus consumidores.TCC Práticas e processos de uma microinfluenciadora digital no Instagram(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-13) Souza, Ana Flávia Costa de; Libardi, Guilherme Barbacovi; Burgos, Taciana de Lima; Campos, Christiane CardosoCom o desenvolvimento tecnológico e avanço das conexões pela internet, observamos o marketing acompanhar esse movimento e migrar suas ferramentas para o meio online. Novos agentes foram acrescentados às estratégias de marketing, uma delas os influenciadores digitais. Logo, o presente trabalho tem o objetivo de analisar a criação de conteúdo da influenciadora digital Amanda Lorena para marcas voltadas ao público feminino. Para isso, houve levantamento bibliográfico pelo tema marketing digital e marketing de influência e entrevista semiestruturada com a influenciadora, com intuito de entender as especificidades do fenômeno e a profissionalização do micro influenciador. Como resultado observamos que influenciadores criam seus conteúdos voltados à criação de relacionamento com seu público, espontaneamente específico, fator que proporciona maior credibilidade na hora de veicular uma publicidade por enxergarem a voz do influenciador como uma voz amiga e confiávelDissertação Profissão Repórter: um estudo de caso das representações sobre o nordeste brasileiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-27) Alencar Júnior, Ubiratan Nascimento de; Nobre, Itamar de Morais; ; http://lattes.cnpq.br/8592622988364534; ; http://lattes.cnpq.br/8864062899230360; Mendes, Marcilia Luzia Gomes da Costa; ; http://lattes.cnpq.br/1853494257403195; Burgos, Taciana de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/0810842293933295; Kneipp, Valquiria Aparecida Passos; ; http://lattes.cnpq.br/6752069973644466; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; ; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143A pesquisa define-se como um Estudo de Caso que toma como objeto central o programatelevisivo Profissão Repórter, exibido semanalmente pela Rede Globo, às terças-feiras, nafaixa de horário das 23h40min. A meta foi identificar, em três episódios do programa, semprejuízo da observação criteriosa de outras edições, a presença ou não das teorias deautorreferencialidade, a força do contrato midiático, bem como quais as representaçõessociais. O objetivo foi perceber, fazendo uso de metodologias complementares, qual, de fato,é o “nordeste” apresentado pelo programa, sempre com a preocupação de discutir o que aunidade ou parte considerada (o corpus) sugere a respeito do “todo” e não a formatação deconceitos que generalizem o tema, ao considerar a abrangência da produção televisiva e seussentidos.Dissertação Publicidade e moda: um estudo sobre a materialidade da mídia e a produção de sentido na revista ffw>>mag!(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-09-16) Moura, Nayana Gurgel de; Hanke, Michael Manfred; ; http://lattes.cnpq.br/2211623026386163; ; http://lattes.cnpq.br/9643238251228597; Mendes, Marcília Luzia Gomes da Costa; ; http://lattes.cnpq.br/1853494257403195; Burgos, Taciana de Lima;A presente pesquisa se propõe a analisar a convergência entre comunicação e moda, que se manifesta na materialidade da mídia impressa, e como a linguagem proveniente desse suporte influencia na produção de sentido por parte do público alvo, que se concretiza no corpus de pesquisa composto por seis revistas ffw>>mag! referentes ao ano de 2011. O mecanismo conceitual aplicado busca investigar a produção de sentido partindo das características físicas antes de se interpretar o conteúdo da mensagem. Para tanto, empregamos a Teoria das Materialidades da Comunicação, que oferece um aparato investigativo dos meios em seu caráter material, e estes como influência nos processos e atos comunicativos. Metodologicamente, adotamos a Teoria Semiótica de origem peirceana, uma vez que seu foco de estudo reside na análise dos possíveis processos de produção de sentido. Por meio da Semiótica, alcançamos os níveis interpretativos que permitam solucionar as indagações provenientes dos objetivos da pesquisa, identificando e delineando os esquemas cognitivos e de inteligibilidade vinculados aos discursos provenientes da materialidade da mídia. As análises articuladas aos conceitos e teorias empregados neste trabalho apontam para a confirmação de que a materialidade da mídia revista comunica aos leitores na mesma intensidade que seu conteúdo. Ela disponibiliza uma prévia do conteúdo e informa as intenções da publicação, tanto pelo lado comercial, caracterizando o público consumidor que ela almeja, quanto do lado conceitual, demonstrando as ideias que deseja transmitir, onde a convergência da comunicação com a moda se manifesta na materialidade da mídia por meio da escolha dos materiais e formas de acabamentos e principalmente pela seleção e manipulação de imagens técnicas e cores provenientes dos ciclos da modaTCC Transformação digital no varejo alimentar: estudo de caso do cenário natalense(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-03) Pinheiro, Ana Luísa Holanda; Burgos, Taciana de Lima; http://lattes.cnpq.br/7181424788540177; Carvalho, Breno da Silva; Lira, LigiaÀ medida que a globalização conecta mais pessoas com negócios e fomenta a competitividade dos mercados, a Transformação Digital têm tornado-se uma pauta cada vez mais presente nas agendas das empresas. No cenário pandêmico, vivido desde 2020, esse processo se intensificou. Nesse sentido, o presente trabalho monográfico visa aprofundar no tema para entender de que formas a Transformação Digital pode impactar nas estratégias de comunicação, relacionamento com cliente e vendas de um segmento. Portanto, escolheu-se o segmento de varejo alimentar para ser analisado, sob uma perspectiva local, através de um estudo de caso que avalia três redes de supermercados do Natal-RN, comparando como estas empresas aplicaram estratégia omnichannel em suas ações de varejo, já veiculadas em redes sociais digitais, websites e aplicativos móveis. Constatou-se que as empresas analisadas precisam continuar se transformando digitalmente e consequentemente amadurecer a conexão entre seus canais, para manutenção da competitividade no mercado, a longo prazo.Dissertação A TV na segunda tela: um estudo sobre a interação via aplicativo(2016-03-17) Leite, Dayanne Cristine de Oliveira; Burgos, Taciana de Lima; ; ; Gomes, Marcelo Bolshaw; ; Brito, Yvana Carla Fechine de;O hábito de usar uma segunda tela enquanto se assiste à televisão é uma das mais recentes experiências interativas dos telespectadores. O conteúdo televisivo tem se expandido para dispositivos móveis, como tablets e celulares, em consequência da convergência dos meios, da digitalização dos dados e de uma postura mais participativa da audiência que não abre mão de interagir, seja com o conteúdo ou com outras pessoas durante sua experiência televisiva. Tal relação com a mídia contribui para uma nova produção de sentidos ainda carente de análises. Diante do exposto, esta dissertação visa analisar, por meio de um estudo de caso, como se dá a produção de sentidos na relação de poder e controle que ocorre na interação entre a audiência conectada e conteúdo interativo do aplicativo móvel BBB15, do programa Big Brother Brasil, da Rede Globo de Televisão, tendo em vista a aplicação dos conceitos de Hipermediações de (Scolari, 2008), de Cultura participativa por (Jenkins; Ford; e Green, 2014) e de Transmidiação por (Fechine, 2013, 2014).Dissertação O universo das imagens técnicas e a xilogravura na sociedade midiática: um estudo de caso na perspectiva teórica de Vilém Flusser(2016-02-15) Brito, Geórgia Monteiro Gomes de; Hanke, Michael Manfred; ; ; Burgos, Taciana de Lima; ; Santos, Cesar Augusto Baio;A imagem técnica, apresentada na teoria de Vilém Flusser como expoente de toda uma concepção imagética característica da sociedade midiática, constitui o ponto de partida através do qual analisamos nesta pesquisa algumas das implicações trazidas pela revolução digital das mídias. Utilizamos a técnica da xilogravura como estudo de caso do comportamento adquirido por tais mídias dentro de novos contextos comunicacionais, que envolve desde a perda dos suportes tradicionais até a sua imersão no meio digital. Ao investigar a evolução da xilogravura como mídia e objeto técnico, encontramos um caminho possível de análise dos diferentes tipos de produção material e simbólica que se inserem no universo das imagens técnicas, bem como da produção de sentido que é implicada e representada por esta mídia. Palavras-chave: Imagem técnica. Sociedade midiática. Teoria de Vilém Flusser. Xilogravura.