Navegando por Autor "Cândido, Isamabéli Barbosa"
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Tese Do romanesco à cena: transbordamentos infinitos em Querô, uma reportagem maldita de Plínio Marcos(2018-04-09) Cândido, Isamabéli Barbosa; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; ; ; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; ; Moura, Monize Oliveira; ; Seixas, Rebeka Caroça; ; Collaço, Vera Regina Martins;Este trabalho faz uma reflexão teórica de aspectos relativos à nova forma dramatúrgica, em desenvolvimento no teatro brasileiro moderno e contemporâneo, trata-se de um estudo, a partir das leituras de Querô, uma reportagem maldita, de Plínio Marcos (1992, 2003, 2009). Compara-se, neste percurso, a adaptação do romance pelo próprio Plínio Marcos para o texto dramatúrgico e a apropriação, nos termos de Beigui (2006), que culmina no espetáculo, elaborado pelo grupo teatral de São Paulo, o Galpão Folias d‟Arte, com o objetivo de discutir criticamente as leituras e construção dessas produções. Observou-se que o processo apropriativo resulta em uma forma dramatúrgica profundamente ligada às propostas de Jean-Pierre Sarrazac (2000, 2011, 2012), uma vez que aponta para o “rapsódico”, sobretudo porque se percebe nas várias leituras de Querô uma forma mais livre, cujos limites entre mimese e diegese estão tênues, como um conceito que amplia a mudança de paradigma, o “drama- da- vida” (termo do próprio Sarrazac). Pesquisa-se também sobre a romancização, uma vez que o conceito de “rapsódia”, pensado por Sarrazac (2002; 2012), de algum modo, está relacionado à discussão apresentada por Bakhtin (1998) sobre a “romancização”. Esta Tese, incluída no âmbito dos estudos comparativos, devido apresentar um caráter intermidial, propõe discutir, através da análise/comparação de Querô, os elementos do trágico, tendo em vista que, nela, se defende a presença de um “trágico do quotidiano” bem como, conforme Sarrazac (2013), a presença do homem comum, o impersonagem que vai sustentar o princípio do trágico no autor trabalhado.