Navegando por Autor "Cabral, Gabriela de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Ensino da matemática na educação de adultos em contexto remoto: uma reflexão a partir do Programa Mulheres Mil no IFRN – Campus Natal Cidade Alta(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-08) Cabral, Gabriela de Oliveira; Cordeiro, Anna Gabriella de Souza; http://lattes.cnpq.br/5461154786094370; Abbiati, Andréia Silva; Silva, Eduardo Sebastião daO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o ensino da matemática para mulheres adultas a partir da oferta do curso de qualificação profissional de artesã em bordado à mão, que compõe o Programa Mulheres Mil desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Em seu caráter metodológico a pesquisa consiste em um relato de experiência, sendo considerada como exploratória-descritiva e possuindo uma abordagem qualitativa. O referencial teórico do trabalho está amparado em diferentes autores e aborda conceitos e explicações sobre a educação de adultos, o ensino da matemática e a base legal do Programa Mulheres Mil. A pesquisa concluiu que a educação de adultos precisa ser pautada em uma ação dialógica e crítica-reflexiva; assim como o ensino da matemática necessita ser efetivado de forma significativa para os educandos e baseado em uma abordagem exploratória, como também na busca por soluções para problemas criativos relacionados ao cotidiano dos aprendizes.