Navegando por Autor "Ciríaco, César Henrique de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Arquitetura escolar bioclimática pós covid-19: estudo preliminar de centro de educação infantil e alfabetização com abordagem montessoriana(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-18) Vieira, Beatriz de Morais; Rodrigues, Clara Ovídio de Medeiros; Pedrini, Aldomar; https://orcid.org/0000-0002-6607-2176; http://lattes.cnpq.br/9012296636400514; https://orcid.org/0000-0003-4359-1026; http://lattes.cnpq.br/5499175480089878; Cavalcante, Eunádia Silva; https://orcid.org/0000-0002-9245-4995; http://lattes.cnpq.br/1742544253160099; Ciríaco, César Henrique de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1530699223563763Este trabalho final de graduação tem como objetivo geral elaborar um estudo preliminar de um centro de educação infantil e alfabetização com abordagem montessoriana, pós COVID-19, com ênfase em estratégias bioclimáticas. A abordagem partiu da identificação das principais necessidades espaciais para a aplicação da metodologia de ensino montessoriana. Foram identificadas as medidas passivas de resfriamento por radiação térmica e ventilação natural diurna e noturna para proporcionar conforto térmico e taxas de renovação de ar necessárias para evitar a transmissão do vírus pelo ar. Foi realizado um aprofundamento teórico acerca dos temas juntamente com estudos de referência e estudos das condicionantes legais e ambientais. A análise deste conjunto de informações resultou no conceito “edifício que respira”, de forma que as ações essenciais para vida, como respirar e habitar juntos o mesmo espaço, sejam reestabelecidas. O processo projetual se desenvolveu gradativamente, com alternativas formais e funcionais para explorar ambientes de aprendizagem presenciais mais seguros. O resultado é uma escola com 410 m² construídos em pavimento térreo, para o atendimento de 80 crianças de dois a seis anos de idade, com alta permeabilidade ao vento e massa térmica pesada devidamente sombreada por dispositivos e vegetação integrada, que atende as premissas de projeto.Dissertação Um lugar onde os espaços ensinam: anteprojeto arquitetônico de uma escola infantil e fundamental I em Parnamirim/RN(2016-08-17) Ciríaco, César Henrique de Oliveira; Dantas, George Alexandre Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9782385817332156; ; http://lattes.cnpq.br/1530699223563763; Kowaltowski, Doris Catharine Cornelie Knatz; ; http://lattes.cnpq.br/2142163449017349; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; ; http://lattes.cnpq.br/3061713076071714; Nascimento, José Clewton do; ; http://lattes.cnpq.br/3481803473530409Esse Trabalho de Conclusão de Curso aborda o tema escola e a sua relação com o espaço projetado, e tem como ênfase a arquitetura bioclimática e flexibilidade, de forma aplicada a um anteprojeto de uma unidade de ensino infantil e fundamental I em um terreno no município de Parnamirim/RN. É uma reflexão sobre a maneira como a arquitetura de edifícios escolares pode transmitir ensinamentos, além de dialogar com o projeto pedagógico e proporcionar melhor desempenho em relação ao conforto a partir da observância das condicionantes climáticas do local, no caso em estudo a Zona Bioclimática 08. O desenvolvimento do anteprojeto foi embasado em uma revisão de assuntos ligados aos temas escola, flexibilidade e arquitetura bioclimática, bem como estudos de referência em projetos de edifícios escolares. O processo de desenvolvimento da proposta conta com a descrição de suas etapas, desde a análise das condicionantes projetuais, passando pela arquitetônica, a definição do conceito do projeto e estudos preliminares. A escola tem como público alvo crianças na faixa etária de 4 a 10 anos e conta com 7 salas de aula, podendo atender 160 alunos por turno. A área projetada é de 1.943,37m² que é implantada em pavimento térreo num terreno com 6.141,99m². A fim de verificar a eficiência da edificação quanto ao conforto ambiental foi escolhida a sala de aula para simulações e avaliações de ventilação natural, sombreamento e iluminação natural, para o que foram utilizadas planilhas e ferramentas computacionais. Os resultados obtidos demonstram a eficiência das soluções apresentadas na proposta, atendendo a meta indicada na programação arquitetônica.