Navegando por Autor "Coelho, Pâmela Cadima"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese Construção do "Janelas para Leitura": programa de intervenção desenvolvimental da leitura e escrita(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-31) Coelho, Pâmela Cadima; Pires, Izabel Augusta Hazin; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; https://orcid.org/0000-0001-5553-872X; http://lattes.cnpq.br/5636170660209878; Aragão, Laura Carolina Lemos; http://lattes.cnpq.br/2483750227081155; Anauate, Carla; https://orcid.org/0000-0001-6929-6813; http://lattes.cnpq.br/3687479051453259; Facci, Marilda Gonçalves Dias; http://lattes.cnpq.br/2222738235813129; Puentes, Roberto Valdés; https://orcid.org/0000-0001-8936-9362; http://lattes.cnpq.br/7209641521030831O objetivo geral desta tese foi desenvolver um programa de intervenção desenvolvimental voltado para crianças com dificuldades na aquisição da leitura e escrita, fundamentado na matriz ontoepistemológica da neuropsicologia histórico-cultural. A pesquisa foi estruturada em três etapas, cada uma com objetivos específicos que contribuíram para o desenvolvimento do estudo. Na Etapa 1, investigaram-se os processos de leitura e escrita a partir de três níveis de análise: linguístico, psicológico e neuropsicológico. A Etapa 2 envolveu o estudo das metodologias de ensino soviéticas, tanto no âmbito da formação educacional, quanto da educação reabilitadora, no contexto da neuropsicologia histórico-cultural e da Teoria da Aprendizagem Desenvolvimental. Por fim, a Etapa 3 concentrou-se na elaboração do “Janelas para Leitura”: programa de intervenção desenvolvimental da leitura e escrita, com ênfase na definição de sua estrutura e conteúdo. O programa integra aspectos neuropsicológicos, linguísticos e educacionais, visando potencializar a apropriação da linguagem escrita por meio de um método fonológico, reflexivo e consciente. Organizado de forma progressiva, o programa segue uma sequência metodológica que respeita o aumento da complexidade grafo-fonêmica do português. Além disso, oferece adequações para diferentes perfis clínicos, considerando as particularidades das dificuldades apresentadas pelas crianças. Assim, o Janelas para Leitura não apenas contribui para a superação das dificuldades na aquisição da leitura e escrita, mas também busca promover um processo formativo que favorece o desenvolvimento linguístico e psicológico de maneira integrada.