Navegando por Autor "Correia, Thereza Raquel Garcia Silva"
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Artigo Avaliação formal de prescrições odontológicas no âmbito da atenção primária em município do Seridó Potiguar(Associação do Curso de Pós-graduação em Medicina e Saúde (ACPgMS), 2019-04) Batista, Almária Mariz; Correia, Thereza Raquel Garcia SilvaContexto: Prescrições não conformes com a legislação podem comprometer a segurança do paciente, evidenciando fragilidades na qualidade do serviço de saúde. Objetivo: Avaliar as prescrições de medicamentos elaboradas por cirurgiões-dentistas, no âmbito da atenção primária, de acordo com a legislação em vigor. Método: Estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado nas 23 unidades básicas de saúde do município de Caicó, RN, no período de julho de 2017 a dezembro de 2018, de análise das segundas vias das prescrições elaboradas por cirurgiões-dentistas durante o ano de 2016, arquivadas nas farmácias dessas unidades. As prescrições foram avaliadas segundo o cumprimento do disposto nas Leis nos 5.991, de 1973, e 9.787, de 1999, e a Resolução (RDC/Anvisa) nº 20, de 2011. Resultados e Discussões: Dentre os itens não conformes com a legislação, destacam-se a ausência de idade e sexo do usuário, na totalidade das prescrições, de informações que permitam contatar o prescritor e de carimbo e assinatura do farmacêutico atestando dispensação, na imensa maioria delas, e da especificação da duração do tratamento em uma terça parte. Conclusão: Evidencia-se necessidade incluir, na formação de odontólogos, o ensino das boas práticas de prescrição, considerando aspectos legais, farmacológicos e de segurança do paciente, e a de sensibilizar cirurgiões-dentistas, demais profissionais de saúde e gestores para a adoção de práticas seguras por ocasião de seus processos de trabalhoDissertação Conhecimento sobre os atributos da Atenção Primária por residentes de uma universidade pública no interior do Nordeste Brasileiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-13) Correia, Thereza Raquel Garcia Silva; Lucena, Eudes Euler de Souza; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250; http://lattes.cnpq.br/3221998358746584; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Oliveira, Lucidio Clebeson de; http://lattes.cnpq.br/3928939831395390A Estratégia de Saúde da Família amplia as possibilidades de acesso aos serviços e aos cuidados para a manutenção da saúde através de diferentes olhares e saberes. Os atributos essenciais e derivados são elementos estruturantes da Atenção Primária à Saúde servindo como instrumentos de avaliação e monitoramento de sua qualidade. Neste contexto, programas de formação profissional em saúde, voltados à Atenção Primária à Saúde, devem apresentá-los como eixo que estrutura as práticas profissionais. O presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento sobre os atributos da APS pelos residentes do programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica e do programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Escola Multicampi de Ciências Médicas. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, exploratória no qual foi aplicado questionário de nível de conhecimento quanto a abordagem dos atributos da Atenção Primária à Saúde no processo de formação, e ainda da aplicação do Primary Care Assesment Tool Brasil versão Profissionais com 37 alunos de ambos os programas de residência e que estão inseridos nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios de Caicó/RN e Currais Novos/RN, no período de abril à setembro de 2022. Dos dados coletados, o atributo acesso de primeiro contato (acessibilidade) apresentou o menor escore (3,04), sendo a coordenação – sistemas de informação, o componente com maior escore (8,07), dentre os demais apenas integralidade – serviços disponíveis (7,03) e orientação familiar (8,01) obtiveram escores satisfatórios. Tanto o Escore Essencial (5,97) quanto o Escore Geral (5,92) estiveram abaixo da média. É possível concluir que existe uma deficiência de conhecimento dos residentes quanto aos atributos, assim como na abordagem dos mesmos na prática dos serviços de saúde e levando em consideração que pode ser um reflexo da falta de um direcionamento específico aos atributos como eixo estruturante nos projetos político-pedagógicos dos programas de residências, tendo em vista que ela é utilizada como principal cenário dentro do processo de formação.