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Navegando por Autor "Correia, Thereza Raquel Garcia Silva"

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    Artigo
    Avaliação formal de prescrições odontológicas no âmbito da atenção primária em município do Seridó Potiguar
    (Associação do Curso de Pós-graduação em Medicina e Saúde (ACPgMS), 2019-04) Batista, Almária Mariz; Correia, Thereza Raquel Garcia Silva
    Contexto: Prescrições não conformes com a legislação podem comprometer a segurança do paciente, evidenciando fragilidades na qualidade do serviço de saúde. Objetivo: Avaliar as prescrições de medicamentos elaboradas por cirurgiões-dentistas, no âmbito da atenção primária, de acordo com a legislação em vigor. Método: Estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado nas 23 unidades básicas de saúde do município de Caicó, RN, no período de julho de 2017 a dezembro de 2018, de análise das segundas vias das prescrições elaboradas por cirurgiões-dentistas durante o ano de 2016, arquivadas nas farmácias dessas unidades. As prescrições foram avaliadas segundo o cumprimento do disposto nas Leis nos 5.991, de 1973, e 9.787, de 1999, e a Resolução (RDC/Anvisa) nº 20, de 2011. Resultados e Discussões: Dentre os itens não conformes com a legislação, destacam-se a ausência de idade e sexo do usuário, na totalidade das prescrições, de informações que permitam contatar o prescritor e de carimbo e assinatura do farmacêutico atestando dispensação, na imensa maioria delas, e da especificação da duração do tratamento em uma terça parte. Conclusão: Evidencia-se necessidade incluir, na formação de odontólogos, o ensino das boas práticas de prescrição, considerando aspectos legais, farmacológicos e de segurança do paciente, e a de sensibilizar cirurgiões-dentistas, demais profissionais de saúde e gestores para a adoção de práticas seguras por ocasião de seus processos de trabalho
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    Dissertação
    Conhecimento sobre os atributos da Atenção Primária por residentes de uma universidade pública no interior do Nordeste Brasileiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-13) Correia, Thereza Raquel Garcia Silva; Lucena, Eudes Euler de Souza; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250; http://lattes.cnpq.br/3221998358746584; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Oliveira, Lucidio Clebeson de; http://lattes.cnpq.br/3928939831395390
    A Estratégia de Saúde da Família amplia as possibilidades de acesso aos serviços e aos cuidados para a manutenção da saúde através de diferentes olhares e saberes. Os atributos essenciais e derivados são elementos estruturantes da Atenção Primária à Saúde servindo como instrumentos de avaliação e monitoramento de sua qualidade. Neste contexto, programas de formação profissional em saúde, voltados à Atenção Primária à Saúde, devem apresentá-los como eixo que estrutura as práticas profissionais. O presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento sobre os atributos da APS pelos residentes do programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica e do programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Escola Multicampi de Ciências Médicas. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, exploratória no qual foi aplicado questionário de nível de conhecimento quanto a abordagem dos atributos da Atenção Primária à Saúde no processo de formação, e ainda da aplicação do Primary Care Assesment Tool Brasil versão Profissionais com 37 alunos de ambos os programas de residência e que estão inseridos nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios de Caicó/RN e Currais Novos/RN, no período de abril à setembro de 2022. Dos dados coletados, o atributo acesso de primeiro contato (acessibilidade) apresentou o menor escore (3,04), sendo a coordenação – sistemas de informação, o componente com maior escore (8,07), dentre os demais apenas integralidade – serviços disponíveis (7,03) e orientação familiar (8,01) obtiveram escores satisfatórios. Tanto o Escore Essencial (5,97) quanto o Escore Geral (5,92) estiveram abaixo da média. É possível concluir que existe uma deficiência de conhecimento dos residentes quanto aos atributos, assim como na abordagem dos mesmos na prática dos serviços de saúde e levando em consideração que pode ser um reflexo da falta de um direcionamento específico aos atributos como eixo estruturante nos projetos político-pedagógicos dos programas de residências, tendo em vista que ela é utilizada como principal cenário dentro do processo de formação.
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