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Navegando por Autor "Costa, Antônio Marcos de Morais"

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    Dissertação
    Paisagem urbana de Currais Novos: uma leitura a partir do Ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos: EJA, com a utilização de Sequência Didática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-26) Costa, Antônio Marcos de Morais; Silva, Jeane Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-5879-0856; http://lattes.cnpq.br/8619939504734686; Lacé, Andréia Mello; Morais, Ione Rodrigues Diniz; https://orcid.org/0000-0001-6629-8047; http://lattes.cnpq.br/9233980341514642
    O estudo investigou os problemas presentes no ensino de Geografia na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), altos índices de evasão, falta de interesse dos estudantes trabalhadores, impactando diretamente na formação acadêmica e cidadã destes. Apresenta um breve memorial reflexivo da EJA em nosso país, destacando as condições estruturais e políticas para seu funcionamento, bem como os obstáculos devidos à falta de políticas públicas efetivas que garantissem seu funcionamento e impactassem positivamente, revertendo questões que dificultam a participação e o aprendizado dos estudantes. Partindo da questão central, evasão e desengajamento dos estudantes, sugeri a análise de como a implementação de uma sequência didática integrada com um diário de bordo influenciaria o engajamento e a aprendizagem dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, na modalidade EJA. Assim, o objetivo geral da pesquisa foi elaborar uma sequência didática, aplicada em turmas de EJA de Geografia e complementada pelos objetivos específicos, avaliar os impactos históricos e as políticas públicas voltadas para EJA, construir uma sequência didática e um diário de bordo para uso em sala e aplicar a sequência didática, com tempos de aulas na escola e aula de campo. A proposta justificou-se como uma reação aos problemas estruturais e provisórios que afetam o ensino de Geografia na modalidade, ao propor uma ação reflexiva abrangente, construindo caminhos alternativos à realidade existente. No desenvolvimento da pesquisa, aplicamos pesquisa documental, bibliográfica, exploratória e de campo. Ao considerar a metodologia para a aplicação da sequência, fundamentamo-nos na construção dialogada sobre o tema, produção de recursos didáticos, escrita e a aula de campo, orientada a partir do preenchimento do diário de bordo. A ideia aponta a possibilidade de educação geográfica, como abordagem de aprendizagem, considerando que foi planejada de forma a preparar os discentes para a compreensão de seu protagonismo na (re)construção do recorte espacial em que vivem. A ênfase da aula de campo foi o espaço urbano central de Currais Novos. No percurso formativo, cada estudante participante preencheu o seu diário de bordo, entregue e orientado para uso. A necessidade de uma formação docente mais abrangente e sensível às demandas da EJA, bem como a importância de estratégias flexíveis e criativas para enfrentar os desafios educacionais, a utilização de metodologias ativas e as fragilidades de frequência e permanência dos estudantes, são algumas das conclusões, evidenciadas nesse relatório. Em suma, a pesquisa visou superar os obstáculos enfrentados no ensino de Geografia na EJA, promovendo uma compreensão mais profunda do conceito de paisagem urbana e suas interações com a vida dos estudantes, para tornar o ensino mais acessível, significativo e transformador, sugerindo uma alternativa de aprendizagem viável e flexível, possível de ser aprimorada e aplicada nas diversas experiências de ensino da EJA brasileiro. Por fim, o relatório apresenta um compilado dos resultados levantados, das vivências da utilização da sequência didática e diário de bordo e os resultados obtidos enquanto professor pesquisador, fruto da imersão e realização do estudo.
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