Navegando por Autor "Costa, Krisia Thayná Lima da"
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TCC Doutores Mirins: promovendo a saúde auditiva no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Costa, Krisia Thayná Lima da; Araújo, Eliene Silva; Araújo, Eliene Silva; Correia, Rafaela Bezerra Façanha; Speri, Maria Raquel BasílioIntrodução: A deficiência auditiva constitui um problema de saúde pública e o desenvolvimento de ações de educação em saúde é essencial, tendo em vista o elevado percentual de causas da deficiência auditiva passíveis de prevenção. No Rio Grande do Norte esta preocupação torna-se mais relevante pela incidência de deficiências e pela restrita cobertura pelos serviços de saúde auditiva Objetivo: Analisar a eficácia da capacitação de crianças do ensino fundamental acerca da saúde auditiva. Metodologia: Participaram do estudo 101 alunos do 3° e 5° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas da capital e de uma cidade do interior do Rio Grande do Norte. Iniciou-se com um piloto e para melhor delineamento, a metodologia foi estruturada em etapas: 1ª atividade presencial; 2ª conteúdo à distância, 3ª avaliação pós-capacitação Resultados: Foi verificado que todas as escolas obtiveram resultados satisfatórios no desempenho dos alunos. Além disso, demonstraram maior diferença de desempenho nas categorias de audição e perda auditiva, causas e forma de prevenção. Conclusão: de forma geral a capacitação de crianças do ensino fundamental na área de saúde auditiva foi eficaz, e constitui parte fundamental para o processo de disseminação da informação. Além disso, quando unida à multiplicação do conhecimento para a comunidade, pode proporcionar impactos positivos para a promoção de saúde.Artigo Effectiveness of an online continuing education course in infant hearing health for primary care professionals(International Journal of Audiology, 2022-03-28) Araujo, Eliene Silva; Oliveira, Maria Taiany Duarte de; Alvarenga, Katia de Freitas; Costa, Krisia Thayná Lima daObjective: To evaluate the effectiveness of an online continuing education course on infant hearing health for primary care professionals. Design: A prospective longitudinal study with interrupted time series pre-test/post-test design. The effectiveness of the online course was assessed by comparing pre- vs. post-training performance and ana lysing responses to evaluations of the quality of the course. Study sample: The sample comprised individuals enrolled between September 2018 and August 2019 in a Ministry of Health course, “Actions in primary care for the early identification of hearing impairment” offered on the AVASUS platform. Results: Of the 2908 individuals registered, 1842 (63.3%) completed the course. Their ages ranged from 18 to 77 years, and 67.4% of them were females. Students and doctors were overrepresented among the enrollees. All Brazilian states were included in the sample. Comparisons of pre- and post-training perform ances showed a significant improvement in knowledge, and 99.3% of the participants provided positive comments regarding the quality of the course. Conclusions: The course is an effective distance learning tool on infant hearing health for primary care professionals. The online course circumvents the limitations posed by geographical barriers and also facili tates decentralisation.Artigo Percepção dos pais sobre hipersensibilidade auditiva de crianças com sinais clínicos de risco para o Transtorno do Espectro do Autismo(Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 2022) Araujo, Eliene Silva; Costa, Krisia Thayná Lima da; Assenço, Ana Manhani Cáceres; Giacchini, Vanessa; https://orcid.org/0000-0002-3675-4651Objetivo: Averiguar a ocorrência e o tipo de hipersensibilidade auditiva em crianças com sinais clínicos de Transtorno do Espectro do Autismo por meio do relato dos pais no contexto da pandemia da COVID-19. Método: Trata-se de um estudo transversal e descritivo, composto por pais de 11 crianças com sinais clínicos de risco para Transtorno do Espectro do Autismo. As crianças eram de ambos os sexos, com média de 44,8 meses de idade. Os pais responderam, por meio de contato telefônico, a um questionário, previamente validado, sobre comportamentos de hipersensibilidade auditiva de seus filhos. Foi considerado como sinalizador de hipersensibilidade a pontuação igual ou superior a oito pontos no escore geral. Resultados: 63,6% das crianças apresentaram resultado indicativo de hipersensibilidade e 54,5% obtiveram pontuação máxima nas questões relacionadas à irritabilidade a sons específicos. Os sons citados como geradores de irritabilidade foram: palmas, fogos, gritos, ferramentas de construção, canto e toque de celular. Conclusão:Constatou-se ocorrência de hipersensibilidade auditiva, especialmente relacionada à irritabilidade, o que sugere relação com o sistema límbico e, portanto, pode remeter à misofonia. Assim, torna-se importante a equipe multidisciplinar atentar-se à ocorrência e a características de hipersensibilidade dessa população, a fim de maximizar condições favoráveis à reabilitação