Navegando por Autor "Duarte Júnior, Nestor Gomes"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação A assistência estudantil e as cotas sociais nas universidades estaduais do nordeste: as faces do acesso ao direito(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-11-25) Duarte Júnior, Nestor Gomes; Silva, Telma Gurgel da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708644H9; ; http://lattes.cnpq.br/0427110788194532; Oliveira, Iris Maria de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701351Z3; Pontes, Verônica Maria de Araujo;O presente trabalho discorre acerca da educação superior na sociedade brasileira ressaltando a luta da classe trabalhadora, no que concernente ao acesso à universidade pública, bem como destaca as contradições implícitas nas cotas sociais adotadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES). O objetivo central deste trabalho constitui-se em apresentar a análise da assistência estudantil das universidades estaduais do Nordeste que adotam as cotas sociais como critério de acesso dos seus discentes, apresentando como lócus investigativo as seguintes universidades: UERN, UEPB, UPE e UENAL. O trabalho apresenta os resultados de um estudo qualitativo, a partir de uma análise documental, baseado no materialismo histórico e dialético em que se realizou a leitura dos dados a partir das seguintes categorias analíticas: Educação superior, Cotas sociais e Assistência estudantil. Como principais resultados, destaca-se que a implantação das cotas como mecanismo de acesso à educação superior não tem sido determinante para a forma de planejamento e execução da assistência estudantil nas universidades investigadas; é latente a heterogeneidade com que as universidades lidam com as ações de apoio à permanência discente. E é esta heterogeneidade e a variação na forma de condução e entendimento da assistência estudantil, que refletem a falta de priorização com as ações de apoio à permanência discente no contexto das IES investigadas; os programas de apoio à permanência são concentrados nos campi centrais onde se situam as sedes administrativas das universidades, penalizando os estudantes matriculados nas unidades avançadas; Ainda destacamos que não há articulação entre os programas e os projetos vinculados à assistência estudantil com as ações vinculadas ao ensino, pesquisa e extensão nas universidades investigadas, o que acaba por caracterizar a assistência estudantil como uma ação isolada e pontualTCC Serviço social e educação: uma análise sobre as atribuições do (a) assistente social no âmbito educacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Silva, Leila Priscila Vilela Henriques da; Pereira, Alane Karine Dantas; Duarte Júnior, Nestor Gomes; Oliveira, Íris Maria deO estudo analisa as atribuições do (a) Assistente Social no âmbito educacional, considerando que a escola passa a ser invadida por questões que ultrapassam a competência da equipe pedagógica, muitas delas frutos de mudanças ocorridas no cenário político e econômico nacional e mundial. Levando em conta tais fatores, a escola necessita desenvolver estratégias de enfrentamento a essas demandas cada vez mais comum nesse espaço. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo compreender e analisar as atribuições do (a) Assistente Social no âmbito educacional, a partir da análise sobre a inserção desse profissional na política de Educação; da Identificação das demandas que surgem para o Serviço Social na educação diante das transformações societárias; além disso, especificar as competências e atribuições privativas do (a) Assistente Social nesse espaço sócio ocupacional de acordo com os parâmetros do Conselho Federal de Serviço Social - CFESS; e por fim, outro elemento que se revelou importante nesse estudo refere-se ao acompanhamento da luta do CFESS pela aprovação do Projeto de Lei Educação (PL 3688/2000). Portanto, a pesquisa realizada abordará a trajetória desse profissional na política educacional, suas competências e atribuições privativas, bem como os projetos de lei existentes que visam à introdução do assistente social no quadro de profissionais da educação. Optou-se como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica e documental, com aporte teórico em autores que abordam o tema trabalhado ou relacionado a ele. A partir da análise realizada, pode-se mencionar que a presença do (a) Assistente Social na educação é urgente, e vem ganhando força, pois as expressões da questão social tornam-se cotidianas. Porém, há muitos desafios a serem superados, como o contexto político e econômico que restringe os gastos no âmbito social, ao mesmo tempo em que desafia o profissional a materializar seu Projeto Ético Político Profissional a partir de suas ações nesse contexto adverso; o pouco conhecimento sobre a profissão de serviço social, fazendo com que os Projetos de Lei estabeleçam aos assistentes sociais práticas profissionais conservadoras; além disso, o domínio por parte dos profissionais de suas competências e atribuições para estabelecer os limites de suas práticas profissionais.