Navegando por Autor "Fernandes, Carmem Maria da Rocha"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Produto Educacional Ensinando o sistema nervoso no ensino médio, por meio do ciclo sono-vigília(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-27) Fernandes, Carmem Maria da Rocha; Guimarães, Ivanise Cortez de SousaPropomos uma sequência didática como estratégia de ensino, a qual apresenta direcionamentos no ensino do sistema nervoso para alunos do ensino médio, os quais possibilitem a compreensão do funcionamento desse sistema e as consequências ocorridas nas alterações funcionais no ciclo sono-vigília. A sequência didática está embasada na abordagem Três Momentos Pedagógicos (3MP) caracterizada por possibilitar aos alunos se apropriarem dos conteúdos, a partir da relação com os aspectos histórico-sociais e culturais do conhecimento nos quais constituem sua realidade (Delizoicov; Angotti, 1990). Os 3MP é uma abordagem metodológica feita por Demétrio Delizoicov e José Angotti, que transpuseram o método freireano – Investigação, Tematização e Problematização, para o ensino formal, caracterizando os 3MP em: Problematização inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento (Delizoicov; Angotti, 1990; Delizoivov; Angotti; Pernambuco, 2007). Essa proposta de sequência didática é constituinte de uma dissertação de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande NorteDissertação O tema ciclo sono-vigília para aprendizagem do sistema nervoso no ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-27) Fernandes, Carmem Maria da Rocha; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; http://lattes.cnpq.br/4853832066824144; Costa, Ivaneide Alves Soares da; https://orcid.org/0000-0002-1606-5015; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348; Nascimento, Ana Karina de LimaOs ritmos biológicos são manifestações rítmicas que os seres vivos apresentam, classificados a partir de parâmetros temporais em ritmos circadianos, infradianos e ultradianos. Os ritmos que desempenham ciclos temporais com uma duração de cerca de 24 horas são chamados circadianos, um exemplo de ritmo circadiano é o Ciclo Sono-Vigília. Este ritmo é um dos objetos de estudo da cronobiologia e compreende um comportamento gerado pelo sistema nervoso central, conteúdo considerado de difícil aprendizagem pelos estudantes do ensino médio. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa foi analisar as contribuições da aplicação de uma sequência didática sobre o tema ciclo sono-vigília e suas relações com os conteúdos do sistema nervoso, no processo de ensino e aprendizagem de estudantes do ensino médio. As atividades da pesquisa foram aplicadas à 25 estudantes da 3ª série do ensino médio durante 8 aulas de biologia. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, com procedimentos à luz da observação participante e utilizou a análise de conteúdo e o teste T como instrumentos de análise de dados obtidos por questionários. Os resultados obtidos evidenciaram que a sequência didática desenvolvida se mostrou como um recurso didático eficaz na aprendizagem dos alunos sobre a integração dos conteúdos ciclo sonovigília e sistema nervoso. Todos os alunos consideraram que as atividades desenvolvidas na sequência didática atenderam às suas expectativas sobre a temática do sistema nervoso relacionado ao ciclo sono-vigília. A atividade com o encéfalo bovino no laboratório de biologia e a atividade para produzir cards explicativos foram as práticas que os alunos mais gostaram de realizar. Entre os instrumentos, destaca-se o preenchimento e discussão sobre o diário de sono. Por outro lado, os alunos também evidenciaram em suas respostas os instrumentos, os quais consideraram menos contribuintes às suas aprendizagens: Mentimeter, Canva, Whatsapp e Google Meet. Assim, a sequência didática apresentada nesta pesquisa pode ser considerada como um produto educacional viável para as aulas do sistema nervoso, não somente pela análise realizada do processo de ensino e de aprendizagem verificada nos instrumentos aqui aplicados, mas pela própria aceitação e motivação dos estudantes diante dos objetos de conhecimento sobre o sistema nervoso. O desenvolvimento e aplicação das atividades constituintes da sequência didática possibilitaram a elaboração do produto educacional - Ensinando o sistema nervoso no ensino médio, por meio do ciclo sono-vigília.