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Navegando por Autor "Ferreira Júnior, Tito Matias"

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    TCC
    Adapting from the novel to the scripts: social class in Sally Rooney's "Normal people"
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Silva, Eduardo Jefferson Cunha da; Assis, Luis Alfredo Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/4764231711247036; http://lattes.cnpq.br/7470921780989207; Ferreira Júnior, Tito Matias; http://lattes.cnpq.br/4622924113106296; Araújo, Rosanne Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313
    Sally Rooney’s Normal People (2018) has become a pivotal contribution to contemporary literature by rendering a nuanced representation of social class and its impact on human connection. Therefore, this study aims to examine how social class shapes the characters’ interactions and self-perceptions, analyzing the novel alongside its screen adaptation. By employing a Marxist lens and a comparative approach, this study explores how the adaptation translates and reinterprets the novel’s central themes, such as class within the historical context of post 2008-crash Ireland. Key steps of the research included detailed textual analysis of both works, engagement with respective criticism, and a close study of narrative and visual elements. Thus, the discussion and analysis demonstrate that Normal People allows for a critique of class inequalities in post-Celtic Tiger Ireland through its sharp depiction of privilege, vulnerability, and estrangement. The adaptation amplifies these issues by using visual storytelling to reveal subtle emotional and material conflicts. Further, this work highlights the role of adaptation in expanding the reach and resonance of such literary themes while deepening our understanding of class in modern narratives.
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    TCC
    Configurações do feminino em O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12) Cabral de Medeiros, Nathalia Maíra; Fernandes de Assis, Luis Alfredo; http://lattes.cnpq.br/4764231711247036; http://lattes.cnpq.br/1130922293513012; Bezerra de Araújo, Rosanne; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; Ferreira Júnior, Tito Matias; http://lattes.cnpq.br/4622924113106296
    J. R. R. Tolkien (1892 – 1973) trata-se de um escritor e linguista inglês cuja obra literária tem influenciado a ficção fantástica, bem como a indústria cinematográfica hollywoodiana, há décadas. Entretanto, apesar da evidente importância de sua obra, ela é alvo de críticas em relação à presença feminina, ou a falta dela, no Legendário. Críticos divergem em opinião referente ao autor, suas obras e suas personagens: alguns o classificam como misógino e outros como feminista. Os contrastes de opiniões entre esses críticos desencadeiam dúvidas sobre a visão de Tolkien em relação ao feminino, ademais de tornar confusa a interpretação das suas personagens, demonstrando a necessidade de uma maior investigação nesta área. Além disso, estudos voltados para análise do feminino em Tolkien normalmente são focados em determinadas personagens em detrimento de outras. Logo, torna-se significativo a análise de algumas das personagens secundárias femininas do O Senhor dos Anéis para além das personagens populares e já exploradas pelo estado da arte em Tolkien. Portanto, o escopo do estudo aqui apresentado é caracterizar outras personagens femininas da trilogia, considerando a perspectiva dos estudos de gênero. Assim sendo, busca-se analisar, por meio dessas personagens, a provável visão do feminino nas obras de Tolkien visando favorecer a imagem do referido autor dentro da representatividade no universo do fantástico literário. Intentando alcançar tal objetivo, buscou-se descrever algumas das personagens femininas de O Senhor dos Anéis, a saber: Fruta d'Ouro, Éowyn e Laracna. Por conseguinte, foi analisado as inspirações e influências no desenvolvimento e criação dessas personagens. Ao final, foi avaliada a questão do gênero em Tolkien, levando em consideração os estudos anteriores das personagens. Em relação a tais personagens, os perfis/arquétipos referente ao grotesco, o empoderamento e idealização feminina foram identificados e discutidos. A partir dessas análises, pode-se notar a complexidade em relação as questões de gênero na trilogia do O Senhor dos Anéis, a qual abrangem desde personagens que podem ser interpretados como transgressores e feministas, como Éowyn e Laracna, até personagens que se enquadram no ideal feminino falocentrista, tal como Fruta d'Ouro. Assim sendo, Tolkien pode não ser feminista em sua totalidade, contudo sua obra traz à tona aspectos dessa corrente teórica, por meio da construção de personagens empoderadas, rebeldes e fora do padrão esperado de uma história épica medieval.
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    Dissertação
    Entre a visibilidade e a estereotipação de personagens negras em "Úrsula" de Maria Firmina dos Reis: uma análise dialógica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-19) Andrade, Silvana Elizabete de; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; https://orcid.org/0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; http://lattes.cnpq.br/0778987823517912; Nunes, Jozanes Assunção; Ferreira Júnior, Tito Matias
    A presente pesquisa busca discutir o conflito entre a visibilidade de personagens negras e sua representação estereotipada no romance Úrsula (1956), objeto da nossa pesquisa, e o primeiro romance brasileiro escrito por uma mulher negra, Maria Firmina dos Reis. Nesse sentido, tem como objetivo geral compreender como se dá a representação das personagens negras em Úrsula. Em termos específicos, pretendemos identificar e discutir o conflito encontrado na obra entre a visibilidade e a estereotipação de Túlio, Susana e Antero, as personagens negras do romance. Utilizamos como aporte teórico a teoria do romance de Bakhtin (2015), bem como escritos dos autores que formam o Círculo, e os estudos de Brookshaw (1983), que trazem uma classificação dos estereótipos de personagens negras encontrados na literatura brasileira. Ademais, fundamentamos nossa discussão acerca do contexto histórico e cultural da escravidão com os estudos de Gomes (2020). Com base na análise feita, concluímos que a prática de estereotipia utilizada no século XIX pelos escritores da época foi reverberada por Maria Firmina dos Reis na criação das suas personagens negras, pois, embora a escritora busque dar visibilidade às personagens negras, fugindo do “simbolismo branco” da época, não conseguiu construi-las de forma não estereotipada.
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    Dissertação
    Entre fronteiras: a escrita imigrante de Julia Alvarez em How the García girls lost their Accents
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-06-02) Ferreira Júnior, Tito Matias; Araújo, Rosanne Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; ; http://lattes.cnpq.br/4622924113106296; Alexandre, Marcos Antônio; ; http://lattes.cnpq.br/6660342017209730; Lima, Tânia Maria de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524
    A presente dissertação objetiva investigar a maneira em que sujeitos diaspóricos ficcionais da obra How the García Girls Lost their Accents (1992), de Julia Alvarez (1950 ), negociam o embate entre duas culturas a caribenha, oriunda da República Dominicana, no Caribe, e a estadunidense, proveniente dos Estados Unidos da América, já que aparentemente espelha a dor daqueles que se encontram divididos entre terras natais e línguas maternas (IYER, 1993, p. 46). As implicações desta negociação na vida do imigrante são questões relevantes na escrita de Alvarez. A autora leva em consideração o uso das memórias da esfera familiar como uma das estratégias essenciais empregadas por escritores imigrantes para rememorar sua(s) identidade(s). A significância da escrita das reminiscências do âmbito familiar é observada como um meio de apresentar a coletividade da escrita imigrante e, mais importante, como um meio que escritores imigrantes de diferentes lugares usam para se sentirem conectados uns com os outros. Do mesmo modo, leva-se também em consideração a questão da língua na construção da identidade imigrante para buscar entender onde as irmãs García se posicionam no mundo contemporâneo, visto que o bilinguismo é um fator chave na negociação que agencia entre suas porções caribenha e estadunidense. Dentre os autores estudados, citamos Homi K. Bhabha (1990, 1996, 2003, 2005), Stuart Hall (2001, 2003), Julia Kristeva (1994), Salman Rushdie (1990, 1994), Sonia Torres (2001, 2003) e outras contribuições que foram imprescindíveis para a finalização desta pesquisa
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    Tese
    O segundo sexo de Orlando: uma leitura de Orlando: a biography, de Virginia Woolf, a partir de Le deuxième sexe, de Simone de Beauvoir
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-28) Gomes, Rita de Kássia de Aquino; Araújo, Rosanne Bezerra de; https://orcid.org/0000-0003-4308-3881; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; https://orcid.org/0000-0002-4448-4778; http://lattes.cnpq.br/7633307390815544; Silva, Josenildo Ferreira Teófilo da; Nunes, Fernanda Cardoso; Silva, Regina Simon da; Ferreira Júnior, Tito Matias
    Simone de Beauvoir e Virginia Woolf são dois nomes relacionados com frequência quando o assunto é a segunda onda do feminismo. Ambas são consideradas figuras importantes no tocante ao movimento das mulheres e, dentro dos estudos de crítica feminista, as duas autoras são comumente trazidas ao se abordar o sexismo no decorrer da história. Entretanto, observou-se que essa aproximação entre as escritoras, geralmente, limita-se ao campo do aporte teórico e não se realiza como centro analítico. Levando em conta tal fato, para além da conexão de suas imagens como ícones importantes da história do feminismo, o presente trabalho busca trazer o diálogo entre a escrita de Woolf e de Beauvoir como cerne investigativo. Por meio de um trabalho comparativo entre duas de suas obras que ressoam uma discussão ainda primal para a teoria feminista – as diferentes possibilidades existentes para cada sexo e as relações entre masculino e feminino –, pretende-se responder às seguintes questões: como a ficção de Woolf, em Orlando: a biography (1928), e a filosofia de Beauvoir, em Le deuxième sexe (1949), aproximam-se? Há algum diálogo existente entre as referidas obras no que tange às construções e relações entre o masculino e feminino? A fim de responder à problemática geral desta pesquisa, traçou-se um percurso marcado por alguns objetivos. O primeiro deles é investigar as vinculações de Woolf e Beauvoir com o feminismo existente em seus contextos histórico-nacionais, aclarando melhor o trajeto que as levou até a alcunha de escritoras feministas na atualidade. Objetiva-se ainda averiguar como as autoras tratam de temas ligados ao corpo e à feminilidade, conceitos centrais dentro da teoria feminista. Finalmente, procura-se analisar a trajetória do personagem de Orlando ao longo da narrativa a partir das proposições contidas em Le deuxième sexe, observando como os escritos em questão se alinham – se em um movimento de confluência e/ou afastamento – no debate que ambos incitam sobre o feminino e masculino.
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    Tese
    A ordem arcaica da lavoura: uma leitura dialógica da dinâmica entre o sagrado e o profano em Lavoura Arcaica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-24) Mendonça Júnior, Jorge Witt de; Araújo, Rosanne Bezerra de; https://orcid.org/0000-0003-4308-3881; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; http://lattes.cnpq.br/2898085665802634; Alves, Alexandre Bezerra; Barbosa, Márcio Venicio; https://orcid.org/0000-0003-2363-1326; http://lattes.cnpq.br/5996363930384781; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; Ferreira Júnior, Tito Matias
    O romance Lavoura Arcaica, escrito por Raduan Nassar, narra a trajetória do personagem André enquanto ele retorna ao convívio da sua família após fugir de casa e permanecer um tempo afastado. A obra apresenta sua relação conflituosa com seus familiares, especialmente seu pai, com o qual André mantém uma complexa tensão ideológica. Em sua abordagem do gênero romanesco, Mikhail Bakhtin apresenta algumas de suas características, entre as quais, podemos apontar: a diversidade de linguagens. Nos propomos principalmente a identificar em meio a essas linguagens as vozes e valores que atuam na narrativa e como estas influenciam a formação do personagem André na dinâmica entre o sagrado e o profano. Para isso, apresentamos alguns apontamentos metodológicos de análise situando a literatura no seu diálogo com o campo da cultura, bem como o conceito bakhtiniano de heterodiscurso. Na sequência, apresentamos uma análise de trechos do romance na qual buscamos tanto a presença de diferentes vozes e linguagens como a tensão dialógica entre elas no espectro do sagrado e do profano. Ao longo da pesquisa, foi possível observar que a formação do personagem acontece em meio a tensão dos valores, sob a ordem de um discurso autoritário sagrado e uma tentativa profana de posicionar-se no diálogo por meio de uma carnavalização e transgressão dos valores. Temos também a ocorrência de diferentes vozes e valores sociais nessas construções - como, por exemplo, nos diálogos entre André e seus familiares; ou ainda no conflito apresentado entre valores como o sagrado e o profano. Concluímos que a relação entre André e seu pai se apresenta de modo a construir um discurso autoritário e a obra se revela como uma metáfora de retorno ao sagrado.
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    Tese
    A política dos corpos: as relações de poder e de família nas personagens de Carmen Laforet, Marília Arnaud e Vargas Llosa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-26) Lopes, Bruna Rafaelle de Jesus; Araújo, Rosanne Bezerra de; https://orcid.org/0000-0003-4308-3881; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; http://lattes.cnpq.br/2971816499434768; Fajardo, Gerardo Andres Godoy; Costa, Margareth Torres de Alencar; Silva, Regina Simon da; https://orcid.org/0000-0002-0376-5231; http://lattes.cnpq.br/5077246071578353; Ferreira Júnior, Tito Matias
    Este trabalho questiona possíveis semelhanças ou mesmo diferenças entre os demônios das personagens femininas criadas por autoras mulheres e os demônios que atormentam as personagens femininas desenvolvida por um criador homem. Essas inquietações suscitaram a necessidade de conhecer quem são as personagens na ficção. Sendo assim, a pesquisa conta com os seguintes objetivos: investigar, por meio de um estudo comparativo, a construção das subjetividades das personagens a partir das relações de poder, do corpo, e das relações familiares transpassadas pelo erotismo, nos romances: Nada (1944), da espanhola Carmen Laforet, (1921-2004); O Pássaro Secreto (2021), da brasileira Marília Arnaud (1960 –); e Elogio de la madrastra (1988) e Los cuadernos de don Rigoberto (1997), do peruano Mario Vargas Llosa (1936 –). Além disso, os desdobramentos deste estudo analisam como essas personagens se apresentam e se reconhecem na sociedade em que vivem, problematizando questões da maternidade, além de uma perceptível tendência a romper com as expectativas sociais de como se deve ser mãe nas obras selecionadas. Para desenvolver essa análise, tem-se como aporte os preceitos teóricos de Mikhail Bakhtin (1997, 2010, 2011), no que diz respeito ao dialogismo presente nas obras, o olhar sobre o erótico e a sexualidade a partir dos subsídios teóricos de Georges Bataille (2014), Sigmund Freud (2006 e 2020) e Michel Foucault (2012, 2013, 2014). As reflexões acerca das noções de gênero e cultura de gênero são encaminhadas como construções históricas e linguísticas a partir dos textos de Judith Butler (2003), Simone de Beauvoir (2019), Margaret A. McLaren (2016) e Susan Bordo (1997). A análise do corpus revela, portanto, que as personagens refratam o contexto social em que estão inseridas, dispostas no tempo e no espaço em determinadas relações de poder, e isto é denunciado a partir dos papeis que cada sujeito desempenha nos laços familiares e sociais, além de perceber que as personagens femininas arnaudianas e laforetianas são muito mais complexas do que as vargallosianas, denunciando uma angústia na escrita de autoria feminina.
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    Dissertação
    Real e ideologia em The Ones Who Walk Away From Omelas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-04) Araújo, Lucas Victor de Oliveira; Araújo, Rosanne Bezerra de; https://orcid.org/0000-0003-4308-3881; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; https://orcid.org/0000-0002-1626-9333; http://lattes.cnpq.br/2939731250354281; Silva, Regina Simon da; https://orcid.org/0000-0002-0376-5231; http://lattes.cnpq.br/5077246071578353; Ferreira Júnior, Tito Matias
    A presente dissertação objetiva analisar a representação da composição ideológica do narrador no conto The ones who walk away from Omelas, parte da coletânea The wind’s twelve corners, da autora estadunidense Ursula K. Le Guin, de modo a compreender em que medida o conto sob análise contém uma transição entre os conceitos de utopia e distopia, como a narrativa constrói a proposta utópica de forma crível e de que forma a visão žižekiana da teoria do Real contribui para a análise da narrativa leguiniana. Para tanto, são realizadas análises partindo dos conceitos de ideologia como vistos pelo dialogismo, ideologicamente neutra e valorada apenas quando ligadas aos discursos da vida social. Dispõe-se também de conceitos como autor-criador, bivocalidade e enunciado para uma melhor compreensão do processo do fazer literário enquanto materialização de ideologias do mundo social vivo. Dialogase com estes conceitos os estudos psicanalíticos do filósofo esloveno Slavoj Žižek o qual aproxima a ideologia do conceito lacaniano de Simbólico, uma camada de distorção na percepção do Real. Ainda que provindas de áreas distintas com premissas diferentes, através da metodologia “a visão em paralaxe”, do próprio filósofo esloveno, pode-se obter uma perspectiva que engloba pontos de vista mutuamente excludentes de forma que se possa melhor compreender onde as duas teorias se aproximas e se afastam e, assim, compor uma visão analítica mais completa do objeto literário em questão. A análise expõe, através dos mecanismos dialógicos, a maneira pela qual os discursos do narrador são construídos para dialogar com discursos da vida social de um leitor presumido, enquanto a perspectiva psicanalítica žižekiana demonstra de que maneira esta conexão ideológica lida com a percepção de utopia enquanto não pertencente ao Real e da distopia enquanto uma paixão pelo Real.
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    Livro
    Sobre-Vivência(s): travessias de (re)conhecimento(s) na escrita diaspórica de Chimamanda Adichie, Julia Alvarez e Conceição Evaristo
    (EDUFRN, 2024-11-18) Ferreira Júnior, Tito Matias
    A obra examina as experiências de deslocamento cultural, político e social nas narrativas de três autoras diaspóricas: Chimamanda Adichie, Julia Alvarez e Conceição Evaristo. Com uma análise comparativa, o autor explora como as protagonistas dessas escritoras — Ifemelu, Yolanda e Ponciá — enfrentam desafios identitários e de pertencimento, refletindo o impacto da diáspora em suas vidas. Além de abordar questões de gênero e etnia, a publicação destaca a escrita como um ato de resistência, onde as autoras utilizam suas histórias para dar voz a mulheres de cor em contextos de subalternidade. O estudo oferece uma reflexão profunda sobre a sobrevivência e ressignificação identitária em novas geografias culturais.
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    Tese
    Sobre-vivência(s): travessias de (re)conhecimento(s) na escrita diaspórica de Chimamanda Adichie, Julia Alvarez e Conceição Evaristo
    (2019-06-17) Ferreira Júnior, Tito Matias; Araújo, Rosanne Bezerra de; ; ; Lima, Tania Maria de Araújo; ; Fernandes, Joicy Suely Galvão da Costa; ; Marques, Moama Lorena de Lacerda; ; Farias, Virna Lúcia Cunha de;
    Esta tese investiga a maneira como a escritora nigeriana Chimamanda Adichie (1977 – ), a dominicana-estadunidense Julia Alvarez (1950 – ), e a afro-brasileira Conceição Evaristo (1946 – ) tratam do deslocamentos culturais, políticos, sociais e econômicos vivenciados por suas personagens femininas para compreender a maneira que suas identidades se configuram após serem submetidas, de forma voluntária ou não, a deslocamentos geográficos que, por consequência, fomentam seus conhecimentos e reconhecimentos enquanto mulheres no mundo contemporâneo. Os deslocamentos vivenciados pelas personagens Ifemelu, Yolanda e Ponciá, das obras Americanah (2014a), How the García Girls Lost their Accents (1991) e ¡Yo! (1997), e de Ponciá Vicêncio (2003), de Chimamanda Adichie, Julia Alvarez e Conceição Evaristo, respectivamente, funcionam como o retrato de um dos procedimentos mais recorrentes da humanidade: o ato de deslocar-se. Nesse sentido, escrever seus enredos diaspóricos, ao retratar tanto o não pertencimento, quanto a desterritorização de suas personagens, faz com que a escrita se torne um ato de resistência, pois não se pode resistir em falar; contar histórias sobre a experiência singular de mulheres que se assemelham a experiência coletiva de sua transitoriedade. Outrossim, a realização deste trabalho fornece um estudo comparativo entre o fazer literário destas escritoras com o objetivo de examinar como as mulheres retratadas em seus romances, assim como as próprias autoras, lidam com sua condição diaspórica e refletem em suas narrativas conceitos a ela entrelaçados, tais como questões de gênero, de identificação, assim como questões étnico-raciais. As narrativas ficcionais em questão buscam dar voz às mulheres subalternas em uma nova localidade geográfica, além de problematizar as configurações de gênero a partir dos itinerários percorridos pelas personagens. Dessa forma, examinou-se o posicionamento das personagens dos romances face à sua condição diaspórica, assim como foram investigadas suas questões de identificação enquanto mulheres de cor e em trânsito. Para tal, o fio narrativo atentou para pluralidade de olhares com o objetivo de realizar uma abordagem comparativa das sobrevivências das personagens adichiana, alvareziana e evaristana após seus deslocamentos, forçados ou não, bem como suas possíveis ressignificações identitárias ao averiguar seus esforços para se (re)conhecerem em seu novo espaço. Dentre os autores estudados, citamos os trabalhos de Audre Lorde (1979), Avtar Brah (1996), Aníbal Quijano (2000), Chérrie Moraga (1983), Djamila Ribeiro (2018), Glória Anzaldúa (1983, 1987), Jurema Werneck (2000), Maria Lugones (2008), Patricia Collins (2003), Paul Gilroy (1993), Salman Rushdie (1990), Sueli Carneiro (2011), Stuart Hall (2003), Walter Mignolo (2013a, 2013b, 2013c, 2017) e outras contribuições que foram imprescindíveis para a finalização desta pesquisa.
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    TCC
    The Supernatural Setting and Language in the Late Victorian Era: The Picture of Dorian Gray and The Hound of the Baskervilles
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-12) Villarinho, Maria de Azevedo e; Araújo, Rosanne Bezerra de; Ferreira Júnior, Tito Matias; http://lattes.cnpq.br/8488280753146570; Assis, Luis Alfredo Fernandes de
    This research aims at comparing two notorious literary works of supernatural literature written by two different authors during the late Victorian era, the period between 1837 and 1901. It investigates how different and similar the authors Oscar Wilde (1854–1900) and Sir Arthur Conan Doyle (1859–1930), who wrote respectively The Picture of Dorian Gray (1890) and The Hound of the Baskervilles (1901), decided to approach the portrayal of supernaturality in their novels. The research was conducted in the field of comparative literature and utilised qualitative data, obtained by the close-reading of the two books and selection of quotes which represented the supernatural theme, more specifically within the setting of the story. The results of the study are the illustration of the similarities and divergences in both portrayals. The predominant similarities in the two novels are the use of darkness in language by both authors to create mysterious settings; the representation of a pact with the devil as the main supernatural occurrence in each story and the corruption of humanity as the origin of this evil. The main divergence noticed in the portrayal of supernaturality among the two works was that Wilde’s novel is not part of the supernatural explained technique, whereas Doyle’s novel is a clear example of this literary device. All things considered, the information collected was enough to consider the main aim of this research to be reached.
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