Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Fonsêca, Alexandre Vítor de Lima"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Orientação geográfica: uma proposta metodológica para o ensino da geografia na 5ª série
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2004-10-28) Fonsêca, Alexandre Vítor de Lima; Carvalho, Edilson Alves de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761201P6; ; http://lattes.cnpq.br/5544418150376595; Oliveira, Francisco Correia de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783308A2
    Abordase o uso das representações cartográficas (mapas, cartas e plantas) como recursos didáticos nas aulas de Geografia na 5ª série da rede pública municipal de São José de Ribamar, a partir de uma proposta metodológica, onde, o uso desses recursos ainda é motivo de preocupação para uma parcela considerável de educadores que ministram aulas no ensino fundamental. Trabalhos a respeito do tema, na maioria das vezes, são inacessíveis aos professores da rede pública maranhense, principalmente tendo em vista que as instituições de ensino que fazem uso desse recurso, ainda o fazem de forma incipiente. Assim sendo, a pesquisa propõe, a partir do desenho derumosmagnéticosnos pátios escolares, em conjunto com mapas, cartas, plantas, entre outras representações utilizadas na sala de aula, despertar em educandos, um maior interesse em participar do processo de aprendizagem nas aulas de Geografia da 5ª série. Entrevistas; análises de questionários sócioculturais das famílias envolvidas no processo; observação de aulas; treinamentos; orientações geocartográficas; aplicação de pré e póstestes, discussões a respeito do uso de representações cartográficas, tarefas propostas e efetivadas nas salas de aulas e em torno das escolas, embasaram e envolveram todo o universo amostral pesquisado. Como resultante desse processo, foi produzido material didático complementar retratando o espaço vivenciado pelos educandos, que, certamente, contribuirá, de forma efetiva, para a melhoria da prática docente nas escolas da rede pública maranhense, na medida em que os conteúdos geográficos da referida série forem ministrados
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM