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Dissertação Análise de representação social de eficiência na administração pública - gestores públicos federais e auditores federais de finanças e controle(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-20) Belarmino, Francisco César Nascimento; Fortes, Lore; ; http://lattes.cnpq.br/4596655243422487; ; http://lattes.cnpq.br/9986844582536724; França, Fagner Torres de; ; http://lattes.cnpq.br/9989009345118785; Silva, William Gledson e; ; http://lattes.cnpq.br/8040374420778707A proposta deste trabalho é debater como o conceito de eficiência tem implicações para além de uma relação entre input e output ou ainda uma simples relação financeira na administração pública. Em que pese ser possível identificar cobranças de setores da sociedade por uma eficiência financeira do aparato estatal, compreende-se no trabalho que tal procedimento advém de disputas simbólicas, tendo em vista que o aspecto financeiro assume relevâncias diversas em setores sociais diferentes. Entende-se então a sociedade como sendo formada por um cosmo mais amplo e também constituída por campos sociais que se diferenciam entre si por meio de organizações próprias de valorizações específicas de aspectos econômicos, simbólicos, culturais, dentre outros, por meio das quais os agentes disputam posições (Pierre Bourdieu). Portanto, apesar da preponderância de vinculação ao aspecto econômico, o conceito de eficiência possui também outros aspectos, de maneira que, para além de expressão de uma neutralidade vinculada a uma aplicação técnica, há fortes aspectos simbólicos. Estes aspectos são constituídos socialmente em correlação com dinâmicas que se vinculam a um discurso de dominação decorrente de períodos capitalistas. No caso, o trabalho vislumbra identificar lógicas de práticas do período fordista e da face neoliberal do capitalismo, considerando a relação do Estado com a produção, os métodos de gerência da burocracia privada, a justificação da ação estatal, a relação e o disciplinamento do indivíduo. Diante disso, o trabalho é baseado em pesquisa empírica que busca analisar aspectos da representação social de eficiência na Administração Pública, sendo que o público alvo da pesquisa são Auditores Federais de Finanças e Controle – AFFC – e Gestores de Órgãos Federais do estado do Rio Grande do Norte. Metodologicamente partimos de entrevistas semiestruturadas individuais, nas quais podemos levantar as suas próprias concepções expressas através de representações individuais, para a partir daí utilizarmos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo de Lefevre & Lefevre para identificar elementos da representação social de eficiência do público alvo, as quais são analisadas considerando os conceitos de Bourdieu. Como resultado, constatou-se que as representações sociais de eficiência no público alvo compreendem o aspecto financeiro, mas há outros aspectos também.Dissertação Artaud-Heliogábalo: carnaval, crueldade e profanação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-29) Holanda, João Paulo Ferreira de; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943; http://lattes.cnpq.br/4163463720350545; França, Fagner Torres de; Medeiros, Lucas Fortunato Rego deEsta pesquisa possui o intuito de investigar o tema da política na obra do escritor e dramaturgo Antonin Artaud (1896-1948), especialmente em Heliogábalo, ou o anarquista coroado (1934). Artaud vem sendo estudado nas últimas décadas nas ciências humanas, sobretudo a partir de suas experiências teatrais, literárias e cinematográficas, porém pouco se debate acerca de suas contribuições políticas; e tampouco o Heliogábalo é tomado em foco. Então, para além de suas características puramente estéticas, convém se apropriar do que esse texto nos dá a conhecer politicamente. Nesse sentido, a narrativa sobre a vida do jovem imperador romano revela de modo privilegiado uma perspectiva singular do que vem a ser o fenômeno político – esse não é apenas a luta entre as “partes” e o domínio do Estado, mas é também a composição de linguagens, de ritos e de atos cênicos. Para a devida realização dessa linha argumentativa, estudei o corpus através da análise temática, bem como escrevi um texto de natureza ensaística: portanto, no movimento do pensamento, tentei reunir elementos discretamente separados entre si em um todo legível, como num tapete. Argumento que no espaço do Heliogábalo o processo de carnavalização – conceituado por Mikhail Bakhtin – aparece como um elemento político central. Ademais, a interação do exemplo vivo do anarquista coroado com as ideias do Teatro da Crueldade, por um lado, e com os conceitos de oikonomia e de profanação em Giorgio Agamben, por outro, demonstrou-se frutífera a fim de se pensar uma prática política profundamente ritualizada, teatralizada, e produtora de uma linguagem de signos físicos.Dissertação Artesãos online: parcerias virtuais e hardware livre(2018-06-21) Ferreira, Marcus da Silva; ; ; França, Fagner Torres de; ; Segata, Jean;O presente texto trata de uma pesquisa acerca dos construtores artesanais de sintetizadores e das conexões e trocas de conhecimento que os mesmos estabelecem através do suporte de sites e fóruns na internet. Sintetizadores são aparelhos eletrônicos que produzem sons através da modulação de correntes elétricas. Desde meados da década de 1990, vem ocorrendo uma difusão da prática de construir tais instrumentos de maneira artesanal, a partir de informações obtidas na web. Muitos artesãos disponibilizam projetos para construção de sintetizadores gratuitamente, e, através de trocas de opiniões e sugestões, aprimoram seu conhecimento e a tecnologia empregada. Buscou-se observar a maneira em que se desenvolve um conhecimento tecnológico através de parcerias mediadas pelas plataformas virtuais, prezando por trazer também a fluidez das associações estabelecidas via internet e as diversas conexões entre máquinas e seres humanos nessa atividade.Tese Cadernos de formação: ensino de filosofia, lições do poeta Manoel de Barros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Gadêlha Segundo, Felinto; Oliveira, Josineide Silveira de; ; ; http://lattes.cnpq.br/0141300705116614; Silva, Carlos Aldemir Farias da; ; Noronha, Claudianny Amorim; ; França, Fagner Torres de; ; Bosco Filho, João; ; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; Figueiredo, Renato Pereira de;A tese aborda a temática do ensino de filosofia em chave complexa, no âmbito da educação básica brasileira e com foco na esfera da formação docente. Interessa-me demonstrar como a religação dos saberes é útil para ampliar a reflexão acerca de um ensino que fomente o uso do pensamento criativo, autônomo, imaginativo e crítico. Chamamos os capítulos de Cadernos, pois foram as anotações colhidas por mim durante as experiências em sala de aula que serviram de recurso para acessar memórias, encontros e diálogos entre alunos e demais professores. Consultei também diários de classe, planos de aulas e projetos escolares, os quais foram os condutores para a reflexão autocrítica do ensino de filosofia. Como minha intenção é trabalhar um pensamento filosófico, abstrato e especulativo sobre o mundo e a vida, tomei como aporte principal a filosofia poética de Manoel de Barros, além de outras manifestações artísticas. Minha hipótese é que há um devir-criança na poesia manoelina que a filosofia, pensada em sentido amplo, precisa resgatar. Dessa forma, poesia, pesquisa e filosofia são convocadas a caminharem juntas em diálogos e atravessamentos constantes. Na medida em que ressignificamos os currículos pedagógicos aprendemos e ensinamos que não existe idade para o aprendizado do pensamento filosófico. A filosofia enquanto educação para a complexidade tem como desafio oxigenar a curiosidade, a imaginação, o bem pensar e, consequentemente, estimular o bem viver.Dissertação Chico César e a arte de compor a vida(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-24) Alves, Izabella Kelly Carneiro; Oliveira, Josineide Silveira de; http://lattes.cnpq.br/4718052228395970; França, Fagner Torres de; Mendes, Iran Abreu; Bosco Filho, João; Figueiredo, Renato Pereira deA presente dissertação reflete acerca da composição musical como metáfora da vida, tendo como elementos de pesquisa vida e obras do artista paraibano Francisco César Gonçalves, mais conhecido como Chico César. Por meio de sua música, Chico César demonstra a importância da arte e da inventividade no mundo. As composições musicais desse artista inspiraram o desenvolvimento da dissertação e, por meio delas, conseguimos destacar os processos de criação de Chico César e como eles estão relacionados com a vida, suas origens e formação plural, e, por fim, com suas lições para a educação. Nessa pesquisa selecionamos as canções de Chico César que mais se aproximaram das proposições discutidas no trabalho: músicas de amor, protesto, liberdade e diversidade foram elencadas a partir de seus álbuns. A extensa produção do poeta, compositor e cantor foi organizada em forma de anexo para direcionar o leitor a uma visão ampla das composições do músico. O trabalho tem como interlocutores pensadores como Edgar Morin, Paulo Freire, Arthur Schopenhauer, Lídia Silmara Marton, Maria da Conceição Xavier de Almeida, entre outros. Concluímos que Chico César, em sua arte, nos ensina que a vida é uma composição contínua e renovadora. Conseguimos compor a vida quando dispomos da autocrítica, da leitura do mundo e do sentimento coletivo da humanidade. O diálogo entre os saberes, a diversidade e a compreensão humana são ímpetos para tecer a composição da nossa existência. Chico não se cansa de ensinar, por meio de sua arte, a manifestação do elo entre vida, natureza e cultura.Dissertação A cidade como um livro aberto: caligrafias urbanas nas ruas de Natal/RN(2018-06-29) Azevedo, Paulo Victor Félix de; Takeuti, Norma Missae; ; ; França, Fagner Torres de; ; Silva, Roselene Cássia de Alencar;Esta dissertação tem como objetivo investigar a cidade contemporânea a partir do fenômeno da “Arte Urbana”, especificamente os segmentos - graffiti e pixo -, na cidade de Natal. Tendo como base a proposta de pensar “a cidade como um livro aberto”, para articular os conceitos teóricos com a experimentação artística na qual se insere o pesquisador, a superfície da cidade é pensada nesse contexto como material de análise científica ao mesmo tempo que densa descrição narrativa. Para tal finalidade, são explorados três conceitos principais; o de literatura menor (DELEUZE; GUATTARI, 1977); a partilha do sensível (RANCIÈRE, 2005); e heterotopia (FOUCAULT, 2013). Nesse sentido, a pesquisa encadeia o exercício intelectual com a sensibilidade poética, para perceber e pensar as escritas citadinas. Sendo assim, o trabalho tem como propósito evidenciar as narrativas enunciadas por essas práticas, questionando como elas ressignificam o espaço urbano de modo estético e político, na medida em que desafiam a arquitetura da cidade. Portanto, compõe-se uma cartografia da cidade de Natal, pensando como as expressões citadinas se articulam com o mobiliário urbano, a partir das fotografias registradas pelo pesquisador e a experiência empírica e etnográfica urbana.Tese Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-20) Souza, Álisson Gutemberg da Silva; Silva, Josimey Costa da; ; ; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; França, Fagner Torres de; ; Jacob, Michelle Cristine Medeiros; ; Zanatto, Rafael Morato; ; Carreiro, Rodrigo Octávio D'Azevedo;Este estudo busca elucidar como representações de metrópoles latino-americanas chegam a formar uma paisagem simbólica contínua e um único ambiente imaginário, que se refere à significação resultante da produção de um sentido cultural próprio e comum para as cidades tematizadas cinematograficamente. Denomino esse equivalente cinematográfico do espaço urbano como cinecidade. No caso latino-americano, em específico, trata-se de uma abordagem em que as representações urbanas são predominantemente distópicas e marcadas por problemas sociais como desemprego, desigualdade estrutural e violência urbana, compondo assim uma cidade simbólica comum em crise. O estudo resulta da articulação de alguns pressupostos teóricos construídos para se pensar a relação entre a metrópole e o cinema (COSTA, 2002, 2005, 2008; PRYSTHON, 2006; KRACAUER, 1960; MORIN, 2005), em conjunto com a ideia de cidades contínuas desenvolvida por Ítalo Calvino (1990). Esta articulação é aplicada aqui à reflexão sobre a imagem de seis metrópoles : São Paulo, Buenos Aires, Caracas, Bogotá, Cidade do México e Manágua. Para tal, são analisados os filmes Linha de Passe (Walter Salles e Daniela Thomas, 2008), Hermano: uma fábula sobre o futebol (Marcel Rasquin, 2010), Las Tetas de Mi Madre (Carlos Zapata, 2015), Elefante Branco (Pablo Trapero, 2009), La Yuma (Florence Jaugey, 2009) e Dias de Graça (Everardo Valerio Gout, 2011), onde cada um representa uma das cidades tematizadas. A análise dessas representações urbanas evidenciou que, no contexto contemporâneo, há uma parcela significativa de produções cinematográficas, no âmbito da América Latina, que olha para a cidade sob um mesmo viés: a metrópole como o espaço da degradação social marcado por problemas estruturais. A origem desse universo comum, segundo minha pesquisa, se encontra no subdesenvolvimento e na dependência da América Latina. Herança, nesse caso, de um passado colonial, de uma modernidade periférica (SOUZA, 2009) e do aprofundamento de uma agenda neoliberal.Tese Comensalidade: comer e estar junto em A Comédia Humana(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-25) Dantas, Rebekka Fernandes; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943; ; http://lattes.cnpq.br/7485072412990541; Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel; ; http://lattes.cnpq.br/7945742180527825; França, Fagner Torres de; ; http://lattes.cnpq.br/9989009345118785; Jacob, Michelle Cristine Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/1788932483645882; Lima, Artemilson Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/6247523502996479; Lima, Hermano Machado Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/3544078387684243A comensalidade ou o ato de comer e beber junto é frequentemente desconsiderada ao tratarmos das questões e dos problemas alimentares. Um espaço majoritário é reservado ao que comemos, e só marginalmente pensamos no “como” comemos. No entanto, já se sabe que a comensalidade afeta a alimentação, de modo que o Guia Alimentar para a População Brasileira reserva um capítulo inteiro a este elemento do sistema cultural alimentar. Para pensá-la, escolho partir da literatura, pois compreendo-a como uma ficção que permite uma reflexão sobre a realidade, uma vez que nela, o real e a ficção estão em intercâmbio constante. Comer junto parece acompanhar um modo de estar juntos e conviver no mundo. Diante disso, meu objetivo é compreender onde se especializa, pela comensalidade, o estar junto na obra A Comédia Humana. O estar junto, nesse caso, não é dual nem plural, nem busca uma fusão de corpos, mas se volta para o Outro. Quanto à metodologia, realizarei uma análise temática de cinco obras selecionadas de Balzac: Memórias de duas jovens esposas, Eugênia Grandet, História da grandeza e da decadência de César Birotteau, Coronel Chabert e Ilusões perdidas. Nelas encontrei respectivamente cinco espaços de comensalidade distintos: o corpo, a sala de jantar, o salão, o escritório e o restaurante.Dissertação Corpo, vícios e compulsões: leituras de uma dietética da metrópole e da alimentação contemporânea no filme Réquiem para um sonho(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-08-29) Batista, Natália Araújo do Nascimento; Silva, Josimey Costa da; ; ; França, Fagner Torres de; ; Lima, Hermano Machado Ferreira; ; Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel;Esta pesquisa busca compreender a dietética e a alimentação contemporâneas pela problematização da relação indivíduo/sociedade na metrópole a partir do filme Réquiem para um sonho, dirigido por Darren Aronofsky (2000). Considerando que o cinema tem muito a dizer sobre o social, cujas transformações são determinantes na nossa alimentação, este trabalho tomou as perspectivas de Gilles Lipovetsky (2014) ao considerar a comunicação midiática como aceleradora do processo de individualização; de Zygmunt Bauman (2001) para pensar esse processo como fatalidade, ao invés de escolha; de Georg Simmel (1903) para investigar como a vida na metrópole afeta o indivíduo e o torna blasé; de Michel Foucault (1984) para contextualização do que representa a dietética; e de Edgar Morin (2104) e Edgar Carvalho (2008) para uso da análise fílmica como ferramenta de investigação sociológica. Analisou-se o filme, corpus deste trabalho, mediante quatro chaves de leitura (a televisão, o vestido, a geladeira e a mesa), considerados como elementos da narrativa que dialogam com aspectos socioculturais contemporâneos. Por meio dessa análise, depreendemos que o filme Réquiem para um sonho problematiza temas que permitem inferências sobre compulsões, vícios e modos de lidar com o corpo que interferem na alimentação; que a manipulação do corpo por meio da dieta pode simbolizar um modo de lidar com o fenômeno blasé provocado pela vida na metrópole; e que o enfraquecimento das relações sociais têm incidência significativa sobre as preocupações excessivas e compulsões associadas ao ato alimentar e ao comer.Dissertação Os corpos que podem: uma etnografia nas plataformas digitais do "Cantinho dos Cadeirantes"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-08-26) Pereira, Diego Leonardo Barreto; Silva, Josimey Costa da; ; ; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; Klein, Eloisa Joseane da Cunha; ; França, Fagner Torres de;O que é ser normal? Existe uma única forma de ser pessoa com deficiência e cadeirante? Esse é o desafio reflexivo da pesquisa que resultou nesta dissertação, que discute o corpo das pessoas cadeirantes visto como transgressor das normas de conduta social, considerando que as tecnologias e mídias digitais abrem novas possibilidades de vivências. Para isso, realizo uma pesquisa etnográfica e documental entre o período de março e setembro de 2018 e o período de abril e maio de 2019 nas plataformas digitais (website, Facebook e Instagram) do “Cantinho dos Cadeirantes”, espaço virtual de socialização criado por Carolini Constatino com aproximadamente 45.000 seguidores no Facebook e 15.000 no Instagram. A metodologia compreendeu a interação com os participantes dos espaços, a análise do conteúdo publicado nas plataformas e a aplicação de questionários com quatro participantes e a administradora das plataformas. A seleção do corpus obedeceu aos seguintes critérios: quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos das postagens e recorrência dos temas abordados. Identifico que as narrativas sobre experiências corporais e as sociabilidades decorrentes do uso das plataformas foram plurais, abrindo margem para diferentes possibilidades de existência de seus atores em múltiplos aspectos da vida social, como os políticos, os referentes à sexualidade e a autoaceitação ou não do próprio corpo. Com a inserção etnográfica, observo manifestações da diversidade do ser cadeirante por meio do “Cantinho dos Cadeirantes” em discussões que versaram sobre temáticas diretamente relacionadas ao cotidiano desses tipos de pessoas. Concluímos que o “Cantinho” constitui uma agência que potencializa a desconstrução de preconceitos e do capacitismo em relação às pessoas com deficiência. Como suporte teórico, dialogo com as ideias de capacitismo e corponormatividade (Anahí Guedes Mello, 2014), de agência (Sherry Ortner, 2007), de tecnologia e seus impactos sociopolíticos (Bortolazzo, 2016; Bauman, 2018; Serres, 2018) e de construção social do corpo (LeBretton, 2017; Mauss, 2003; Mary Douglas, 1988).Tese Critical art ensemble: a máquina de guerra e os arsenais antropotécnicos da revolta(2019-08-23) Medeiros, Lucas Fortunato Rêgo de; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; ; França, Fagner Torres de; ; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; ; Lima, Artemilson Alves de; ; Capistrano, Pablo Moreno Paiva;Esta pesquisa versa sobre arte e política contemporâneas. O objeto de análise que dará acesso privilegiado às atuais relações estabelecidas entre arte e política é o coletivo Critical Art Ensemble (CAE), um grupo de artistas e ativistas dos Estados Unidos que há três décadas tem se dedicado a produzir uma arte com forte teor político. Nesta Tese, o CAE é considerado um dos expoentes da arte-revolta, conceito construído por meio de uma nomadologia da arte contemporânea que busca rastrear as experiências da revolta artística ao longo da história moderna. Segundo o argumento defendido nesta pesquisa, as vanguardas do século XX, ao se contraporem igualmente ao espetáculo e ao estado, construíram uma máquina de guerra para a qual a arte é política continuada por outros meios. Em sua rica história, as linhagens da arte-revolta inventaram diversas matrizes de ação que se oferecem às novas gerações como táticas de intervenção criativa na esfera pública normalmente dominada pelas instâncias políticas institucionais. Nas décadas recentes, a convergência das práticas artísticas com as lutas políticas desencadeou a emergência de micropolíticas da criação, assim denominadas toda sorte de ações individuais e coletivas que se ocupam deliberadamente da inovação e da invenção na arena da cultura. Por meio de mídia tática, performances, intervenções, ações diretas criativas, arte socialmente engajada, uma multiplicidade de grupos dão vida à resistência cultural no interior das sociedades capitalistas. Prolongando no presente o ímpeto da arte-revolta, o Critical Art Ensemble opera uma máquina de guerra com os arsenais antropotécnicos da revolta elaborados ao longo de sua carreira, que abrangem teoria crítica engajada, plágio utópico, teatro recombinante, estética do distúrbio, mídia tática, resistência eletrônica e biologia contestatária. Da teoria crítica à resistência aos maiores complexos tecnopolíticos da atualidade, o CAE encampa sua guerrilha artística com determinação e inventividade. Com o objetivo de compreender o papel da arte-revolta no tempo presente, seus dilemas, suas táticas e possibilidades de ação, a pesquisa tomará a produção teórica e prática do Critical Art Ensemble como via de acesso e objeto de análise.TCC Descolonizar o imaginário: oito propostas de bem viver(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-26) França, Fagner Torres de; Böschemeier, Ana Gretel Echazú; https://orcid.org/0000-0003-0792-1307; http://lattes.cnpq.br/2727813198531300; https://orcid.org/ 0000-0003-2170-4288; http://lattes.cnpq.br/9989009345118785; DAMÁSIO, Anne Christine; https://orcid.org/0000-0001-6865-1262; http://lattes.cnpq.br/7593999311239343; GRECO, Lucrecia Raquel; https://orcid.org/0000-0002-7943-114X; http://lattes.cnpq.br/7428279694968656Diariamente, temos notícias de desastres ambientais provocados pelas mudanças climáticas. Desde a Revolução Industrial, iniciada em meados do século XVIII, o planeta Terra entrou no período histórico chamado Antropoceno, associado sobretudo ao consumo em excesso, principalmente nos países desenvolvidos, ao aquecimento global e à exaustão do ecossistema planetário pela ação humana. O presente trabalho, dividido em duas partes, investiga o início desse processo tendo como acontecimento chave a conquista da América, em 1492 (TODOROV, 2019; ARÁOZ, 2020). No primeiro momento, partimos da ideia de que a colonização instaura uma lógica extrativista não apenas material, mas também subjetiva, que perdura até os dias atuais. Esse “colonialismo interno” (CUSICANQUI, 2010) estabelece um pensamento único que privilegia um modo de existência hegemônico excludente e destrutivo. Na segunda parte, tendo por base a concepção de Bem Viver, noção desenvolvida pelos povos da região andina e amazônica, elaboramos oito propostas de regeneração e resistência antropológicas contra a “monocultura da mente” (SHIVA, 2003), capazes de abraçar a diversidade das práticas humanas e produzir outros mundos e modos de existência com potencial universalizante (mas não totalizante) e contra-hegemônico. Concluímos que, sim, isso é possível.Dissertação A dimensão simbólica e midiática da política e a história da dona de casa que virou guerreira : a construção da imagem pública de Wilma de Faria em 2002 e 2006(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-02-26) França, Fagner Torres de; ; http://lattes.cnpq.br/8871454632145848; ; http://lattes.cnpq.br/9989009345118785; Barreto, Emanoel Francisco Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/2405404632452018; Chaia, Vera Lúcia Michanaly;Este trabalho examina dois aspectos. Primeiro, a dimensão simbólica da política e alguns dos elementos que formam este universo, como a encenação, a representação, o mito, o espetáculo, a mídia e o marketing político e eleitoral. Partimos do princípio de que a política agrega um conjunto de traços relacionados tanto à razão quanto à subjetividade humanas, e que não pode ser resumida a apenas alguns cálculos baseados na racionalidade. No caso das eleições, em um processo (ritualístico, segundo Irlys Barreira) de escolha, há o encontro de dois sistemas de representações: àquele transmitido pelo ator político, em certo cenário, a partir de determinado contexto, baseado em uma trajetória de vida única; e o outro proveniente do público, atravessado pelas relações sociais, conjunturas próprias, anseios, desejos, expectativas e perspectivas singulares. Entre ambos aparecem os meios de comunicação de massa (principalmente a televisão), e com eles o advento da linguagem midiática e publicitária aplicada à política, alterando o esquema de visibilidade pública e inaugurando aquilo que Rejane Accioly Carvalho vai chamar de estética da mostrabilidade , o que não necessariamente significa uma preponderância da mídia sobre a política em seu todo, mas apenas a adaptação desta àquela no que diz respeito ao contato com o público, a porção ad extra da política, de acordo com Wilson Gomes. Em um segundo aspecto, tentaremos aplicar estes elementos a um estudo específico no sentido de verificá-los na construção efetiva de uma imagem pública, no caso, da atual governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria. O conceito de imagem pública será retirado do livro de Wilson Gomes A transformação da visibilidade na era da comunicação de massa, e diz respeito a uma imagem conceitual no sentido de fixar traços de personalidade por meio da trajetória política, da conduta pessoal, da ação dos image makers e da recepção do público. Para isso faremos uma análise de alguns vídeos levados ao ar no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral nos anos de 2002 e 2006.Tese Do rosadismo ao rosalbismo: a trajetória política da família Rosado - 1988 - 2014(2019-02-22) Lucas, Ana Maria Bezerra; Costa, Homero de Oliveira; ; ; França, Fagner Torres de; ; Lima, Francisco Vanderlei de; ; Costa, João Bosco Araújo da; ; Monteiro, José Marciano;A pesquisa trata da trajetória política da família Rosado no período de 1988 a 2014. Descreve o surgimento das oligarquias estaduais – Bezerra de Medeiros, Maranhão, Alves, Maia e, por fim, Rosado. O propósito é demonstrar a predominância da política familiar no estado do Rio Grande do Norte. Discute os estudos que tratam das oligarquias ou da participação de famílias tradicionais em cargos eletivos na vida pública da política brasileira que teve como marco a obra de Maria Isaura Pereira de Queiroz, “O Mandonismo na Vida Política Brasileira e outros ensaios”. A temática foi escolhida pelo rareamento do tema, nos estudos que tratam da vida política brasileira, a partir das estruturas familiares, embora as famílias e as estruturas de parentesco tenham sido marcas dominantes na formação das classes dominantes, constitutivas de uma ampla rede de nepotismo que dominam o Estado e ocupam cargos de destaque e decisivos na condução da política nacional, seja no poder Executivo, Legislativo ou no Judiciário. A família Rosado foi escolhida por ser uma das mais antigas e por dominar politicamente, a cidade de Mossoró e região, há mais de 80 anos. A escolha do recorte temporal se baseou nos seguintes aspectos: o ano de 1988 foi o ano em que ocorreu a cisão da família e o ano de 2014 por marcar o final do governo de Rosalba Ciarlini a frente do poder executivo estadual. A hipótese é a de que a família se dividiu em dois principais grupos políticos – Lairismo/Sandrismo e Carlos Augusto/Rosalba, mas sempre se mantendo fiéis aos interesses políticos eleitorais da família. A pesquisa se divide em duas partes - I - O Coronelismo no Brasil e o surgimento das oligarquias do Rio Grande do Norte, onde consta as referências teóricas que norteiam a pesquisa, dados e aspectos políticoeconômicos do Rio Grande do Norte e as principais oligarquias do estado e a II As várias nuances dos Rosado ou os “Rosadismos” e o surgimento do Rosalbismo: a cisão da família e a sua (re)organização, onde apresento a reconfiguração da família Rosado, a partir de 1988 e o surgimento de Rosalba Ciarlini. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo com o uso de entrevista e a aplicação de questionários.Tese Do segredo ao sagrado. O autoconhecimento nas narrativas autobiográficas de C. G. Jung(2018-02-15) Alves, Adeilton Dias; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; ; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; Carvalho, Edgard de Assis; ; França, Fagner Torres de; ; Toscano, Geovania da Silva;A tese constitui o esforço para compreender a noção de autoconhecimento presente nas narrativas autobiográficas de Carl Gustav Jung, publicadas no livro intitulado Memórias, Sonhos, Reflexões (Memórias, Sonhos, Reflexões, 2016). O estudo destes fragmentos autobiográficos indicou que, em Jung, o conhecimento do ser humano sobre si mesmo opera construções do imaginário que nos religam a um sentido de realidade por meio do cultivo de afinidades ancestrais da sensibilidade. Foi este o argumento que persegui. E mais: longe de ser um fechamento narcisista do sujeito em si mesmo, há ali uma noção de autoconhecimento que fomenta um tipo de ética e estética de vida. Das construções do imaginário derivam uma ética do sujeito para consigo mesmo (autoética), endereçando-o ao encontro do outro (socioética). Em grande parte, a saúde deste encontro depende do cultivo de um senso de realidade que só pode ser levado a cabo por meio do engajamento na comunidade humana, com a aceitação das consequências que lhes são inerentes. Há também uma dimensão da ética que remete ao antrhopos (antropoética). Essa atitude em assumir o destino humano demanda, inclusive, uma reaproximação do sujeito com a memória ancestral, com suas forças psíquicas primordiais, que se dá pelo cultivo das afinidades ancestrais da sensibilidade. As sucessivas aproximações ao material de pesquisa foram realizadas com o apoio das ideias de Mircea Eliade (1947, 1992a, 1992b, 2012), Gaston Bachelard (1978, 2008, 2013), Edgar Morin (2008, 2011a, 2013, 2014) e Teresa Vergani (2009), além de outros que podem ser observados ao longo do texto. Em Jung, o autoconhecimento é uma construção lenta e paciente, mediada pela relação com imagens e símbolos, produto complexo e inacabado de uma itinerância que dura toda uma vida, se pensarmos em termos de indivíduo; e séculos, se pensarmos em termos de humanidade.Tese O doce saber da terra: tecendo saberes no Semiárido/Sertão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-29) Figueiredo, Gustavo de Alencar; Gonzalez, Fredy Enrique; http://lattes.cnpq.br/4034449429973970; http://lattes.cnpq.br/2438169816514170; Ramalho, Betânia Leite; http://lattes.cnpq.br/1326690619078211; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143; França, Fagner Torres de; http://lattes.cnpq.br/9989009345118785; Fernandes, Alcione Marques; http://lattes.cnpq.br/6068794601115480; Khidir, Kaled Sulaiman; http://lattes.cnpq.br/9003591112986271; Bicudo, Maria Aparecida Viggiani; http://lattes.cnpq.br/1432728078910527Esta pesquisa é concebida como uma ação de desenvolvimento humano na trajetória histórica de um elemento singular que se localiza na comunidade rural Vila Riacho do Meio, situada no município de Cajazeiras - PB: O Engenho do Riacho do Meio. Assumi uma perspectiva de pesquisa que me permitiu transcender os limites do saber escolar fragmentado e, ao mesmo tempo, criar uma polifonia que possibilitou inserir na escola outras formas de ler, compreender e interpretar o mundo. O foco do estudo a partir do qual esta tese foi gerada foram as práticas socioculturais subjacentes aos trabalhos realizados no Engenho do Riacho do Meio que se assumem como práticas educativas, assentam-se em saberes tradicionais sem deixar de se comunicar com os saberes da ciência. Partindo dos princípios da complexidade (Edgar Morin) e da caracterização do saber da tradição (Conceição Almeida e Chico Lucas), a noção de método como estratégia aberta e emergente foi adotada, e, baseada nela, foi possível construir uma narrativa humana e humanizadora do Engenho do Riacho do Meio, entendido e vivenciado como o universo da pesquisa desenvolvida no estudo relatado nesta tese. Seu propósito essencial foi construir um tecido complexo e transdisciplinar, articulando os saberes tradicionais implícitos nas práticas de fabricação de produtos derivados da cana-de-açúcar e o conhecimento científico associado a essas práticas. Como estratégia discursiva, utilizei a narrativa testemunhal autobiográfica, que permitiu resgatar as experiências de vida tanto do pesquisador quanto dos trabalhadores do Engenho, revelando a forma como organizam seus saberes historicamente compartilhados por meio da tradição. Pretendo dar continuidade a este trabalho através da reconversão do Engenho do Riacho do Meio como um espaço de vivência do/no Semiárido/Sertão que possibilita a articulação universidade-comunidade, propiciando condições adequadas para a construção de um diálogo autêntico entre os saberes científicos estudados nos espaços escolares e os saberes ancestrais produzidos historicamente por homens e mulheres que dão vida à existência humana característica do Engenho do Riacho do Meio.Tese Eco Praça, um bolsão estético na cidade: ensaios sobre subjetividade e política(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-18) Maia, Francisco Jadson Silva; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; ; http://lattes.cnpq.br/0792093393169076; França, Fagner Torres de; ; Jacob, Michelle Cristine Medeiros; ; Muneiro, Lilian Carla; ; Cardoso, Ana Tázia Patrício de Melo; ; Cunha, Carlos Henrique Pessoa;O movimento-projeto cultural Eco Praça surgiu em Natal-RN em 2013, ano marcado por protestos de rua no Brasil. Em mais de sete anos de edições, o Eco Praça se estabelece como um acontecimento político através de sua iniciativa de ocupação do espaço público com atividades ecológicas, artísticas, educacionais e microeconômicas. É a partir dele que passa a ser possível uma nova subjetividade urbana, de cunho coletivo e ético, na capital potiguar. Por um lado, o presente estudo, em forma de ensaios, compreende os instantes em que surgem novos modos de existência a partir de seu bolsão estético e, por outro, a tensão deles diante da atual política de controle do sensível, responsável por fixar figuras subjetivas capitalísticas na cidade. Assim, a permanência das pessoas na praça depende mais das intensidades puras e dos afetos do que do nível do discurso ou da cognição. Com efeito, a partir do caminho aberto por Guattari, solo ou em colaboração com Deleuze, quanto à heterogênese da produção de subjetividade e o paradigma ético-estético, elabora-se as considerações sobre a relação contínua entre subjetividade, política e cidade. Essas mesmas preocupações, a cerca das políticas de subjetivação contemporâneas, encontram reverberação nos estudos de Sennett, Rolnik, Lapoujade e Lazzarato.Tese Entre dados e dúvidas: uma análise do transfeminicídio no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-22) Pinheiro, Tarcísio Dunga; Bento, Berenice Alves de Melo; ; ; http://lattes.cnpq.br/7384766086984570; França, Fagner Torres de; ; Lopes, Paulo Victor Leite; ; Silva, Antônio Vladimir Félix da; ; Jesus, Jaqueline Gomes de;A pesquisa se move no sentido de entender quais os fatores primordiais para compreensão do transfeminicídio no Brasil. As categorias analíticas fundamentais são ‘gênero’ e ‘violência’, além de suas conexões com outras esferas teóricas, como ‘humanidade’, ‘reconhecimento’, ‘precariedade’, ‘vulnerabilidade’ e ‘luto’. A hipótese principal está calcada na ideia de que o próprio Estado é um dos agentes centrais – se não for o mais importante – na produção de níveis desiguais de humanidade(s) e que políticas de morte são válvulas propulsoras de sua estrutura. O contexto empírico é caracterizado pela observação dos relatórios sobre violência letal transfóbica nacional produzidos no quadriênio 2016-2019, possibilitada por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Além disso, foi utilizada a análise do discurso (FOUCAULT, 1996) de travestis e mulheres transexuais que, de alguma forma, estiveram inseridas em condições sociais de violências, realizada através de entrevistas semiestruturadas. Autoras como Berenice Bento (2014, 2016, 2018), Judith Butler (2006a, 2006b, 2011, 2014, 2015, 2016) e Jaqueline Gomes de Jesus (2013, 2014, 2015, 2016) compõem o bojo teórico medular que alicerça a investigação.Dissertação Espetáculo à mesa: ética da alimentação no Masterchef Profissionais(2018-04-27) Chaves, Viviany Moura; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; ; França, Fagner Torres de; ; Silva, Gustavo de Castro da;Considera-se que atualmente as produções televisivas têm se dedicado em conferir uma visibilidade midiática ao ato de comer e cozinhar. Os reality shows são exemplos do aumento do espaço da visibilidade da gastronomia, pois se configuram numa estratégia convidativa para unir dois fortes elementos: o comer e o jogar. Desse modo, o espetáculo gastronômico enaltece a cozinha como um espaço de competição e, neste contexto, observa-se à importância de refletir sobre a formação de uma ética em torno da questão alimentar na mídia. O propósito deste estudo foi compreender a ética da alimentação no contexto da mídia a partir do programa do tipo reality show Masterchef Profissionais. Utilizou-se a técnica de análise de imagens em movimento para elaboração das categorias analíticas do corpus investigado que foram sistematizadas da seguinte forma: (1) os shows contemporâneos no qual a gastronomia torna-se um espetáculo televisivo apresenta o espaço da cozinha de forma maquiada, deslocada e distante da realidade que não pode ser alcançada, exceto por uma experiência vicária; (2) a cozinha midiática é a concretização do espetáculo, refere-se à construção de um ideal de cozinha feita para um consumo puramente visual, interpretada como uma arena midiática de desinibição que tem a figura do chef de cozinha estrategicamente enaltecida; (3) as relações de poder na cozinha, ainda que atendam uma lógica hierárquica no âmbito profissional, se tornam autoritárias e abusivas quando não há o estabelecimento de uma sócio-ética, privando a ética de atuar em prol da democracia; (4) o comer pode ser compreendido como uma via regeneradora para instaurar uma antropoética da alimentação, ampliando os dilemas éticos da alimentação a uma esfera política. O exercício de pensar sobre a relação da alimentação e da ética impulsionada pela visibilidade midiática, vislumbra a modelização de um novo formato de cozinha que é produzida por um sistema de linguagem mediada por imagens, a qual sua construção tem ressignificado as relações simbólicas com o alimento, com o ato de cozinhar e com a própria mídia.Tese Eu imaginado: as selfies como representação de si no Instagram(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-30) Rodrigues, Antonia Zeneide; Silva, Josimey Costa da; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; http://lattes.cnpq.br/2384801124598564; França, Fagner Torres de; http://lattes.cnpq.br/9989009345118785; Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel; http://lattes.cnpq.br/7945742180527825; Klein, Eloisa Joseane da Cunha; http://lattes.cnpq.br/4478473359082044; Lima, Hermano Machado Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3544078387684243A incorporação das tecnologias digitais da informação e comunicação em nosso meio social nos faz ressignificar vários aspectos do nosso cotidiano, e corroborou o surgimento de novas maneiras de vivenciar tempo e espaço. O registro de autorretratos por meio de câmeras fotográficas frontais dos smartphones e sua divulgação em mídias sociais digitais disponibilizadas nos aplicativos para telefones móveis ocasionou a popularização das “selfies”, fotografias digitais de si mesmo, mas também a adoção de atitudes públicas e comportamentos sociais que correspondem ao registro e à divulgação constantes de autoimagens. Nesse sentido, fizemos o acompanhamos desde 2018 do percurso de autoimagens no Instagram por meio da hashtag “selfie”, tendo como intuito perceber a possibilidade representação de si através das selfies postadas no Instagram na forma de “eus imaginados”. Mais especificamente compreender o sentido atribuído à selfie no cotidiano das pessoas, e perceber a ressignificação do “eu imagem” demonstrado na plataforma, além de refletir sobre a importância atribuída à busca por visibilidade e aprovação das pessoas. Em outras palavras, perceber dentre os pesquisados a utilização de subterfúgios representativos do eu no Intagram. Como suporte para a investigação, reflexões teóricas e articulações com a empiria, utilizamos Morin (2012;2014) como forma de fundamentar alguns conceitos referentes a imagem; Norval Baitello (2010; 2014; 2019) na pespectiva de uma soceidade iconofágica, e principalmente na discussão sobre as selfies; Le Breton (2012;2013) para a compreensão do contexto social de ressignifcação do próprio corpo, dentre outros. Nesse contexto, percebemos através da pesquisa empírico-metodológica que as selfies ancoradas no Intagram possibilitam uma imagem representativa de si, levando em consideração suas inúmeras possibilidades de recortes, filtros, edições, possibilitadas pela ferramenta. Há, assim, através dos registros, a busca por alcançar ideais de si desejados e/ou imaginados que se concretizam no registro e publicização das autoimagens.
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