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Navegando por Autor "Freitas, Mileni Santos de"

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    TCC
    Caminhos para a inclusão de pessoas surdas através do ensino da Libras em escolas públicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-14) Freitas, Mileni Santos de; Menezes, Ronny Diogenes de; http://lattes.cnpq.br/3040702749407728; http://lattes.cnpq.br/9366014271024463; Silva, Bianca Sonale Fonseca da; Ferreira, Maria Geane de Lima
    Este artigo explora o papel crítico do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para alunos surdos em escolas públicas, com foco nas práticas pedagógicas empregadas pelos professores de Libras. De acordo com a Constituição Federal Brasileira (BRASIL, 1988), a igualdade educacional para pessoa com deficiência é um direito constitucional, exigindo sua integração em ambientes educacionais regulares sempre que possível. O artigo enfatiza o papel fundamental dos professores de Libras no desenvolvimento educacional de alunos surdos, destacando como metodologias apropriadas podem melhorar significativamente as competências linguísticas e o crescimento educacional geral. Foi realizada uma revisão bibliográfica para examinar os estudos científicos e as práticas pedagógicas relativas ao ensino da Libras nas salas de aula regular e AEE. A pesquisa identifica vários métodos e desafios enfrentados pelos professores, bem como os avanços alcançados nesta área. Ressalta a importância de garantir os direitos educacionais dos alunos surdos e a necessidade de os professores serem proficientes em Libras e adotarem estratégias de ensino eficazes. O estudo tem como objetivo discutir o processo de Ensino em Libras com professores ouvintes formados e a inclusão de alunos surdos nas escolas públicas conforme relatado na literatura acadêmica. Além disso, foi realizada uma revisão da legislação pertinente para compreender como as políticas de educação bilíngue são implementadas nas escolas públicas. Este estudo revela a necessidade contínua de melhores práticas e políticas para melhorar a inclusão de estudantes surdos, com especial enfoque na formação e especialização de educadores.
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