Navegando por Autor "Garcez, Artur Martins"
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TCC Chão de memórias: um relato de experiência com a Cia de Danças Xaxado de Parnamirim RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Batista, Carlos André Bezerra; Alves, Teodora de Araujo; Garcez, Artur Martins; Viera, Marcílio de SouzaDesde os primórdios o homem tem a necessidade de comunicação, de modo que, conforme os movimentos corporais eram realizados para se fazer entender, posteriormente puderam também ser identificados como dança. Esta, ao longo da história humana, passou por vários processos de mudanças, adquirindo novas configurações e possibilidades, sem necessariamente se desfazer de suas características anteriores, mas adquirindo singularidades próprias de cada lugar onde se situam. Nesse contexto, está o Xaxado como uma dança originária do sertão pernambucano, onde as suas características e movimentos passaram por um processo de ressignificação ao longo das décadas, reverberando por outros tempos-espaços do vivido, chegando até a cidade de Parnamirim, em Natal/RN. É sobre minha experiência, além da utilização de buscas em bibliotecas online, visando somar com dados vivenciados ao longo de 15 (quinze) anos com a Cia de Danças Xaxado de Parnamirim-RN (CDX), que relato no presente trabalho, evidenciando aspectos históricos, artísticos e culturais dessa dança aqui situada.Dissertação Grupo de dança do colégio Marista de Natal: Um percurso formativo em danças Populares(2016-06-20) Garcez, Artur Martins; Vieira, Marcilio De Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; ; Araujo, Jose Savio Oliveira De; ; http://lattes.cnpq.br/5026604704788382; Alves, Teodora De Araujo; ; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; Jesus, Thiago Silva De Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/0073480063679881A pesquisa apresentada aqui é motivada por minhas experiências e vivências com as danças populares no Colégio Marista de Natal. A escrita se propôs, enquanto objetivo, a compreender a importância de ensinar danças populares a uma equipe de alunos do Colégio Marista de Natal, bem como refletir a partir de narrativas poéticas a construção de dois processos coreográficos criados para o Grupo de Dança Popular. A partir do objetivo proposto, questionou-se: Por que é importante ensinar a esses jovens danças populares na Educação Básica? O trabalho foi desenvolvido através de uma análise, descritiva com base em um estudo de campo. A metodologia Descritiva com Estudo de Campo pode ser uma alternativa aplicável em diferentes áreas do conhecimento e de atuação. A prática da pesquisa exige intensas relações entre pesquisadores e atores da situação-problema. A intervenção da pesquisa foi feita junto aos componentes do Grupo.de Dança Popular do Colégio Marista de Natal. Esses alunos fazem parte do 7° ano do Ensino Fundamental a 3a série do Ensino Médio. A pesquisa, dessa forma, torna-se relevante para o meio acadêmico e artístico, uma vez que os escritos sobre grupos de dança popular na escola ainda estão em construção. A contribuição que pretendo dar, especificamente, ao Ensino da Arte justifica-se pela importância de sugerir essas discussões para o âmbito escolar, considerando que a arte insere-se nesse como componente curricular que carece de uma discussão mais ampliada sobre as Artes Cênicas em especial. A pesquisa se justifica ainda por compreender que a Dança, em especial, as danças da Cultura Popular são pouco valorizadas no espaço escolar e que esta, na escola, pode ser vista como um espaço de aprendizado possibilitando uma formação em dança. Nesta dissertação, houve a descrição do !ocus do objeto de estudo e foi feita uma apreciação a partir de narrativas poéticas de dois processos coreográficos (Espetáculos), a saber: Danço Antônio Nobrega e Penso Cascudo, Danço Ariano.