Navegando por Autor "Godeiro, Ana Luiza da Silva"
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Dissertação Intervenção educativa para prevenção da remoção não eletiva do Cateter Central de Inserção Periférica em pediatria(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-19) Godeiro, Ana Luiza da Silva; Santos, Lauriana Medeiros Costa; Pinto, Juliana Teixeira Jales Menescal; ; http://lattes.cnpq.br/7001176243211270; ; http://lattes.cnpq.br/8454532132203545; ; Vieira, Alcivan Nunes; ; http://lattes.cnpq.br/0862127973452482; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; Bosco Filho, João; ; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237O Cateter Central de Inserção Periférica é uma tecnologia que surge como uma estratégia de humanização da assistência, na medida em que viabiliza um acesso venoso seguro e prolongado. Para tanto, o uso deste cateter demanda conhecimento e habilidade de toda a equipe de enfermagem, o que requer discussões e treinamentos com o propósito de aprimorar a prática e reduzir as ocorrências que comprometem a permanência desse dispositivo. Objetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção educativa para enfermeiros e técnicos em enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica na melhoria do conhecimento teórico sobre a prevenção de complicações que ocasionam a remoção não eletiva do Cateter Central de Inserção Periférica. Método: consiste em um estudo quase-experimental com grupo único, do tipo antes e depois, realizado por meio de uma intervenção educativa, baseada na problematização e norteada pela Educação Permanente em Saúde, junto à equipe de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de um hospital de ensino de Natal/RN. Os dados relativos aos motivos de retirada do cateter foram retirados de um livro de registro presente no cenário da pesquisa e os referentes ao conhecimento dos profissionais, foram coletados por meio da aplicação de questionário. A frequência de perdas do PICC, devido às complicações foi calculada através da mensuração de indicador. Foi aplicado o teste T de Student Pareado para comparar diferenças nas médias de acertos antes e após a intervenção educativa, considerando-se o nível de significância de 95% e os valores de p < 0,05 como significativos. Resultados: participaram da intervenção 22 profissionais de enfermagem (10 técnicos e 12 enfermeiros), a grande maioria do sexo feminino (86,36%), com média de idade de 36,5 anos, média de 12,8 anos de tempo de serviço na profissão, sendo o tempo médio de atuação em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de 5,3 anos. Após a realização da intervenção educativa, o estudo indicou diferença significativa do conhecimento, havendo aumento da média da pontuação dos técnicos em enfermagem de 5,30 para 9,10 e dos enfermeiros de 11,83 para 20,67. A maior diferença de médias ocorreu nas questões relacionadas à técnica para realização do flush, nas medidas preventivas de infiltração/trombose/flebite, indicações e contraindicações para inserção do cateter. Como produto do estudo, foi construído o Guia de Boas Práticas para a prevenção da remoção não eletiva do PICC, que aborda as medidas preventivas e o manejo das complicações, e uma Listagem de cuidados prioritários relacionados ao uso do cateter, segundo a opinião da equipe de enfermagem, inserida na prescrição de enfermagem eletrônica, de modo a colaborar para a promoção do cuidado de enfermagem sistematizado para o uso desse cateter. Conclusão: a intervenção educativa foi efetiva, sendo possível a confirmação da plausibilidade da hipótese de pesquisa, visto que as médias do conhecimento aumentaram significativamente após a intervenção. Por fim, esta pesquisa visa que esse conhecimento se efetive no ato de cuidar e que a aplicação, tanto do Guia de Boas Práticas, quanto da Listagem de Cuidados Prioritários, colabore para o desenvolvimento de melhorias na prática de manejo do cateter, com consequente diminuição das perdas não eletivas desse dispositivo.