Navegando por Autor "Godeiro, Julia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Redesign e avaliação de caixa de autoatendimento de supermercado: Um estudo de caso com usuários de cadeira de rodas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-06) Godeiro, Julia; Lanutti, Jamille; http://lattes.cnpq.br/2832676303604860; http://lattes.cnpq.br/0118179992297533; Santa Rosa, José Guilherme; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; Barbosa, Luciano; http://lattes.cnpq.br/6038999983385486O Design Inclusivo busca a inclusão de todos desde o processo inicial do projeto. Sendo assim, destacam-se características físicas e digitais do produto, como em caixas de autoatendimento de supermercado, que podem influenciar de maneira positiva ou negativa a experiência do usuário de cadeira de rodas, principalmente quando os caixas de autoatendimento não tem uma norma da ABNT estabelecendo os padrões adequados. Este estudo tem o objetivo de compreender se os caixas de self-checkout estão preparados para receber usuários de cadeira de rodas. Ele foi realizado usando o modelo Fox Self Checkout como referência, já que ele estava presente no Supermercado Favorito, ambiente usado para pesquisa de campo. Para atingir esse objetivo, foi usado a metodologia Double Diamond com métodos retirados do User Capacity Toolkit para analisar as experiências diante o uso, ergonomia e acessibilidade do produto; pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas por meio do Google Forms e entrevista com o usuário de cadeira de rodas; avaliação de usabilidade e acessibilidade realizadas a partir de uma ficha de cenário na qual foi possível mapear as melhorias conforme as Heurísticas de Nielsen (usabilidade) e Boudreau (acessibilidade); avaliação da ergonomia por meio de observação do usuário de CR, RULA e entrevista para coletar feedbacks da sua experiência. Através destes, as informações de diagnósticos, melhorias, alternativas e feedbacks são geradas. O resultado obtido neste trabalho foi o protótipo de interface de alta fidelidade do sistema de compras, desenhado no Figma, e da máquina de autoatendimento, modelado no SketchUp.