Navegando por Autor "Gomes, Adriano Lopes"
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Tese Análise do discurso da resistência mossoroense ao ataque de Lampião(2015-03-05) Tavares, Edgley Freire; Silva, Marluce Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/4463809499714404; ; http://lattes.cnpq.br/4404506204960534; Gomes, Adriano Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7395014510049279; Santos, Derivaldo dos; ; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; Silva, Francisco Paulo da; ; http://lattes.cnpq.br/8457474154576641; Silva, Lemuel Rodrigues da; ; http://lattes.cnpq.br/5816005449693385Na cidade de Mossoró, diversas práticas sustentam um discurso memorialista em torno da resistência desta cidade ao ataque do cangaceiro Lampião, no ano de 1927. Nossa pesquisa objetivou descrever e interpretar o funcionamento dessa discursividade, problematizando seus mecanismos, estratégias e efeitos na dispersão dos enunciados na cultura local. A Resistência, tomada como acontecimento discursivo, foi então investigada do lugar teórico-metodológico da análise do discurso francesa, na articulação dos postulados de Michel Pêcheux com a arqueogenealogia formulada por Michel Foucault. A análise do corpus constituído de materialidades discursivas acadêmicas, midiáticas, do teatro, de inscrições urbanas e da literatura de cordel, apontou uma série de regularidades discursivas, interdiscursividades e efeitos de sentido que marcam o funcionamento histórico e semiológico do discurso da Resistência como prática atravessada por diversas relações de saber e de poder. Além disso, a análise discursiva dessa reminiscência da passagem de Lampião em Mossoró possibilitou compreender essa narrativa em sua gênese e nas repetições e transformações da memória, evidenciando como este discurso tem organizado diversas instituições, grupos e lugares enunciativos, marcando a centralidade dessa memória na política, cultura e economia locais.Tese A argumentação como elemento discursivo na mídia digital: um estudo sobre o blog fatos e dados(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-27) Dantas, Daniel; Gomes, Adriano Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7395014510049279; ; http://lattes.cnpq.br/2776869268430888; Santanna, Francisco Cláudio Correa Meyer; ; http://lattes.cnpq.br/8822516691963161; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793534Y1; Nunes Filho, Pedro; ; http://lattes.cnpq.br/5440364612074477; Archanjo, Renata; ; http://lattes.cnpq.br/2905168821962621Esta tese estuda a utilização da argumentação como elemento discursivo em mídias digitais, em particular os blogs. Analisamos o Blog "Fatos e Dados", criado pela Petrobras no contexto de denúncias de corrupção que culminaram na instalação de uma CPI para investigar a empresa no âmbito do Congresso Nacional. Pretendemos compreender a influência que os elementos discursivos acionados pela argumentação exercem em blogs e sobre o agendamento de temas. Para tanto, trabalhamos com noções de argumentação em diálogo com questões de linguagem e discurso a partir da obra de Charaudeau (2006), Citelli (2007), Perelman & Olbrechts-Tyteca (2005). Foucault (2007, 2008a), Bakhtin (2006) e Breton (2003). Observamos, também, nosso objeto a partir das perspectivas das representações sociais, de onde procuramos esclarecer conceitos como imagem pública e o uso das representações como elementos argumentativos, tomando em consideração a obra de Moscovici (2007). Consideramos, também, as reflexões acerca de hipertexto e do contexto da cibercultura, com autores como Lévy (1993, 1999, 2003), Castells (2003) e Chartier (1999 e 2002), e de questões de análise do discurso, principalmente em Orlandi (1988, 1989, 1996 e 2001), como também em Foucault (2008b). Aproximamo-nos de nosso objeto realizando um recorte de 118 posts publicados nos primeiros 30 dias de existência do Blog "Fatos e Dados" (entre 2 de junho e 1 de julho de 2009), sendo analisados detalhadamente os dez primeiros. Um blog corporativo tem como objetivo explícito defender pontos de vista e imagem pública da organização, e, por isso mesmo, utiliza elementos das representações sociais para construir seus argumentos. Perpassa a todo o Blog, como principal critério de noticiabilidade, inclusive nos posts que analisamos, a credibilidade da Petrobras como fonte das informações. Surgem, também, nos posts analisados os valores-notícia da inovação e relevância. A polêmica que o Blog travou com a imprensa resultou de uma inadequação e falta de preparação da mídia para lidar com um blog corporativo que soube explorar as características de liberação do polo da emissão na cibercultura. O Blog é uma manifestação discursiva falada em uma situação histórica concreta, cuja compreensão e atribuição de sentido se realiza a partir das relações sociais estabelecidas entre sujeitos que, boa parte das vezes, se colocam em formações discursivas e posições ideológicas disputa entre si essa disputa interfere também nos movimentos de leitura e na produção de leitura. Concluímos que as relações intersubjetivas que ocorrem nos blogs alteram, na forma das técnicas argumentativas utilizadas, as noções de noticiabilidade, interferindo no agendamento de notícias e na organização das informações em veículos da mídia digital. Restou claro, também, a influência que os elementos discursivos acionados pela argumentação exercem, na mídia digital, procurando redimensionar e ressignificar quadros da realidade por ela veiculados em relação aos sujeitos-leitores. Os blogs passaram a fazer parte do cenário informativo com a emergência da Internet e conseguem interferir de um modo mais efetivo na organização do agendamento da mídia a partir da utilização consciente de elementos argumentativos nos seus postsDissertação Ave! Mossoró! : os mecanismos discursivos sobre o episódio da resistência ao bando de Lampião(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-06-22) Amorim, Ana Shirley de Vasconcelos Oliveira Evangelista; Gomes, Adriano Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7395014510049279; ; http://lattes.cnpq.br/4619507625151662; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; Oliveira, Maria Francinete de; ; http://lattes.cnpq.br/3956088377870069Esta dissertação tem como objetivo investigar as relações interdiscursivas no processo de construção da linguagem em uso nas esferas poética e jornalística, a fim de perceber como o gênero notícia é constituído em diferentes campos de atividade social, bem como, analisar os processos argumentativos que estruturam os discursos escritos sobre o episódio da resistência ao bando de Lampião em Mossoró no ano de 1927. O corpus da pesquisa é constituído pelo noticiário da época veiculado nos jornais impressos Correio do povo e O Nordeste, ambos de Mossoró/RN, assim como, as narrativas presentes nos cordéis de acontecido: Mossoró na resistência ao bando de Lampião; Lampião em Mossoró em 1927 e O ataque de Mossoró ao bando de Lampião, todos de poetas potiguares. A investigação dos textos teve como suporte teórico A Análise do Discurso; A Teoria da Argumentação e os estudos sobre Gêneros do Discurso. Tem como foco o (re)enquadre dado à notícia na perspectiva discursiva da memória sócio-histórica construída nos cordéis a partir de valores ideológicos (político, econômico, religioso) que passam a ser elemento fundamental na constituição da imagem da resistência. Metodologicamente, esta é uma pesquisa de cunho documental, uma vez que faz uso essencialmente do documento escrito. No que tange à natureza dos dados, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa de base interpretativista. As análises revelaram o modo como foi realizada a abordagem do episódio na construção discursiva do texto. Considera as técnicas argumentativas adotadas na defesa da tese, os efeitos de sentido sugeridos e os gêneros abordados, o que revela a maneira como o episódio foi veiculado pelos jornais e pelos cordéis. Assim sendo, a construção do texto aponta determinados padrões de repetição, visto que o contexto linguístico, caracteriza-se no campo jornalístico e no campo poético por assumir, em primeira instância, uma expressão localDissertação A criança e o brinquedo-TV: análise sobre o discurso publicitário direcionado para a infância na Rede Globo de Televisão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-27) Barbosa, Antonio Carlos do Amaral; Gomes, Adriano Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7395014510049279; ; http://lattes.cnpq.br/3124304718558632; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793534Y1; Archanjo, Renata; ; http://lattes.cnpq.br/2905168821962621Esta pesquisa é uma análise sobre o contexto atual que envolve a publicidade brasileira, mais especificamente, o discurso publicitário televisual direcionado para a infância no Brasil. A análise do corpus será feita com base na Análise Retórica (LEACH, 2004) (SODRÉ, 2006) Partindo-se inicialmente da presumível inadequação de alguns de seus conteúdos aos públicos para o qual comunicam. Investiga-se também as possibilidades de regulamentação e de educação para o consumo da mídia e a atuação da sociedade através de mobilizações que exijam o cumprimento e o aperfeiçoamento da legislação vigente, evitando abusos e possíveis deturpações de trechos generalistas da lei. Realizou-se uma análise específica sobre a infância e suas conceituações e papel social, abordando-se também o brinquedo e o ato de brincar na atualidade e suas matrizes históricas na tentativa de construir uma base que sustente a análise sobre a relação da infância com a publicidade e o consumo, com base em obras de Roger Silverstone, Kapferer, Leontiev e Walter Benjamin. Também foram feitas inferências, com base nos estudos de Pablo Del Rio, quanto às possíveis consequências psicológicas do consumo de mídia pela infância, sem, no entanto, nos arvorarmos em realizar investigações acerca do estudo da recepção. Serão confrontadas, tanto as atuações a favor da aprovação do Projeto de Lei Substitutivo nº 5.921/2001 que sugere a proibição da publicidade infantil em todo o país, quanto as abordagens amplamente integradas e, portanto, favoráveis à continuidade das ações publicitárias no país sob a ação auto-regulamentadora do CONAR, demonstrando-se contudo, a inviabilidade de ambas as propostas. Ainda sobre o CONAR, realizou-se, inclusive, um estudo sobre o seu Conselho Deliberativo, inferindo-se sobre a sua composição e características específicas. Finalmente, estudaremos as possibilidades e o próprio conceito de educação para o consumo da mídia, a partir da utilização dos próprios recursos midiáticos, como proposta de mudança de paradigma no mercado publicitário brasileiro. Como conclusões, percebemos, a partir da análise de comerciais publicitários infantis veiculados pela Rede Globo de Televisão, dentro de uma amostra de 170 inserções, que ainda existem inadequações graves, mas que os desequilíbrios podem ser resolvidos com medidas relativamente simples que envolvem campanhas educativas de impacto e a exigência de adequação dos poucos grandes anunciantes que infringem a legislação. Felizmente, uma outra parcela de anunciantes revelou responsabilidade social em suas atuaçõesDissertação Discurso da violência urbana e agendamento na mídia radiofônica: um estudo do caso Marcelo Pesseghini(2016-12-27) Tintin, Ricelle Fernandes Queiroz; Gomes, Adriano Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7395014510049279; ; http://lattes.cnpq.br/9461463957702548; Silveira, José Ricardo da; ; http://lattes.cnpq.br/7181730692556570; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; http://lattes.cnpq.br/2910785578507657Este trabalho aborda a questão relacionada à influência e poder da mídia radiofônica, destacando um episódio de repercussão na imprensa nacional: o “Caso Marcelo Pesseghini”. Ao lançar um olhar sobre o episódio em questão, nos surge o questionamento sobre qual seria o alcance dessa influência midiática, e se estaria a cobertura jornalística atuando como ordenadora de valores e comportamentos, ou até mesmo direcionando a tomada de decisões por parte do público. Para investigar esse fenômeno, analisamos um corpus constituído de notícias veiculadas na mídia radiofônica acerca do referido caso, com o objetivo de demonstrar como ocorre o agendamento da mídia radiofônica e como entram em cena os discursos da mídia nas notícias de violência urbana. Também buscamos identificar os elementos que compõem a construção do discurso radiofônico sobre um caso específico de violência urbana, além de mapear as formações discursivas que se apresentam nos trechos de notícias tomados como corpus. Por fim, procuramos estabelecer possíveis relações entre o agendamento da mídia radiofônica, a construção do discurso da violência urbana e a formação da opinião pública. Como resultado desta pesquisa, surgiram algumas categorias que foram elencadas como decorrência do discurso midiático subjacente ao episódio em tela. Nossa metodologia envolve o uso de elementos presentes na análise de discurso (AD) francesa, tal qual a formação discursiva (FD), atrelados aos pressupostos da agenda-setting, se utilizando de uma abordagem qualitativa e, especificamente, o estudo de caso. Nosso referencial teórico abrange desde pressupostos das teorias do rádio e do jornalismo, utilizando-se de autores como Prado (1985), Haye (2005), McCombs e Shaw (1972) e Shoemaker (2011), até a teoria linguística amparada na análise do discurso (AD) de linha francesa, embasando-se em autores como Foucault (2008), Pêcheux (1993) e Orlandi (2015). Ao final, concluímos que as notícias escolhidas e os elementos destacados comprovam a influência da mídia radiofônica e o direcionamento de ideias tendo em vista aquilo que foi noticiado a respeito do caso em questão. Revelam, ainda, como a mídia radiofônica incute um valor de verdade aos pré-julgamentos e investigações a cargo do próprio jornalismo.TCC Discurso e propaganda política: o personagem Nildo na campanha à prefeitura do Natal/RN (2012)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-10) Lopes, John Willian; Gomes, Adriano Lopes; Gomes, Adriano Lopes; Bezerra, Josenildo Soares; Morais, Francisco das ChagasO Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) é, de certo, um dos principais constituintes do ambiente informacional a que recorre o cidadão-eleitor quando se aproxima uma disputa eleitoral. Instrumento da democracia que marca o “tempo da política”, pela sua penetração nos lares brasileiros, através do qual veiculam-se e difundem-se as mensagens dos candidatos e os sentidos que as subjazem, tornando a política mais presente no cotidiano dos cidadãos. É neste contexto que se insere o objeto de estudos desta pesquisa. Procurou-se, aqui, analisar o discurso político a partir de um personagem, cujas origens reportam-se ao nordeste brasileiro, inserido no programa eleitoral, dentro do HGPE, de Hermano Morais (PMDB), postulante à prefeitura do Natal no pleito de 2012. A inserção desse personagem e a expressão adquirida por ele suscitou inquietação em procurar saber quais os efeitos de sentidos e como são produzidos a partir dos movimentos dos discursos de um personagem de apelo popular, inserido em um cenário de disputa eleitoral. Esta pesquisa justifica-se na tentativa de contribuir positivamente para o panorama dos estudos da linguagem no campo da política eleitoral, destinando atenção para os fenômenos sociais e históricos, locais e regionais, que constituem os atores políticos e sociais. Observando, desta forma, uma estratégia que se pode considerar pioneira nos programas eleitorais em disputas locais, nos níveis municipal e estadual. Esta pesquisa, portanto, configura-se como do tipo estudo de caso, enquadra-se no plano qualitativo com abordagem dedutiva. Para viabilizá-la, procedeu-se a pesquisa bibliográfica das obras necessárias à constituição do quadro teórico nos campos da linguagem, do discurso (Escola Francesa de Análise do Discurso) e da política. Procedeu-se, também, a pesquisa documental de todos os programas eleitorais do candidato Hermano Morais, tanto do primeiro quanto do segundo turno, veiculados na televisão. Selecionou-se 6 dos programas levantados, dos dois turnos, como delimitação do corpus de análise. Em seguida foi feita a decupagem dos programas (das inserções), fazendo a transcrição ipsis litteris. Concluiu-se que foi incumbido ao personagem boneco Nildo o dever de manifestar o discurso do candidato de uma outra forma, peculiar, dentro de certa ludicidade, com intuito de conseguir a adesão do eleitor interferindo na sua decisão sobre o voto.Tese Os discursos sobre a educomunicação na rádio escolar: um estudo etnográfico e m uma escola pública(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-27) Rodrigues, Edivania Duarte; Gomes, Adriano Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7395014510049279; ; http://lattes.cnpq.br/3782013001207093; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; http://lattes.cnpq.br/2910785578507657; Rocha Neto, Manoel Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/8133980836563371; Sampaio, Maria Lúcia Pessoa; ; http://lattes.cnpq.br/1621513184843973A pesquisa faz uma análise da construção discursiva sobre a Educomunicação, a partir de um curso de formação de educomunicadores, com professores e alunos de uma escola da Rede Pública Estadual, situada geograficamente na cidade do Natal(RN), estudando a constituição dos sentidos que a prática educomunicativa na Rádio Escolar adquire para formadores e cursistas (docentes e discentes). O contexto sócio-histórico que envolve essa investigação corresponde à nova realidade social, mediada pelas tecnologias da informação e da comunicação que, por sua vez, impulsionam a instituição escolar a capacitar os alunos na utilização de diferentes linguagens que permeiam a sociedade. Mas, para tanto, é necessário ter professores também habilitados para trabalharem as tecnologias da comunicação de forma a atenderem os anseios dos jovens e adultos que fazem parte da comunidade educativa. Assim, a investigação problematiza o contexto de produção discursiva sobre a Educomunicação na Rádio Escolar a partir do processo de formação de educomunicadores na instituição escolar focalizada, tendo como objetivos identificar as condições de produção discursiva em torno da prática educomunicativa na Rádio Escolar, analisar a construção discursiva que formadores e cursistas fazem sobre a Educomunicação e suas marcas dialógicas, além de verificar como os cursistas relacionam a prática educomunicativa aos seus contextos educativos, atribuindo sentido aos lugares de professores e alunos. Assim sendo, a pesquisa recorre à Etnografia aplicada ao contexto escolar como opção metodológica, à Análise do Discurso, de vertente pecheutiana, bem como aos princípios da Educomunicação, às reflexões de Paulo Freire e às concepções de Dialogismo em Bakhtin, como aportes teóricos. Enveredamos por três áreas do conhecimento: Linguística, Comunicação e Educação, como forma de produzirmos uma leitura comprometida com os aspectos que envolvem o uso do rádio no ambiente escolar para a promoção de uma prática que seja educomunicativa. Com esta pesquisa, pudemos construir uma teia de sentidos sobre a escola que estamos formando ou que queremos formar no século XXI, pois recorremos aos discursos de formadores e cursistas imersos em novos saberes e práticas na perspectiva de impulsioná-los a se assumirem enquanto sujeitos de comunicação no ambiente educativo em busca de uma transformação qualitativa do ser e do fazer no espaço escolar.TCC Do espetáculo ao fone de ouvido: bastidores da produção do Podcast "Capas e Likes"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Lima, Yasmim Ferreira; Kneipp, Valquíria Aparecida Passos; Gomes, Adriano Lopes; Souza, José Jullian Gomes deEste trabalho explora a intersecção entre o jornalismo de celebridades e a crescente consolidação do podcast como formato de mídia no Brasil. O objetivo principal é analisar e detalhar, de forma sistemática, o processo de criação, produção e distribuição do podcast ‘Capas e Likes’, um produto comunicacional desenvolvido como estudo de caso prático para esta pesquisa. A metodologia adota uma abordagem qualitativa, fundamentada na pesquisa-ação, na qual o pesquisador atua como produtor do objeto estudado, e complementada por pesquisa bibliográfica sobre mídia sonora e cultura da fama. A pesquisa percorre as três fases do desenvolvimento do podcast: a pré-produção, que abrange a definição do formato, a pauta e a roteirização; a produção, com foco nos equipamentos de captação e técnicas de gravação de áudio; e a pós-produção, detalhando as etapas de edição, sonoplastia, mixagem e as estratégias de publicação nas plataformas digitais. Conclui-se que a produção de um podcast jornalístico, embora acessível, demanda um conjunto de competências técnicas e editoriais específicas, e que o formato sonoro oferece novas possibilidades narrativas e de engajamento para a cobertura da cultura da fama, ressignificando a relação entre o conteúdo, o jornalista e o público.Tese Entre telas, diálogos e estratégias: formação docente para a mídia televisiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-02-17) Cordeiro, Sandro da Silva; Coelho, Maria das Graças Pinto; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704292T6; ; http://lattes.cnpq.br/0595932518800885; Carneiro, Vânia Lúcia Quintão; ; http://lattes.cnpq.br/3217794741589069; Moura, Dante Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/1720357515433453; Pereira, Francisco de Assis; ; Gomes, Adriano Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7395014510049279A pesquisa em evidência busca mostrar a importância da formação docente para a mídia televisiva. Percebe o potencial das estratégias de formação, como elementos indispensáveis para tornar os professores profissionais aptos ao desenvolvimento de ações educativas voltadas para a leitura critica da mídia televisiva. Apóia-se no aporte conceitual fornecido especialmente por Belloni (2001), Buckingham (2005, 2007), Elias (1998), Fantin (2007), Fischer (2001, 2007), Imbernón (2009), Placco e Souza (2006), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004) e Tardif (2002). Organiza um grupo de discussão, com a participação de professores de escolas públicas municipais, prevendo encontros periódicos, a fim de realizar debates em torno do eixo mídia televisiva e educação. Emprega algumas estratégias de formação, visando promover o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos docentes envolvidos. Utiliza a metodologia da pesquisa-ação-formação, baseando-se nos enunciados de Thiollent (2007) e Vosgerau (2009). Aplica a análise de conteúdo de Bardin (2009), para auxiliar na organização das categorias surgidas a partir dos dados coletados. Acredita numa possível especificidade da formação docente para o uso crítico da mídia televisiva, considerando o potencial criativo do professor, o seu contexto pessoal e de atuação profissional, as suas vivências com a mídia televisiva, assim como as dos discentes, e a capacidade de refletir sobre a própria prática, sendo esta a tese defendida pela investigação em destaqueDissertação Estratégias argumentativas na construção do discurso ideológico: um estudo da produção didático-pedagógica do meb(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-03-04) Rodrigues, Edivânia Duarte; Gomes, Adriano Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7395014510049279; ; http://lattes.cnpq.br/3782013001207093; Souza, Gilton Sampaio de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708077H5; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9Esta pesquisa estuda o processo argumentativo desenvolvido pelo Movimento de Educação de Base, tendo como corpus a cartilha Viver é lutar e os roteiros de aulas da Emissora de Educação Rural de Natal. Tem como objetivos revelar as estratégias argumentativas na produção discursiva do MEB, atentando para os efeitos de sentido sugeridos pelas suas condições de produção e as posições ideológicas defendidas, além de verificar como a cartilha e as aulas radiofônicas dialogavam na argumentação de suas teses. Para tanto, o estudo é orientado pelos pressupostos da Análise do Discurso, pela Teoria da Argumentação, pelas concepções de Educação Popular, bem como a concepção dialógica de linguagem, recorrendo a Bakhtin (1995). A pesquisa adota o caráter documental, de natureza qualitativa com base interpretativista, cuja análise dos dados permitiu constatar que o discurso do material didático-pedagógico do MEB foi produzido num contexto sócio-histórico-ideológico em que a educação foi vista como um instrumento de libertação social, sendo capaz de transformar o indivíduo e a estrutura desigual do Brasil. Os resultados revelam que a cartilha e as aulas assumem uma posição marcadamente a favor das classes populares, estruturada por técnicas argumentativas que pretendiam convencer e persuadir o auditório. Ainda demonstraram que tal argumentação baseou-se, inicialmente, no convencimento dos jovens e adultos para, em seguida, imprimir uma persuasão nos aprendizes, no que se refere a agir sobre a realidade para transformá-la, segundo seus desejos de justiça socialTese Experiências e crenças sobre o ensino-aprendizagem de escrita construídas por alunos de jornalismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-05-27) Oliveira, Marcos Nonato de; Gomes, Adriano Lopes; http://lattes.cnpq.br/7395014510049279; https://orcid.org/0000-0002-4888-2933; http://lattes.cnpq.br/0789099382450978; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/2661324075394215; Coelho, Maria das Graças Galvão Pinto; Pontes, Antonio Luciano; Silva, Francisco Paulo daEste trabalho explora as experiências e as crenças em torno do processo de ensino- -aprendizagem de escrita. As experiências podem ser consideradas como a origem de todo conhecimento humano, e, por isso, são importantes para este estudo. Já as crenças são formadas a partir das experiências dos indivíduos, as quais influenciam as atitudes, as intenções e as emoções que os indivíduos mobilizam na sala de aula. Nesta pesquisa, discuto as experiências e as crenças de alunos de Jornalismo no tocante à escrita, construídas no contexto familiar, no contexto da escola básica e na universidade. Para a construção da fundamentação teórica, foram utilizados os estudos de Bakthin (1995, 1997), Garfinkel (1984), Miccoli (2007, 2010), Barcelos (2001, 2004, 2007, 2006, 2010), Antunes (2003, 2005, 2009) e Bazerman (2006), entre outros. Trata-se de uma investigação inserida nos limites da Linguística Aplicada e de base teórico-metodológica delineada pela etnometodologia, uma vez que se utiliza de seus conceitos fundamentais para compreender o objeto de pesquisa e construir suas análises. Além disso, toma como referência técnica os elementos constitutivos do método etnográfico, bem como utiliza um enfoque qualitativo-interpretativista de pesquisa. Os informantes foram vinte e cinco alunos pertencentes ao curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, e o instrumento utilizado para a coleta do corpus foi o autorrelato. Os resultados, grosso modo, apresentam uma crença de escrita como meio de interação social. Com relação às experiências e às crenças advindas do contexto familiar, os informantes acreditam na influência da família sobre o seu desenvolvimento na escrita. No tocante à escola básica, os depoimentos atestam que ela tem tido um papel positivo para a formação dos alunos, embora apontem para a necessidade de a tarefa da escrita ser mais valorizada como uma atividade sociointeracional. Quanto ao curso de Jornalismo, os relatos revelam uma graduação que tem cumprido com sua função de formadora de estudantes competentes na tarefa de escrever. Contudo, ressaltam que a tarefa de produzir textos, nesse curso, não representa uma atividade efetivamente interacional, e que as abordagens de tratamento do texto não desenvolvem eficientemente a motivação dos alunos. Para que a atividade de escrita seja motivadora na universidade, é preciso abordá-la, cada vez mais, como um trabalho que reflita a vida cotidiana e que tenha outros leitores além do professor.Tese Experiências subjetivadoras no limite da pele: Uma análise de práticas discursivas inscritas em tatuagens(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-06-06) Bezerra, Josenildo Soares; Silva, Marluce Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/4463809499714404; ; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062; Gomes, Adriano Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7395014510049279; Moura, Carmen Brunelli de; ; http://lattes.cnpq.br/8505397414221876; Muniz, Cellina Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/3344414293603633; Castro, Onireves Monteiro de; ; http://lattes.cnpq.br/3485957168495828Esta pesquisa tem como objeto o estudo da constituição de subjetividades em práticas discursivas inscritas em textos imagéticos e verbais de tatuagens. Busca-se apreender efeitos de sentidos que traduzem emoções, experiências e desafetos que marcaram e/ou transformaram a vida de sujeitos tatuados. Esta tese foi ancorada em teorizações foucaultianas (1990, 2010, 2012) que abordam modos de subjetivação a partir das tecnologias da escrita de si, transgressão como ultrapassagem dos limites, abrindo novas possibilidades para o sujeito discursivo produzir o cuidado de si. Ainda se utilizam noções advindas da análise de discurso francesa (AD), como interdiscurso e memória discursiva. A pesquisa de natureza qualitativa tenciona contribuir para a compreensão do discurso enquanto prática social, constituidor de sentidos de maneiras de ser do sujeito, bem como produção de discursividades acerca de normas sociais. O corpus se constitui de depoimentos e textos imagéticos e verbais de cinco sujeitos, entre os dez entrevistados, que tatuaram experiências vivenciadas na pele. Os resultados apontam dados que demonstram a constituição de si por meio de experiências vividas e impressas na pele. Os sentidos gerados na pele constituem tipos de subjetividades que refletem felicidade, superação, proteção e imortalidade. Conclui-se que os sujeitos se posicionam discursivamente de forma a reconstruírem seus corpos e experiências o quanto for necessário e que as imagens e os enunciados registrados nos corpos produzem efeitos de sentidos em torno da reflexão sobre os modos de vida e sobre as escolhas de existência de cada um/a dos/ tatuados/as.TCC Flow podcast: a evolução do jornalismo tradicional a partir da adoção do modelo de produção transmídia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-06) Oliveira, Gilvanise Lourenço de; Gomes, Adriano Lopes; Medeiros, Hélcio Pacheco de; Rocha, Jeferson Luís PiresO modo de fazer jornalismo tem evoluído ao longo dos anos à proporção que as tecnologias digitais avançam. O presente trabalho tem como objetivo principal identificar as principais características do produto podcast e seu papel nas mudanças do padrão de produção do conteúdo jornalístico, por considerar que, a partir da adoção da narrativa transmídia, se estabeleceu um novo modelo de comunicação do audiovisual. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa com características bibliográficas, aplicando-se o método de estudo de caso para subsidiar a análise. A coleta de dados realizou-se por intermédio de pesquisas nos perfis das plataformas de mídia do objeto de estudo, nas quais foi possível constatar que a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis são fundamentais para a consolidação dos novos formatos e para o atendimento das necessidades da comunidade de consumo. O trabalho conclui que os modelos tradicionais de jornalismo necessitam se adequar aos novos cenários, sob pena de perder espaço no mercado da comunicação digital, frente à ascensão das novas mídias.TCC Formas da prática jornalística no meio digital: análise descritiva das redes sociais da Tribuna do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-10) Albuquerque, Júlio Marcel Castro de; Pereira, Lívia Cirne de Azevedo; Gomes, Adriano Lopes; Hora, Carmen Daniella Spínola daAs novas formas de fazer jornalismo que surgiram com a internet se modificam e se aprimoram a todo o tempo. Dentre elas, o jornalismo nas redes sociais se caracteriza pela rapidez com que as informações são transmitidas e a interação dos usuários com as postagens. Nesse sentido, o tradicional jornal potiguar Tribuna do Norte, em sua página no Instagram (@tribunadonorte) e em seu canal no YouTube (@tribunadonortetnplay), utiliza atualmente postagens em vídeos curtos com notícias veiculadas de forma resumida, chamados de “Drops TN”, sob o selo “TN Play”. Além disso, foram analisadas também publicações do jornal em seus perfis em outras redes sociais como o Facebook (Tribuna do Norte) e no Twitter (@tribunadonorte). Nesta pesquisa, é feita uma análise descritiva dessas postagens, em um período de tempo entre abril e junho de 2023, totalizando cerca de 20 postagens, para saber quais os números e o retorno que o veículo está conseguindo com essa forma de produzir notícias. É averiguado que essa prática jornalística rendeu bons frutos em redes como o Instagram, mas ainda não conseguiu tanto engajamento em outras redes sociais.Dissertação O gênero blog: ação social e multimodalidade.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-12-16) Dantas, Maria Nívia; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; ; http://lattes.cnpq.br/2378601821794950; Gomes, Adriano Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7395014510049279; Araújo, Antônia Dilamar; ; http://lattes.cnpq.br/0138358532764603Os estudos desenvolvidos acerca da questão dos gêneros discursivos apontam para uma necessidade de entendermos como funcionam esses gêneros numa sociedade, cada vez mais, submetida à tecnologia da informática como a atual. Ao constatarmos que o contexto virtual da Internet proporciona o surgimento e desenvolvimento de novos gêneros discursos, vimos que o diário on-line, ou blog, como é comumente conhecido, é responsável por uma variedade de fenômenos linguísticos que normalmente levariam alguns anos para que se consolidassem. Desde seu aparecimento em 1997, o blog surge como uma versão virtual do diário pessoal e, em pouco tempo, devido a exigências comunicativas, sofre várias modificações, fazendo surgir subcategorias, ou uma hibridizações do gênero blog. Em face de tais fenômenos, este trabalho pretende, a princípio, caracterizar o blog como um gênero que se realiza como ação social, evidenciando suas características formais, estruturais e pragmáticas a partir da noção de recorrência e ação retórica numa perspectiva sóciodiscursivo e semiótica. Os postulados metodológicos adotados por essa pesquisa são considerados de base qualitativa na medida em que não se restringe a olhar os eventos discursivos como produto, mas principalmente por levar em consideração um conjunto de fatores situacionais, culturais e ideológicos que se fazem presente na constituição do gênero.Dissertação Ideologia e poder no agendamento do discurso polifônico da imprensa em relação à seca no nordeste(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-10-13) Rosado, Cid Augusto da Escóssia; Gomes, Adriano Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7395014510049279; ; Silva, Marluce Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/4463809499714404; Mendes, Marcília Luzia Gomes da Costa; ; http://lattes.cnpq.br/1853494257403195Esta dissertação é um esforço para se compreender como a ideologia e o poder interferem na ressignificação dos discursos imersos no contexto da mídia impressa quanto à seca no Nordeste, ocorrência climática que castiga 23 milhões de brasileiros causando-lhes problemas de ordem diversa. Tem ainda preocupações com as práticas sociais da linguagem e com as rotinas de produção da notícia, sem perder de vista o papel da História na formação da identidade de indivíduos e povos. A pesquisa desenvolve-se em ambiente interdisciplinar, aplicando-se ao corpus formado por cinco reportagens da Folha de São Paulo , coletadas de janeiro a julho de 2005, o método da Análise do Discurso francesa e a teoria da polifonia de Bakhtin, do campo da Linguística Aplicada, associados a fundamentos da área da Comunicação, como os da agenda-setting. Os resultados ensejam compreensão sobre a influência das cadeias de ideologia e poder nas formações discursivas e nas posições de sujeito em ambiente de quase-interação mediada, trazem um olhar midiático sobre a polifonia de viés bakhtiniano, além de demonstrar como todas essas questões repercutem na visão da imprensa sobre o Nordeste semi-áridoLivro Ideologia, poder e discurso da seca na mídia(EDUFRN, 2018-07-19) Gomes, Adriano Lopes; Rosado, Cid Augusto da EscóciaEste livro é um esforço para se compreender como a ideologia e o poder interferem na ressignificação dos discursos imersos no contexto da mídia impressa quanto à seca no Nordeste, ocorrência climática que castiga mais de 20 milhões de brasileiros causando-lhes problemas de ordem diversa. Tem ainda preocupações com as práticas sociais da linguagem e com as rotinas de produção da notícia, sem perder de vista o papel da história na formação da identidade de indivíduos e povos. É fruto de uma pesquisa desenvolvida em ambiente interdisciplinar, aplicando-se ao corpus formado por cinco reportagens da Folha de São Paulo, o método da Análise do Discurso francesa e a teoria da polifonia de Bakhtin, do campo da Linguística Aplicada, associados a fundamentos da área da Comunicação, como os da agenda-setting.TCC Interação por áudio nos ambientes digitais: a utilização da ferramenta "Twitter Espaços" por jornalistas durante o Big Brother Brasil 22(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-15) Silva, Max Suel Praxedes da; Medeiros, Hélcio Pacheco de; http://lattes.cnpq.br/5416339555899077; https://orcid.org/0000-0002-4849-2214; http://lattes.cnpq.br/6286551401059420; Gomes, Adriano Lopes; http://lattes.cnpq.br/7395014510049279; Badiali, Michelle Ferret; http://lattes.cnpq.br/3500377017674415Vivemos na era da informação e das novas tecnologias e, nos últimos anos, diante do panorama de grandes mudanças tecnológicas, surgiram novos aplicativos e ferramentas de interação somente por áudio nos ambientes digitais. Por influência disso, a presente pesquisa tem o propósito de compreender a potencialidade e o uso do Twitter Espaços por jornalistas durante o Big Brother Brasil 22, buscando evidenciar como a ferramenta tem se consolidado como um espaço de comunicação. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica aprofundada acerca da ferramenta, com o uso das metodologias exploratória e descritiva. A pesquisa serviu como base para a elaboração de um podcast, que contou com a participação de um profissional do jornalismo para dialogar sobre o tema proposto. Com o relato, foi possível compreender a dinâmica das salas abertas, bem como o potencial da ferramenta.TCC Jornalismo profissional em crise: alternativas de atuação fora do mercado tradicional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-05) Borges, Andréa Fortuna de Freitas; Guimarães, Francisco de Assis Duarte; https://lattes.cnpq.br/8565126105867503; Gomes, Adriano Lopes; Costa, José Zilmar Alves daEste trabalho consiste numa pesquisa sucinta do cenário de crise que acomete o campo do jornalismo profissional no Brasil e das alternativas de atuação profissional às quais têm recorrido os jornalistas na contemporaneidade, dado o advento e evolução da internet e das redes sociais. Com este estudo pretende-se suscitar uma reflexão acerca das diferentes possibilidades do exercício de atividades profissionais no campo do jornalismo e da comunicação de modo geral, que não apenas aquelas desempenhadas em redações de veículos tradicionais de imprensa.Livro A leitura da imagem na TV e a dinâmica da recepção em Hoje é dia de Maria(Editora da UFRN, 2017-10-18) Gomes, Adriano Lopes; Pinheiro, Miriam Moema FilgueiraEste livro procura refletir sobre a dinâmica da recepção televisiva, estudando a microssérie Hoje é dia de Maria, produzida pela Rede Globo de Televisão e tem por objetivo geral promover inferências no processo de leitura da imagem, principalmente da leitura estética no contexto escolar, visando à formação de leitores visuais proficientes.É fruto de uma pesquisa desenvolvida com alunos da 3ª série do ensino médio em uma escola pública estadual, situada geograficamente na cidade de Natal-RN.
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