Navegando por Autor "Guimarães, Mirna Santiago"
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Dissertação Gestão do Conhecimento baseado na análise de GAP de competências: Um estudo de caso do DETRAN-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-12-18) Guimarães, Mirna Santiago; Cavalcanti, Ana Célia Dantas; ; ; http://lattes.cnpq.br/3809332361781194; Oliveira, José Arimatés de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020Z0; Melo, Maria Angela Campelo de; ; http://lattes.cnpq.br/2031295255174307A Gestão do Conhecimento nas organizações é um processo continuo de aprendizagem que se dá pela integração de dados, informações e a capacidade das pessoas em utilizar estas informações. A Gestão de Competências está preocupada em compreender as competências dos funcionários em face das competências organizacionais (equipes) e profissionais (cargos ou funções) desejadas. Juntas estão situadas no contexto maior da economia das organizações e possuem o mesmo pressuposto: o de que a posse de recursos raros, valiosos e de difícil imitação confere à organização certa vantagem competitiva. Neste sentido, a presente dissertação propõe um modelo de gestão do conhecimento baseado na análise de GAP de competências, ou seja, da lacuna existente entre as competências necessárias ao alcance do desempenho esperado e as competências já disponíveis na organização, dos funcionários e dos estagiários da Coordenadoria de Registro de Condutores do DETRAN-RN. Utilizando o método de pesquisa survey foi possível fazer uma análise das competências acadêmicas, técnicas e emocionais individual e em equipe dos funcionários e estagiários, identificando quais os níveis de GAP s de competência existente naquele setor da organização, bem como sugerir um plano de capacitação, um plano de competências para cada setor da Coordenadoria, e propor um modelo de Gestão do Conhecimento que auxilie a gestão destes GAP s identificados