Navegando por Autor "Leitão, José Carlos Gomes de Carvalho"
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Tese Atividade física e saúde na adolescência: protocolo de uma intervenção baseada na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-13) Azevedo, Kesley Pablo Morais de; Piuvezam, Grasiela; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251; http://lattes.cnpq.br/0391780760729166; https://orcid.org/0000-0002-7849-2661; http://lattes.cnpq.br/0476721383718212; Martínez, Daniel Guillén; Leitão, José Carlos Gomes de Carvalho; Souza, Dyego Leandro Bezerra de; https://orcid.org/0000-0001-8426-3120; http://lattes.cnpq.br/9953301230987878; Dantas, Paulo Moreira Silva; http://lattes.cnpq.br/0392766010188739A literatura indica que os adolescentes apresentam uma maior tendência na adoção de comportamentos de risco à saúde como inatividade física, comportamento sedentário e hábitos alimentares inadequados. Esses fatores apresentam-se como potenciais fatores de risco para as doenças crônicas em todo o mundo. Numa perspectiva voltada para Promoção da Saúde, tendo como referencial a abordagem das Escolas Promotoras de Saúde, as evidências apontam que as intervenções baseadas na escola surgem como estratégia promissora por produzirem efeitos positivos na saúde de crianças e adolescentes. Por isso, objetiva-se na presente tese, apresentar uma intervenção multicomponente baseada na escola voltada para a promoção da atividade física e saúde de adolescentes. Os métodos foram organizados em duas etapas: 1) primeira etapa: métodos e critérios de elegibilidade incorporados no protocolo de Revisão Sistemática (RS) e Metanálise (MA) em sequência os métodos desenvolvidos na RS e MA que abordou os mecanismos relacionados aos efeitos do exercício na cognição (níveis de BDNF) em adolescentes; 2) segunda etapa: a concepção, planejamento e os métodos descritos na intervenção do Programa Atitude, Movimento e Escolhas para uma vida saudável (AME). A intervenção multicomponente é composta por 4 componentes: (I) Formação de professores e planejamento de atividades relacionadas aos temas (promoção da atividade física, comportamento sedentário e educação alimentar e nutricional); (II) Treinamento e planejamento específico para os professores de educação física; (III) Disponibilização de materiais e estratégias que estimulem a adoção de hábitos saudáveis no ambiente escolar; e (IV) Educação em saúde na escola com palestras e ações dirigidas a alunos, pais e professores. Serão distribuídos folhetos informativos e uso das redes sociais, a fim de disseminar o conhecimento sobre os benefícios da prática regular de atividade física. O Programa AME apresenta-se como uma proposta articulada, integrada, sustentável e de baixo custo com grande potencial para produzir benefícios na saúde e cognição de adolescentes. Por fim, cabe ressaltar que os resultados do estudo fortalecerão a prática baseada em evidências no âmbito de pesquisas voltadas para a promoção da saúde no contexto escolar.Artigo Effects of exercise on the levels of BDNF and executive function in adolescents: a protocol for systematic review and meta-analysis(Lippincott, Williams & Wilkins, 2019-07) Azevedo, Kesley Pablo Morais de; Oliveira Segundo, Victor Hugo de; Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; Mata, Ádala Nayana de Sousa; García, Daniel Ángel; Leitão, José Carlos Gomes de Carvalho; Knackfuss, Maria Irany; Piuvezam, GrasielaBackoground: Evidence available in the literature suggests that physical exercise increases the release of brain-derived neurotrophic factor (BDNF) in humans and may possibly be related to improvements in executive function. However, studies of this phenomenon in adolescents are still scarce. The objective of this work is to describe the protocol for a systematic review (SR) and meta-analysis of interventional studies aiming to determine the effect of physical exercise on BDNF levels and executive function in adolescents. Methods: This protocol is guided by the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols (PRISMA-P) and by the Cochrane Handbook of Systematic Reviews of Interventions. The databases to be searched are PubMed, EMBASE, Scopus, ScienceDirect, Web of Science, SPORTDiscus, the Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL), and CINAHL. Interventional studies conducted on adolescents with different exercise protocols and evaluations of BDNF levels and executive function in pre- and post-intervention periods will be included in the systematic review. The characteristics of the studies, participants, and main results will be described, then the evaluation of the risk of biases and the level of evidence obtained by the protocol will be assessed. The selection of studies, data extraction, and evaluation of the methodological quality will be performed by 2 experienced reviewers independently. Conclusion: The systematic review will present the effects of the practice of physical exercises on the BDNF and executive function levels. The results will strengthen the interventions with the focus on the brain health of adolescents through general orientations and the evidences described shall direct future research. PROSPERO registration number: CRD42018110683 Abbreviations: BDNF = brain-derived neurotrophic factor, CPF = prefrontal cortex, GRADE = Grading of Recommendations Assessment, Development, and Evaluation, PRISMA-P = Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols, SR = systematic review