Navegando por Autor "Leite, Izabel Farias Batista"
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Tese Programação, problema e síntese do projeto arquitetônico: uma análise dos Trabalhos de Conclusão dos Mestrados Profissionais na área de Arquitetura e Urbanismo do Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-30) Leite, Izabel Farias Batista; Silva, Heitor de Andrade; https://orcid.org/0000-0003-2651-1012; http://lattes.cnpq.br/3609522159356242; http://lattes.cnpq.br/0009775903342861; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; Viana, Lídia Quièto; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; Tângari, Vera ReginaA elaboração de um projeto - tal como a construção de um edifício – é uma tarefa complexa e exige do arquiteto determinado controle sobre todas as atividades que envolvem o seu processo. Portanto, é necessário compreender o programa arquitetônico como elemento balizador das decisões projetuais bem como dos resultados das variadas investigações acerca das necessidades, do orçamento disponível, dos desejos e das intenções dos usuários permitindo que o projetista amplie as suas percepções e as possibilidades de soluções no atendimento às problemáticas do projeto. O programa e a delimitação dos problemas são concretizados na etapa de programação arquitetônica. Tal contexto confluiu para o objetivo geral da pesquisa, que visa analisar a programação arquitetônica, bem como as abordagens e recursos utilizados na formulação do problema e no desenvolvimento do programa de necessidades. Parte-se do entendimento de que a construção dos problemas, no processo de projeto, ocorre mediante uma análise aprofundada do contexto no qual o projeto será inserido, sem necessariamente utilizar como base, os métodos de programação. Para alcançar os objetivos, a pesquisa se divide em dois eixos de abordagem: o primeiro utiliza como estratégia metodológica a análise quanti-qualitativa dos textos, ou seja, como cada arquiteto se posiciona em seus trabalhos de conclusão (TC) com relação a programação arquitetônica, ao programa e aos problemas (análise). Já o segundo eixo se dedica à análise qualitativa do projeto, visando compreender de quais formas ele responde aos problemas. O panorama observado no primeiro eixo da pesquisa demonstra que a maioria da produção dos Mestrados Profissionais brasileiros não cita ou utiliza métodos de programação, entretanto, fazem uso de diversas abordagens para formulação dos problemas. No que se refere às análises específicas realizadas em seis trabalhos de conclusão, observou-se que a construção dos problemas não se limita a aspectos predominantemente funcionais e inúmeras são as relações visualizadas entre os problemas e as respostas dada pelo projeto arquitetônico, de modo que uma solução atende a mais de um problema e, cada problema pode ter mais de um tipo de solução. Os fatos observados corroboram a compreensão de que projetar é uma atividade sistêmica e cíclica e cada uma das decisões tomadas pelo arquiteto interferem no todo, no projeto arquitetônico.