Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lima, Cyntia Emanuelle Souza"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Planejamento participativo nas aulas de educação física escolar: uma revisão sistemática Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-30) Lima, Cyntia Emanuelle Souza; Venâncio, Luciana; http://lattes.cnpq.br/7218325102235539; Surdi, Aguinaldo Cesar; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Sanches Neto, Luiz; Freire, Elisabete dos Santos; Barreto, Samara Moura
    Esta dissertação é fruto das inquietações vividas durante o processo de escolarização, porém percebidas durante a graduação em Licenciatura em Educação Física. Este trabalho tem como objetivo elencar, identificar e analisar através de uma revisão sistemática, as publicações referentes a temática do Planejamento Participativo nas aulas de Educação Física escolar. A justificativa baseia-se na relação da autora com o instrumento do Planejamento Participativo na aula de Didática e durante a participação da mesma no Programa Residência Pedagógica. A pesquisa foi realizada através de uma revisão sistemática. O estudo foi baseado em 11 periódicos da Educação Física e no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Com o estudo foi possível encontrar os descritores “Planejamento Participativo”, “Planejamento Coolaborativo” em 42 dos 9796 artigos visitados. Nas dissertações, foram selecionadas inicialmente 15 dissertações. Após a implementação da segunda fase e execução dos critérios de exclusão, restaram 5 artigos e 3 dissertações que traziam em seu escopo a temática do Planejamento Participativo relacionado as aulas de Educação Física escolar. A análise dos artigos foi realizada por um instrumento elaborado pela autora, baseando-se na sua experiência anterior relativa a participação no GEPEFERS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes. Analisando os artigos e dissertações encontrados, percebe-se que ainda existem poucas publicações relacionadas a implementação do PP nas aulas de Educação Física, porém algumas delas sugerem instrumentos e possibilidades, demonstrando resultado positivo nas aulas de Educação Física escolar.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM