Navegando por Autor "Lima, Dened Myller Barros"
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Dissertação Modelo de treinamento em ultrassonografia para o protocolo eFAST na formação médica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-06) Lima, Dened Myller Barros; Diniz, Rosiane Viana Zuza; https://orcid.org/0000-0002-3883-2780; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; http://lattes.cnpq.br/8688511776626083; Andrade, Cléber de Mesquita; Silva, Eliane Pereira da; Guedes, Jorge Carvalho; Medeiros, Paulo José deIntrodução: A ultrassonografia à beira do leito, chamada Point-of-Care Ultrasound (POCUS), é uma ferramenta diagnóstica eficaz para a avaliação rápida de pacientes críticos. O protocolo eFAST (Extended Focused Assessment with Sonography for Trauma) é amplamente utilizado no diagnóstico de lesões graves em contextos de trauma. Embora o ensino de POCUS tenha avançado desde os anos 1990, sua implementação em instituições brasileiras ainda é limitada. Objetivos: Elaborar e implantar um modelo de treinamento para capacitar estudantes e residentes na realização do protocolo eFAST, avaliar o conhecimento pré e pós-treinamento e propor a inclusão dessa metodologia no currículo formal do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Método: Realizou-se um estudo quase-experimental, do tipo antes e depois, analítico e prospectivo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Participaram 157 indivíduos divididos em três grupos: estudantes do ciclo clínico (GCC N=51) da disciplina de Medicina de Urgência, estudantes do internato (GI N=78) de Urgência e Emergência e Residentes Médicos (GRM N=28) vinculados ao HUOL. Excluíram-se 13 estudantes que não consentiram participar, desistiram ou se afastaram das atividades institucionais. O treinamento incluiu três etapas: 1) Aula expositiva dialogada (60 minutos) sobre os princípios básicos da ultrassonografia e do protocolo eFAST. 2) Sessão prática (2 horas) com paciente padronizado. 3) Prática supervisionada em pacientes adultos internados em terapia intensiva no HUOL, sendo a última exclusivamente para o grupo de residentes. Todos realizaram avaliação cognitiva antes e após o treinamento teórico e prático. Além disso, a retenção foi avaliada através de uma nova avaliação cognitiva para o GCC; do Exame Objetivo Clínico Estruturado (OSCE) para o GI e da Observação Direta de Procedimentos (DOPS) para o GRM. Questionários de satisfação também foram aplicados ao final. Os dados foram analisados adotando um nível de significância de 5%. Resultados: Todos os grupos apresentaram melhora significante no conhecimento após o treinamento, com médias 5.17±1.59 vs 8.11±1.65, 5.12±1.94 vs 8.75±1.12 e 5.86±1.63 vs 8.79±1.12 nos três grupos, respectivamente (p-valor < 0,0001). No GCC, estudantes que não participaram da prática obtiveram desempenho inferior na avaliação cognitiva de retenção (5.05±2.29 vs 6.91±2.32, p-valor = 0,015). No OSCE, os internos tiveram desempenho satisfatório nas duas estações com médias 7.34±2.29 na estação 1 e 8.25±1.92 na estação 2. Na avaliação DOPS, 70% dos residentes foram considerados aptos a realizar o protocolo com supervisão, e 30%, de forma independente. Quanto à satisfação, 79,4% dos participantes relataram sentir-se confiantes em aplicar o protocolo eFAST, e mais de 90% avaliaram positivamente o modelo de treinamento. Conclusão: O modelo de treinamento proposto demonstrou eficácia, promovendo uma melhoria significante no desempenho dos participantes na graduação e residência médica. Além disso, a metodologia mostrou-se bem avaliada pelos estudantes e residentes, sendo uma ferramenta promissora para capacitação em ultrassonografia no contexto da educação médica brasileira.