Navegando por Autor "Lima Júnior, Tarcísio Bezerra"
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TCC A violência sistêmica nas escolas e os impactos na atuação do profissional docente: uma análise dos cenários contemporâneos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-06) Lima Júnior, Tarcísio Bezerra; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Dias, Eulina Souto; http://lattes.cnpq.br/3027787614104758; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; https://orcid.org/0000-0002-3085-6462; http://lattes.cnpq.br/2205983193964793; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; Dias, Eulina Souto; http://lattes.cnpq.br/3027787614104758; Silva, Eduardo Sebastião da; http://lattes.cnpq.br/8328007631314352; Rabêlo, Wagner de Araújo; ttp://lattes.cnpq.br/3918859110146778A pesquisa insere-se em um atual cenário sociocultural marcado pela insegurança e violência sistêmica em sociedade; desta maneira o estudo objetiva analisar os impactos dessa violência percebida nos espaços escolares e as suas implicações no desempenho do profissional docente, bem como estudar as consequências desse impacto nas organizações de ensino no que tange a rede pública de educação. Para tanto, foram aplicados questionários estruturados com perguntas objetivas e subjetivas condutores desse estudo, em escolas municipais e estaduais localizadas na cidade Natal/RN. A metodologia adotada foi a pesquisa descritivo-bibliográfica, alinhada às técnicas de análise de discurso na perspectiva de Orlandi (2020) e Peucheux (1993) aplicada na tabulação e estudo dos resultados obtidos. Os resultados identificaram o perfil destes docentes e apontaram que a violência sistêmica sofrida por estes profissionais impacta grandemente no seu desempenho laboral, além de influenciar no desenvolvimento de síndromes e transtornos psíquico-comportamentais e ausências afetando, por conseguinte, no alcance de metas organizacionais. Comprova ainda que não existe rede de apoio institucional que proteja e/ou acolha efetivamente este profissional assediado e vítima da violência no âmbito do exercício de suas atividades e nem amparo in loco nestes espaços.