Navegando por Autor "Lobato, Maria José Silva"
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Dissertação Educação bilíngue no contexto escolar inclusivo: a construção de um glossário em Libras e Língua Portuguesa na área de matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-27) Lobato, Maria José Silva; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; ; http://lattes.cnpq.br/5850545847212930; Sales, Elielson Ribeiro de; ; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; Mendes, Iran Abreu; ; http://lattes.cnpq.br/4490674057492872O presente trabalho discute aspectos relacionados à educação inclusiva e seus desdobramentos em relação à proposta de educação bilíngue no Brasil, mais especificamente em Natal-RN. Nesse contexto, objetivamos construir uma proposta de glossário que possibilite a representação de termos matemáticos em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e em Língua Portuguesa. Nossa investigação buscou subsídios teóricos em estudos lexicais e terminológicos, na legislação, em documentos e pesquisas na área de educação especial. Constatamos as dificuldades dos professores e alunos surdos em abordar os conteúdos curriculares de matemática nas escolas municipais de Natal que são conhecidas como Complexos Bilíngues de Referência para Surdos. Por isso, elaboramos dois produtos educacionais: a Fonte bilíngue de computadores e o Glossário bilíngue na área de Matemática. A Fonte bilíngue é uma ferramenta computacional composta pelo alfabeto de A a Z e os números de 0 a 9. Para sua criação, utilizamos dois softwares, o Adobe photoshop CS5 e o High-logic fontcreator 6 home edition. O Glossário bilíngue na área de matemática é um material didático terminológico composto por 147 termos compilados de seis coleções dos livros didáticos de matemática do 1º ao 5º ano. Para a composição dos sinais do glossário bilíngue na área de matemática, usamos quatro critérios metodológicos: replicação dos sinais-termos existentes do dicionário trilíngue do Capovilla e Raphael (2008); a sugestão de sinais-termos usados pela comunidade surda de Natal; a composição de dois ou mais sinais, conforme o dicionário trilíngue de Capovilla e Raphael (2008); e a fonte bilíngue. Consideramos que esta pesquisa pode trazer reflexões e apontamentos sobre a importância de elaborar materiais didáticos bilíngues por área de especialidade que facilitem a utilização da LIBRAS pelo professor e promovam melhorias no processo de aprendizagem dos alunos surdos.Tese Inclusão e desempenho acadêmico: análise dos estudantes com deficiência no ENEM(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-14) Lobato, Maria José Silva; Aguirre, Moisés Alberto Calle; Magalhães, Ismenia Blavatsky de; http://lattes.cnpq.br/0743856406326460; http://lattes.cnpq.br/5850545847212930; Cerqueira, Cezar Augusto; Morales, Fidel Ernesto Castro; Soares, Weber; Fusco, WilsonO Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um instrumento deavaliaçãopadronizada de abrangência nacional, constituindo-se o principal meio de ingressoaoensino superior e acesso ao financiamento estudantil no Brasil. Assim, apresentetese tem como objetivo investigar a influência de fatores socioeconômicosedemográficos na participação e no desempenho acadêmico da PopulaçãoEscolarcom Deficiência Público da Educação Especial (PEcD_PEE) no ENEM, considerandoa evolução temporal desses fatores e a diversidade regional do Brasil. Paratanto, uma análise abrangente à luz da teoria sociológica de Capitais de Pierre Bourdieufoi realizada. As informações primárias foram coletadas dos microdados doInstitutoNacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, abrangendocincoedições do ENEM (2009, 2019-2022). Adicionalmente, verificaram-se as informaçõescoletadas nos Censos Escolares da Educação Básica (2009, 2019-2022). Oconjuntode dados continha informações acerca de: número de pessoas nafamília, escolaridade dos pais, renda familiar, posse de bens domésticos, televisores, computadores, máquinas de lavar, telefones fixos, celulares, sexo, cor/raça, tipoelocalização da escola e faixa etária dos inscritos. A caracterização dosperfissocioeconômicos e demográficos foi realizada por meio do método de agrupamentoExpectation Maximization. Para inferir as diferenças estatísticas aplicaram-setrêstestes com nível de significância de 5%: i) Teste de Shapiro-Wilk paraverificar anormalidade das distribuições de notas; ii) Teste U de Mann-Whitney paracompararas distribuições de frequência das notas entre grupos; e iii) Teste T de Student paraidentificar diferenças significativas nas médias dos grupos. Aplicou-se a AnálisedeComponentes Principais para identificar os eixos principais de variação nos dadosdoCenso Escolar. Os resultados apontaram diferenças significativas entre os estudantes,com superioridade em termos de pontuação para os candidatos do ensinoregular emcomparação a PEcD_PEE em todas as regiões do Brasil. Emtermos desexo, verificaram-se vantagens de homens nas provas de Matemática e superioridadefeminina em Redação em todas as regiões, exceto no Norte. Alguns aspectosdemográficos como idade mais elevada apresentaram influência negativanodesempenho dos candidatos. Entre a PEcD_PEE houve predominância doperfil deCapital Cultural e Econômico Menor (CCEM) nas regiões Norte e Nordeste, enquantoo perfil Capital Cultural e Econômico Elevado (CCEE) foi predominantenoSul eSudeste. A disponibilidade de recursos e serviços de acessibilidade nas regiõesSul, Sudeste e Centro-Oeste foram superiores em comparação ao Norte e Nordeste. Aescolaridade dos pais do perfil CCEM foi mais baixa em comparação ao perfil CCEE. As mulheres pardas e pretas obtiveram desempenhos mais baixos nas diferentesprovas do ENEM. A pandemia de COVID-19 afetou de forma mais negativaosestudantes do perfil CCEM, em função da precariedade de disponibilidadedeacessibilidade comunicacional (internet, computador, celulares etc). Oestudoapontouque para promover uma educação efetiva da PEcD_PEE é essencial compreender osfatores socioeconômicos e demográficos que impactam a qualidade devidaeainclusão escolar. Além disso, as análises das avaliações de larga escalasãoferramentas essenciais para a realização de diagnósticos abrangentes comfinsdepropor melhorias nas condições de vida e práticas inclusivas no sistema educacional brasileiro.