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Navegando por Autor "Marcone, Marcos Henrique Fernandes"

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    Artigo
    Uma abordagem interdisciplinar para obtenção da melhor função aproximada para ajuste de dados
    (Brazilian Journal of Development, 2019-10-01) Santana, Fabiana Tristão de; Marcone, Marcos Henrique Fernandes; Santana, Fágner Lemos de
    Neste trabalho, importantes conceitos das Ciências Exatas, Computação e Engenharias atuam de forma interdisciplinar para obter a melhor solução aproximada para um experimento físico. O objetivo do trabalho é mostrar como diferentes teorias podem ser usadas para solucionar problemas nas Engenharias. Mais especificamente, serão utilizados aqui o método de Mínimos Quadrados (estudado na Álgebra Linear), as incertezas e operações intervalares (estudados na Matemática Intervalar) e a linguagem Python (estudada na computação) para resolver um sistema intervalar que fornece a melhor função aproximada que ajusta um conjunto de dados oriundos de um experimento físico, no qual um carro se deslocava com aceleração nula sob um trilho de ar horizontal. Ao fazer esse tipo de abordagem usando a Matemática Intervalar, busca-se inferir como as incertezas provenientes do experimento, assim como os erros gerados pelas representações e operações dos números em computadores, interferem no resultado obtido. Para isso, se fez necessário a utilização da biblioteca Python for Extended Scientific Computing (Python-XSC), a qual é baseada na estrutura da aritmética intervalar e fornece funções para a resolução de sistemas lineares intervalares. A aplicação do estudo feito se mostrou bastante eficiente e de fácil utilização, além de estimular os estudantes de engenharia a buscarem soluções inovadoras através da interdisciplinaridade das teorias estudadas na área
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    TCC
    Análise da efetividade de um sistema anti-spoofing para reconhecimento facial com a classificação de imagens estéreo através de uma rede neural convolucional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Marcone, Marcos Henrique Fernandes; Silva, Bruno Marques Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/7878437620254155; 0000-0002-3467-472X; http://lattes.cnpq.br/4434241322790069; Santana, Fabiana Tristão de; 3232330829280658; Peixoto, Helton Maia; 8709900833456787
    O aumento no uso de tecnologias de reconhecimento facial para autenticação e segurança tem acelerado a necessidade de desenvolver métodos eficazes para combater a falsificação facial, conhecida como Ataques de Apresentação Facial. Este trabalho aborda o desafio do Face Anti Spoofing (FAS) e propõe uma abordagem baseada na visão estéreo para melhorar a detecção de ataques de spoofing facial 2D. A pesquisa detalha a implementação de uma Convolutional Neural Network (CNN) construída a partir da técnica de Transfer Learning, que usa imagens de disparidade para adicionar uma dimensão de profundidade à análise. Ao longo do trabalho também comparamos o desempenho do modelo proposto com um modelo de código aberto existente, o Silent-Face-Anti-Spoofing, e oferecemos insights sobre possíveis melhorias. Os resultados mostraram que a exploração de imagens de disparidade pode aumentar a robustez e a generalização em relação às abordagens tradicionais baseadas apenas em imagens RGB, atingindo uma acurácia de 100% em um ambiente controlado.
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    Artigo
    Inovação no processo de ensino e aprendizagem de álgebra linear usando o software geogebra
    (Brazilian Journal of Development, 2019-09-16) Santana, Fabiana Tristão de; Macedo, Igor Michael Araujo de; Marcone, Marcos Henrique Fernandes; Santana, Fágner Lemos de
    Este trabalho aborda estratégias pedagógicas aplicadas na disciplina de Álgebra Linear utilizando o software educativo GeoGebra para inovar o processo de ensino e aprendizagem de alguns temas específicos, como: vetores, matrizes, projeções ortogonais e o método dos mínimos quadrados. O tratamento desses e de outros tópicos utilizando o software GeoGebra é feito especificamente na Janela CAS (ambiente de programação com uma linguagem simples e acessível a todos os estudantes), Janela de Visualização (ambiente de esboços gráficos em duas e três dimensões) e Janela de Álgebra (ambiente de edição e armazenamento de escalares, funções, vetores e variáveis definidos). Os principais comandos utilizados no estudo desses tópicos serão apresentados juntamente com a resolução e análise gráfica de três sistemas lineares. Para finalizar, o método dos mínimos quadrados será utilizado e implementado no software com o objetivo de encontrar a melhor função que ajusta um conjunto de dados experimentais obtidos em laboratório de física. O uso do software no ensino da Álgebra Linear tem ajudado os estudantes a compreenderem melhor alguns conceitos trabalhados na sala de aula, além de deixar o estudo mais prazeroso e interessante
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