Navegando por Autor "Mariz, Lorena Karen Praxedes"
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TCC Natal saúde: análise de interfaces e projeto de um website para a busca das unidades do Sistema Único de saúde da cidade do Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06) Mariz, Lorena Karen Praxedes; Bastos, Helena Rugai; Bastos, Helena Rugai; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; Souza, Ivana dos Santos de Lima eEste trabalho propõe o projeto de um website para a busca por Unidades de Saúde do Sistema Único de Saúde na cidade do Natal-RN. Foi observado o problema de acesso à informação, e em pesquisa realizada com os usuários do SUS, foi constatada a dificuldade em encontrar uma Unidade de Saúde na cidade do Natal. Primeiramente, foram estudados os aspectos de design envolvidas na interação e na usabilidade. Foi utilizado o método do Projeto E que é um método proposto por Meurer e Szabluk (2010) e tem como base o método de Garrett (SANTA ROSA E MORAES, 2012). O método apresenta seis etapas projetuais: Estratégia, Escopo, Estrutura, Esqueleto, Visual e Execução. Na primeira etapa do projeto, estratégia, foram estabelecidos critérios de usabilidade, baseado em princípios de alguns autores, para a avaliação de interfaces. Estes critérios serviram de base para a análise do site da Prefeitura do Natal e um sistema similar, e também, os critérios nortearam o desenvolvimento do projeto até a etapa Visual, na qual é apresentada a interface do website Natal Saúde.Dissertação Suporte digital para buscar conteúdos no processo de educação permanente de profissionais de saúde segundo o microlearning(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-27) Mariz, Lorena Karen Praxedes; Silva, Bruno Santana da; https://orcid.org/0000-0002-7689-8000; http://lattes.cnpq.br/7239490390098173; http://lattes.cnpq.br/3350109478891974; Gomes, Apuena Vieira; https://orcid.org/0000-0002-3497-655X; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; Silva, Carlos Jordão de AssisOs profissionais de saúde precisam continuar aprendendo ao longo da vida para que suas práticas assistenciais à saúde se mantenham atualizadas com os avanços da ciência e da tecnologia. Entretanto, esses profissionais enfrentam uma alta demanda de atividades, o que limita seu tempo para capacitações tradicionais. Realizar a Educação Permanente em Saúde (EPS) apenas com cursos de conteúdos longos e não direcionados a demandas específicas pode ser ineficaz, pois alguns profissionais não iniciam ou abandonam esses cursos por falta de tempo ou de motivação. Parte dessas dificuldades de operacionalização da EPS pode ser enfrentada com o microlearning, uma abordagem pedagógica que possibilita oferecer pequenas unidades de conteúdo sob demanda para aplicação imediata no contexto de trabalho. Quando o microlearning disponibiliza uma quantidade muito grande de conteúdos pequenos, surge o desafio do profissional encontrar o conteúdo necessário para satisfazer sua necessidade em determinado momento. Então, o objetivo deste trabalho foi projetar formas adequadas para os profissionais de saúde encontrarem conteúdos desejados com suporte digital, durante o processo de EPS segundo o microlearning. Os fundamentos teóricos envolveram a EPS, as tecnologias da informação e comunicação, os recursos educacionais digitais, a teoria da Aprendizagem Significativa, o microlearning e os sistemas e a arquitetura da informação. Este objetivo foi alçado através de uma pesquisa exploratória conduzida em 4 etapas. Na Etapa 1, foram identificadas oportunidades de melhoria na busca e na consulta de informações através de um survey (questionário) com profissionais de saúde. Como resultado, optou-se por direcionar o foco deste trabalho para o suporte à busca de conteúdos de interesse dos profissionais em determinado momento e contexto. Na Etapa 2, foi definida uma arquitetura da informação sobre administração segura de medicamentos, a partir da análise de materiais educativos e da revisão por enfermeiros. Na Etapa 3, foi projetada a interface de uma solução digital para a busca de conteúdos que possam satisfazer as necessidades informacionais dos profissionais. Por fim, na Etapa 4, foi realizada uma avaliação comparativa do enunciado das necessidades informacionais na interface projetada e em outra interface similar existente. Os resultados desta pesquisa podem contribuir para a melhoria da EPS com o aprimoramento dos suportes digitais inspirados na proposta deste trabalho. Assim, a busca por conteúdos será mais flexível e adaptada às demandas cotidianas do trabalho dos profissionais de saúde, contribuindo para a sua aprendizagem ao longo da vida.