Navegando por Autor "Marques, Tércia Maria Souza de Moura"
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TCC Coleção de Obras Raras da Biblioteca Central Zila Mamede: estratégias para a promoção, disseminação e acesso ao acervo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-14) Sousa, João carlos Florencio de; Macêdo, Patricia Ladeira Penna; http://lattes.cnpq.br/8774777542544081; https://orcid.org/0009-0008-3973-8949; http://lattes.cnpq.br/6377377525935133; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Marques, Tércia Maria Souza de Moura; https://orcid.org/0000-0002-0988-6552; http://lattes.cnpq.br/2329493928006531Apresenta o acervo de Obras Raras da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) como objeto de interesse público e acadêmico. Tem como objetivo geral propor estratégias de promoção e disseminação do acesso a Obras Raras, de modo a captar novos usuários para a Biblioteca Central Zila Mamede, propiciando o uso responsável e adequado ao acervo, para isso, apresenta como objetivos específicos: apresentar um levantamento bibliográfico sobre o acesso a Obras Raras em face a disseminação da informação e do conhecimento; identificar as particularidades do Acervo de Obras Raras no contexto das Coleções Especiais da Biblioteca Central Zila Mamede e desenvolver propostas de divulgação e acesso ao material bibliográfico presente na sala de Obras Raras. É apresentada pesquisa bibliográfica, indicando autores que tratam sobre o acesso a Obras Raras e a mediação e disseminação da informação através destes materiais, utilizando como objeto de estudo o caso da coleção de Obras Raras da Biblioteca Central. A pesquisa ainda apresenta uma retomada histórica acerca da formação e desenvolvimento da BCZM e seu acervo de Obras Raras, objetivando traçar estratégias de acesso e promoção do acervo, adequadas ao perfil e contexto da biblioteca. Os resultados obtidos inferem sobre a viabilidade da implementação de ações de mediação informacional frente às práticas custodiais que envolvem a guarda de Coleções Especiais e acervos de Obras Raras. Conclui que as estratégias propostas vão ao encontro da temática abordada, promovendo o acesso à informação e captando novos usuários para a Biblioteca Central Zila Mamede por meio do acesso à Coleção de Obras Raras.TCC Conhecer para preservar: uma análise diagnóstica das condições de preservação e conservação dos acervos da Biblioteca Central Zila Mamede(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-18) Medeiros, Maria Simone Guilherme Souza de; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Neta, Antônia Freitas; Marques, Tércia Maria Souza de MouraEste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo principal identificar as condições de preservação e conservação do acervo da Biblioteca Central Central Zila Mamede, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para obter respostas a cerca das questões de preservação e conservação da referida unidade, foram utilizados como recursos metodológicos entrevistas e coletas de dados de temperatura, umidade e luminosidade, além do convívio nas dependências da referida biblioteca para se inteirar das práticas diárias dos diversos setores no seu fazer diário, sendo, portanto, um estudo de caso. Assim, no decorrer desta pesquisa, verificou-se que existe uma consciência sobre a necessidade da preservação e conservação do acervo. Contudo, devido à falta de uma política e de um manual de preservação e conservação, as práticas neste sentido ainda requerem um considerável avanço, assim como também é necessária a presença de um profissional com conhecimento na área para que sejam tomadas as devidas providências no tocante à elaboração das políticas e confecção de manual para estabelecer medidas padronizadas em todos os setores da biblioteca. E, para além desta questão, são necessárias também algumas intervenções no prédio central e no prédio anexo, para a resolução de problemas estruturais dessas edificações. Foram apresentadas propostas de intervenção para que se possa reverter o quadro atual das condições ambientais dos locais que abrigam as diversas coleções da BCZM.TCC Critérios de raridade: um estudo comparativo em bibliotecas universitárias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Carvalho, Ioneide de Oliveira; Oliveira, Ivanny Rhavena Medeiros de; Felipe, Carla Beatriz Marques; Marques, Tércia Maria Souza de MouraA pesquisa empreendida consiste em apontar quais são os critérios de identificação e classificação de livros como raros, buscando conceitos sobre obras raras e o estabelecimento de critérios para raridade bibliográfica. Sendo realizada a análise dos critérios para identificação de obras raras adotados pela Biblioteca Nacional (BN) e pelas universidades, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo, analisar a forma de reconhecer e/ou identificar os elementos qualificadores de obras raras, através de questionamentos sobre a avaliação, que qualifica a raridade de uma obra literária, analisar critérios para seleção de obras raras, apontar competências e habilidades que o profissional bibliotecário deve ter para exercer esta, atividade assim como apresentar a contribuição cultural das obras raras às instituições, pois partindo do conhecimento daquilo que é raro é possível tomar providências necessárias à salvaguarda e difusão documental, como também responder a questões banais como: Para que serve livros antigos? Ou Para que colecionar livros raros? A metodologia adotada foram o método indutivo e o comparativo, as técnicas de pesquisas utilizadas foram a descritivo-exploratória e a pesquisa bibliográfica. Descritiva quando apresentado os critérios de raridade buscando assim, descrever, reconhecer ou identificar elementos qualitativos das obras raras, apontando a competências e habilidade que o profissional bibliotecário deve ter para exercer esta atividade, as características de modo, comparativo através da análise dos principais critérios adotados nas instituições, para classificar uma obra como rara.E exploratória com a finalidade de esclarecer conceitos, proporcionando maior compreensão dessa classificação a partir desses critérios e como estes contribuem para uma padronização e caracterização dos acervos institucionais. O trabalho aponta que é através desses critérios que os profissionais como: curadores de acervos, colecionadores de obras raras e livreiros antiquários podem se basear para montar sua metodologia própria para descrição de uma obra, baseando-se em uma série de aspectos relacionados à obra, levando-os a nortear seu trabalho de identificação de raridades.Livro Livros das Ciências da Educação da Biblioteca Central Zila Mamede: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1959-1980(EDUFRN, 2020-09-21) Marques, Tércia Maria Souza de Moura; Araújo, Marta Maria deO trabalho, de que resulta o presente livro, realiza um inventário minucioso sobre os livros das Ciências da Educação, pertencentes ao acervo da Biblioteca Central da UFRN. O levantamento de dados é feito com esmero e contempla duas décadas de história, numa criteriosa apreciação sobre os temas, os autores, as editoras, a procedência dos livros, o total de volumes de cada período, os livros mais consultados e aqueles esquecidos… Nada escapa às autoras, de modo que nos fornecem uma cartografia fundamental sobre a história do livro universitário da área das ciências da educação, apoiando-se, para isso, nas biografias de seus personagens principais, na história das políticas universitárias e das entidades nacionais e estrangeiras ligadas às políticas do livro e da leitura. É, portanto, uma obra de conhecimento, indispensável aos profissionais do livro, aos amantes do livro, aos alunos e professores das universidades públicas.Dissertação Livros das Ciências da Educação, bibliotecas e a engenhosidade da bibliotecária Zila da Costa Mamede (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1959-1980)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-15) Marques, Tércia Maria Souza de Moura; Araújo, Marta Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/6905794496420579; ; http://lattes.cnpq.br/2329493928006531; Ribeiro, Márcia Maria Gurgel; ; http://lattes.cnpq.br/3426259793325875; Cruz, Ângela Maria Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/9145510143589362; Bittencourt, Circe Maria Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/3448016715234781; Souza, Rosa Fátima de; ; http://lattes.cnpq.br/6453276942134992Os livros, a formação escolar e as bibliotecas, pelo fato de se harmonizarem, nos seus meios e nos seus desígnios, expandem-se para as políticas institucionais e para a história da educação e a história do livro. O livro impresso, enquanto objeto cultural, é a manifestação de muitas histórias como, por exemplo, a história do livro universitário que ora escrevemos. No rigor da pesquisa e da escrita histórica, delimitamos como corpus documental: catálogos de fichas, livros de tombo, curriculum vitae, narrativas de bibliotecárias, relatórios, resoluções. O trabalho de dissertação concernente à temática literatura escolar e pedagógica e à formação de pedagogos e educadores no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e ao objeto de estudos - os livros universitários enquanto literatura escolar e pedagógica, em suas edições impressas no período de 1959 a 1980 - levou-nos a definir, como objetivo, a reflexão acerca das inter-relações entre o livro universitário das Ciências da Educação e as políticas institucionais, estabelecidas pelo Ministério da Educação e Cultura e aquela instituição universitária. As orientações teórico-metodológicas dos historiadores e historiadores da educação, como Robert Danton, Alan Choppin e Circe Bittencourt permitiram compreender a história do livro em geral e do livro universitário das Ciências da Educação enquanto literatura escolar e pedagógica, ao mesmo tempo que subentendem a reconstituição da mediação de editores, autores, livreiros, instituições públicas e entidades privadas. A história do livro universitário das Ciências da Educação, em suas nomeações de Educação, Pedagogia, Didática e em suas outras nomeações diversamente de títulos, formadores de professores e educadores é produto e integra o sistema cultural da nação brasileira e de uma produção editorial nacional e internacional.TCC Preservação de acervos especiais nas bibliotecas de universidades federais do Brasil: a digitalização como processo para viabilização do acesso à informação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Nóbrega, Hugo Araújo da; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716; https://orcid.org/0000-0002-9996-5763; http://lattes.cnpq.br/1116253777375797; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716; Casimiro, Adelaide Helena Targino; https://orcid.org/ 0000-0001-9088-9621; http://lattes.cnpq.br/3440365758494156; Marques, Tércia Maria Souza de Moura; https://orcid.org/ 0000-0002-0988-6552O presente trabalho se propõe a identificar quais universidades federais do Brasil, por meio de suas bibliotecas, realizam a digitalização de seus acervos especiais e os disponibilizam como forma de preservá-los e torná-los mais acessíveis para a sociedade. Para alcançar este propósito, define-se os seguintes objetivos específicos: destacar a importância do acervo especial das bibliotecas universitárias para a composição de uma memória social; reforçar a importância da digitalização de acervos especiais como um meio de viabilizar o acesso à informação; mapear quais universidades, entre as regiões do Brasil, possuem acervos especiais digitalizados; e averiguar quais materiais especiais são comumente digitalizados por essas instituições. Este estudo partiu da inquietação de compreender a situação da preservação e do acesso aos acervos especiais nas universidades federais brasileiras, tendo em vista a fragilidade de muitos materiais de cunho especial e suas limitações de acesso dentro das bibliotecas. Metodologicamente, esta pesquisa se caracteriza como um estudo de natureza aplicada, com métodos exploratórios e descritivos, possuindo ainda uma abordagem quantitativa e qualitativa, além de contemplar os procedimentos de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Apresenta-se como resultado a identificação de algumas universidades federais brasileiras como instituições que investem em preservação digital através de repositórios digitais. Finalmente, conclui-se esta investigação com a validação da digitalização para a preservação de acervos especiais, bem como para a manutenção da memória institucional das universidades e para a memória coletiva.